sábado, 5 de maio de 2012

Avanços da Saúde e o que cabe aos municípios realizarem

Avanços da Saúde e o que cabe aos municípios realizarem
Em todas as pesquisas realizadas pelos grandes institutos para aferir o conceito que s brasileiros têm do governo Dilma a saúde aparece como o maior problema do país. Vê-se, a partir dessas constatações, ser o problema nacional. De ponta a ponta do Brasil a população reclama um serviço de saúde digno.
O SUS - Sistema Único de Saúde -, nosso mecanismo de gestão da saúde, é tido como avançado e serve de modelo para outros países. Entretanto, desde que foi criado que não opera plenamente, permitindo o quadro precário que enfrentamos. Fazer o SUS atingir sua finalidade é o grande desafio do poder público. Para isso, no entanto, é indispensável que os entes federados - União, Estados e Municípios - assumam suas responsabilidades no funcionamento do sistema.
Na Paraíba, o governo estadual vem tentando a organização do SUS. Em suas abordagens sobre o assunto, o governador Ricardo Coutinho tem dito que falta dinheiro, mas igualmente falta boa gestão do serviço público de saúde.
Em Guarabira, por exemplo, o governo do Estado criou mais 47 novos leitos no Hospital Regional, sendo parte de pediátricos. A UPA - Unidade de Pronto Atendimento - entrou em funcionamento. Essas ações já foram suficientes para gerar maior grau de satisfação da população, vez que, entre outros resultados, conseguiram resolver um sério problema: a ausência de qualquer atendimento de pediatria.
Embora com os avanços obtidos, é necessário que os municípios cuidem de sua parte, pois, do contrário, esse bom momento não perdurará. Na UPA, o Ministério Público constatou que 80% dos 200 atendimentos diários deveriam ser realizados pela atenção básica, de responsabilidade das prefeituras, cujo programa mais emblemático é o PSF (Programa Saúde da Família).
Portanto, a população de cada cidade deve estar atenta e cobrar dos prefeitos que façam aquilo que lhe cabem, pois o Estado tem buscado realizar sua parte, apesar de, claro, ainda ter muita coisa pela frente.

Célio Alves
Blog rafaelrag com o nordeste1

Nenhum comentário:

Postar um comentário