sexta-feira, 30 de março de 2012

I SEMINÁRIO SOBRE ESTUDOS QUILOMBOLAS E I ENCONTRO DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS


PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DO QUILOMBOLA CAIANA DOS CRIOULOS, CIDA, E A PROFESSORA LÚCIA  FÁTIMA DE ALAGOA GRANDE PARTICIPARAM DO EVENTO EM AREIA-PB

O I Seminário de Estudos Quilombolas e I Encontro das Comunidades Quilombolas da Paraíba aconteceu de 21 a 22 de novembro de 2011, no Centro de Ciências Agrárias, campus III da UFPB, Areia-PB, contou com a participação de representantes de outros estados. Após fazer uma pesquisa não é de nosso conhecimento uma divulgação do resultado do mesmo, o que fez necessário o registro abaixo. Com esta divulgação espero conseguir mais fotos para serem postadas neste blog.

O prof. Rafael estava passando, por volta das 12h, para ministrar aulas em Cuité e viu a faixa, esteve no local durante o intervalo do almoço, falou da divulgação das comemorações em Alagoa Grande, ganhou uma camisa do evento e conseguiu falar com o  prof.  Antônio Novais do Curso de Ciências Biológicas do Campus I da UFPB, que fez uma apresentação das questões de saúde da comunidade de Caiana dos Crioulos. Perguntamos se ele poderia resumir a sua fala para ser divulgada no blog Ciência e Educação? Respondendo ele disse, é com satisfação que sim. Falei dos problemas de saúde da população Negra de Caiana dos Crioulos, que começa pela dificuldade de acesso ao Quilombola Caiana dos Crioulos, para os médicos e as ambulâncias se deslocarem em estrada de barro vermelho, do centro da cidade de Alagoa Grande até a localidade. Há localidade que o carro não consegue chegar. Acho que a comunidade tem muito problema de saúde, é muito carente, vulnerável e precisa de atenção dobrada por partes das autoridades do município de Alagoa Grande. Alguns membros da comunidade sofre de hipertensão e a doença falciformes (anemia hereditária, que precisa fazer o tratamento a cada 3 meses na capital da Paraíba.), respondeu o professro Novais.

Precisamos reivindicar do governo federal mais apoio, fazer a pavimentação em asfalto de 14km do centro da cidade de Alagoa Grande até o quilombo Caina dos Crioulos e, principalmente, a demarcação do território Quilombola, acrescentou o prof. Rafael Rodrigues (UFCG-Campus Cuité).

O Prof. Rafael ligou para Severino Antônio (Bibiu), assessor da secretaria de Cultura e Turismo do Município de Alagoa Grande, contato email severinopb@uol.com.br, celular 83-91060287, http://culturadealagoagrande.blogspot.com e ele falou que não recebeu o convite, ligou também para Cida e ela estava dentro do ônibus saindo da cidade de Alagoa Grande indo para casa. Coloquei alguns professores e a estudante Rafaela, da comissão organizadora do evento, para falar com ela e fizeram o convite que foi prontamente aceito por Cida, para participar, às 14h, do Encontro de Comunidades Quilombolas. Cida desceu do ônibus de Deca, que estava indo para Caiana, entrou no ônibus da empresa  Bela Vista e foi até o local do evento em Areia-PB.

                                             Professora Lucina (de blusa branca) do
                                                 Curso de química a UFPB, Areia.
                                      Professores Antônio Novais e Rafael, no auditório
                                      do Centro de Ciência Agrária da UFPB, em Areia,
                                      onde foi realizado o evento.
                                      Cida chegadno na cida de Alagoa Grande.
Cida com a camisa do evento.

Ao cantar a música do Negro, Cida emocionou a todos presentes. No final, um professor que veio de Salvador deixou ela em Caiana dos Crioulos. Cida disse que ficou muito feliz com o nosso convite e gostou muito do encontro de comunidades quilombolas realizado, à tarde no segundo dia do evento, no auditório da UFPB-Areia-PB.  A professora Lúcia de Fátima não  compareceu neste turno e, por sua vez, não viu a participação de Cida.
PROFESSORA LÚCIA  DE FÁTIMA DE ALAGOA GRANDE FOI CONVIDADA PARA PARTICIPAR DO EVENTO EM AREIA
 
Na parte da manhã teve a apresentação de um grupo de capoeira de Caiana, coordenado por Toinho,  e a palestra da professora Lúcia de Fátima Júlio de Alagoa Grande. Ela atualmente é a diretora da Escola Firmo Santino da Silva, que  está localizada na comunidade rural de Caiana de Crioulos, reconhecida pela Fundação Palmares. Esta escola foi recentemente premiada entre as 3 melhores escolas de comunidades quilombolas do Brasil. No local vivem cerca de 200 famílias descendentes de quilombolas.

Ela destacou as conquistas que a população negra de Alagoa Grande conseguiu ao longo dos anos. Lúcia atribuiu os avanços as lutas travadas por meio da educação e movimentos organizados por pessoas que abominam todo e qualquer tipo de atitude discriminatória contra as classes que vivem em situação de vulnerabilidade social.
“Consciência negra perpassa pelos nossos discursos, é algo que está no DNA de cada um que deve assumir sua identidade e passar por cima do preconceito, é prática da cidadania no cotidiano e não só de ano em ano”, defende Lúcia Fátima.

                                   Cida, esposo, genro, duas netas gêmeas e uma das filhas,
                                   em Caiana dos Crioulos.
                                    Calçamento de alguns metros, servindo para subir e descer
                                    a ladeira em Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande,
                                    porém, estreito e de percurso muito pequeno. 
                                     Local da residência de Cida, em Caiana dos Crioulos.

POSTAGEM DE DIVULGAÇÃO DO EVENTO NO PORTAL DA UFPB

Campus II sedia eventos sobre Comunidades Quilombolas

Os encontros vão reunir nos dias 21 e 22 de novembro, em Areia, representantes da UFPB, Incra, Gajop e UFAL; discutirão princípios da legislação brasileira
 
O município de Areia, no brejo paraibano, sedia nos dias 21 e 22 de novembro o I Seminário sobre Estudos Quilombolas e o Primeiro Encontro de Comunidades Quilombolas. Os eventos acontecem no Salão Nobre do Centro de Ciências Agrária (CCA), Campus II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
 
Os encontros vão reunir representantes da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais, ambos da UFPB, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Gabinete de Assessoria Jurídica das Organizações Populares de Pernambuco (GAJOP), e Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
 
A proposta principal é fomentar espaços de discussões sobre as Comunidades Quilombolas de acordo com os princípios da Lei Federal 10.639/03 e do Decreto 4.887/03. A legislação exige o ensino dos conteúdos sobre a África e suas influências na sociedade brasileira e o reconhecimento das comunidades quilombolas. O evento também proporcionará o I Encontro de Comunidades Quilombolas da Paraíba no intuito de garantir espaços de discussões e demandas das comunidades remanescentes de quilombolas.
 
Ainda fazem parte dos objetivos do evento fomentar ações didáticas que possibilitem o reconhecimento da contribuição da população quilombola no desenvolvimento do Brasil e na microrregião do brejo paraibano no estado da Paraíba e identificar as demandas de ações sociais e agroecológicas que as comunidades quilombolas da região apresentam.
 
Na segunda-feira (21), a abertura está prevista para as 9h no Salão Nobre com o professor Djail Santos, Diretor do Centro de Ciências Agrárias e Lúcia Guerra, Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, em seguida, apresentação cultural. A abertura prossegue com a mesa redonda - Educação e Direitos Humanos: reconhecendo a diversidade brasileira com as participações dos professores Marconi Pequeno da UFPB e Esther Fontes do Incra. O mediador será o professor Paulo César Géglio.
 
À tarde a partir das 14h, a programação prossegue com apresentação cultural e em seguida a mesa redonda - Lei 10.693: suas diretrizes e implantações no cotiodiano escolar com as participações das professoras Ana Cristina Silva da Rosa, pesquisadora em políticas educacionais; Lúcia de Fátima Júlio de Alagoa Grande; e Rosely de Almeida Ribeiro, secretária de Educação da cidade de Areia. O mediador será o professor Rosivaldo Gomes de Sá Sobrinho.
 
A programação tem continuidade na terça-feira às 9h, com apresentação cultural e a mesa redonda - Comunidades Quilombolas: direitos legais e ações com os professores José Antonio Novaes do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB; Luis Gustavo Magnata Silva do Gabinete de Assessoria Jurídica das Organizações Populares de Pernambuco; e Edna Cristina do Prado do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. O mediador é o professor Rosivaldo Gomes de Sá Sobrinho do Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais do CCA de Areia.
 
No período da tarde, às 14h, encerrando as atividades, será realizado o Encontro das Comunidades Quilombolas com mediação do professor Rosivaldo Gomes de Sá Sobrinho. Às 17h, apresentação cultural seguido de um coquetel.
 
São parceiros a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e Prefeitura Municipal de Areia.
 
Informações e inscrições dos eventos no endereço eletrônico http://www.cultivandoautonomia.wordpress.com.     
 
Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário