segunda-feira, 16 de julho de 2012

O ANIVERSÁRIO DO POETA OSÓRIO PAES TRANSFORMA-SE EM UMA BELA NOITE DE POESIAS

Fonte: www.culturadealagoagrande.blogspot.com.br

TEXTO COM ADENDOS DO BLOG RAFAELRAG

Na noite do último sábado, 14, aconteceu uma homenagem na Avenida Ozório Paes com aposição de duas placas que denominam aquela avenida foi aberta a comemoração póstuma ao poeta OSÓRIO PAES, que nasceu em 14 de Julho de 1886 e faleceu em 24 de Abril de 1949 aos 63 anos de idade. Para celebrar a data de nascimento do poeta, Irnar, SECRETARIA DA CULTURA, o ator JAVANCY CELSO e os moradores da rua que leva o seu nome, realizaram uma bela noite de poesias em homenagem ao poeta maior de ALAGOA GRANDE.

O evento contou com as palestras do historiador JOSÉ AVELAR, com leitura de notas históricas do próprio AUTOR do livro “ALAGOA GRANDE: ASPECTOS ECONÔMICOS E FATOS OUTRSO DE SUA HISTÓRIA”, edição 1996; discorreu o poeta JOSÉ GUEDES, com licença do imortal Ozório sobre o também póstumo poeta Ronaldo Cunha Lima: “(...) Uma vontade enorme de colher flores, e as flores onde encontra-las? / Uma vontade enorme de fazer um poema, e os versos a quem dedicá-los? / Uma vontade enorme de falar comigo mesmo, e eu onde encontrar-me? ,,,”.  A Professora MARINALVA, recitou o poema MARIA da autoria do homenageado.  Participaram também do evento o ator ALLAN, o Padre DEDÉ, BIBIU DO JATOBÁ e muitos outros músicos, poetas e artistas em geral, além dos moradores e pessoas da comunidade que vieram prestigiar o evento em prol de nosso poeta maior. O amigo Javancy encerrou o evento mostrando que o livro Emoções do poeta homenageado, publicado em 1931, foi resgatado pelo Alagoa grandense Roberto Cabral no sebo cultural (por via da internet), este será republicado pelo próprio Javancy.   


José Avelar
José Guedes
Professora Marinalva
Allan
Javancy Celso
Bibiu e o padre Dedé

O padre Dedé informou ao  professor Rafael Rodrigues, que esteve na Paraíba por uma semana para gravar músicas de candidatos a vereador e prefeito em João Pessoa e Alagoa Grande. Quem doou a passagem aérea de SP para JPA foi o deputado estadual Toinho o Sopão, mas o mesmo não conseguiu entrar na disputa no pleito eleitoral desse ano. Em Alagoa Grande, sua Terra Natal o padre Dedé gravou músicas para candidatos da situação e oposição.

Blog rafaelrag

3 comentários:

  1. Mestre Rafael, saberia como posso entrar em contato com a família do poeta Osório Paes? Gostaria de saber a quantas anda a impressão do livro "Emoções"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA TARDE VLAD MARIZ! A FILHA BIOLÓGICA DE OSÓRIO PAES, MARION PAES NUNES,MORA NA RUA FRANCISCO CORREIA DE MORAES,206. IMBIRIBEIRA RECIFE-PE. TEM UMA FILHA CHAMADA CRISTIANE PAES NUNES E O ESPOSO DELA CHAMA-SE ANTÔNIO NUNES DA SILVA. EU SOU FILHA ADOTIVA DA VIÚVA DO POETA E DENTISTA, MARIETA MAIA PAES QUE O AMAVA PROFUNDAMENTE E TINHA VÁRIAS PUBLICAÇÕES DELE, AS QUAIS VI E TAMBÉM ELA CITAVA PARA MIM VOM MUITO AMOR,AFINAL ELE FOI O AMOR DA VIDA DELA! POR ISSO DESEJO ARDUAMENTE ENCONTRAR O MUSEU EM CUJA CASA ELES
      MORARAM ,! NAO SEI O QUE FIZERAM COM ELE MAS GOSTARIA MUITO DE SABER!!!!!!!!!

      Excluir
  2. Estou procurando a casa onde morou Osório Paes, que antes era um museu. Atualmente estou em João Pessoa e gostaria de rever.

    ResponderExcluir