domingo, 6 de maio de 2012

Mecânica Quântica é tema de minicurso na UFCG

Professores e estudantes participam de minicurso sobre estados coerentes e teoria de grupos em mecânica quântica

As aulas sobre mecânica quântica e estados coerentes serão baseadas nas publicações do professor Rafael Rodrigues, que poderão ser acessadas na coluna direita dos links do blog rafaelrag.



 Um minicurso sobre estados coerentes e teoria de grupo em Mecânica Quântica que iniciou na sexta, dia 4, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a segunda aula será ministrada na quarta-feira, 09.
Direcionada a estudantes de graduação, mestrado e professores do Ensino Médio com formação em Física, Matemática ou Química, a atividade será realizada no auditório do Instituto de Estudos em Computação e Informação Quânticas (Iquanta), no campus de Campina Grande, com carga horária de 16 horas.
“O objetivo é fazer uma introdução aos estados coerentes e à teoria de grupos e suas aplicações em Mecânica Quântica, identificando a importância da teoria de grupos em várias áreas científicas”, explica o professor Rafael de Lima Rodrigues, do campus de Cuité, que está ministrando o curso.
As inscrições estão sendo realizadas com o diretor do Iquanta, professor Aércio Ferreira de Lima, através do email aerlima@df.ufcg.edu.br, ou pelo fone 2101.1615. O primeiro dia de aula será nesta sexta, 4, às 10h, com duração de duas horas.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 03.05.12)


Um resumo da  primeira aula

A primeira aula foi sexta-feira, no IQUANTA. As próximas aulas serão nas quartas, das 08h às 10h, na Unidade Acadêmica de Física do CCT-UFCG, campus Campina Grande.
 
Na primeira aula destacamos alguns aspectos históricos da introdução à Física Moderna e foi feito uma intodução do fomalismo de operadores em mecância quântica, afirmou o  professor Rafael de Lima Rodrigues do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus Cuité. Segundo Rafael,  foram abordados os momentos da Física moderna, sua origem, o avanço na virada do século XIX para o século XX, a mudança do paradigma da Física Clássica e o surgimento da Física moderna. “Também registramos o impacto da mecânica quântica para as ciências, favorecendo uma revolução que chegou a quase
todos os campos do conhecimento”, explicou o professor.
Foi visto a  formulação matemática da descrição de Schrödinger e alguns postulados  da Mecânica Quântica, baseado em um artigo na Revista Brasileira de Ensino de Física, volume 19, página 68, março de 1997, que pode ser acessado diretamente do blog rafaerag, na coluna da direita em “Algumas informações úteis” .  

                                    Professor Rafael, na entrada da UAF-CCT-UFCG.

Blog rafaelrag
Ciências e educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário