segunda-feira, 16 de julho de 2012

Fenômeno na internet, aluno da UFCG assina contrato com gravadora Videoclipe dirigido por Fernando Ventura já conta com mais de 172 mil visualizações no Youtube


Fenômeno da internet, com mais de 172 mil visualizações no Youtube até a tarde da quarta-feira, dia 11, o clipe da música Miss Me já está rendendo mais do que fama e reconhecimento ao seu autor, o estudante da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Fernando Ventura.

É que ele acaba de assinar um contrato de distribuição com a Deckdisc, a maior gravadora independente do país, através do selo Vigilante. A comercialização da música será através do serviço online de música e vídeo iTunes e deverá ser disponibilizada a partir de outubro.

O videoclipe, ao ser produzido, não tinha tantas pretensões artísticas. Na verdade, ele integra um projeto acadêmico, desenvolvido por Fernando como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “É um projeto de Direção de Artes Integradas, do curso de Arte e Mídia, que compreende a assessoria e direção artística de uma banda fictícia, a Grandphone Vancouver”, esclarece.

O trabalho acadêmico inclui a direção musical e videográfica da banda, com a gravação de três canções - todas de autoria de Fernando -, e a direção do videoclipe da faixa Miss Me. Para produzi-lo, contou com a colaboração das mais de 70 pessoas, a maioria formada por alunos dos cursos de Arte e Mídia e Comunicação Social da UFCG, todos voluntários.

O clipe foi gravado das 7h às 19h de um domingo, na rua Maciel Pinheiro, no Centro de Campina Grande. A rua foi interditada pela Prefeitura para que a produção pudesse ser realizada e o vídeo foi todo feito em plano-sequência, ou seja, numa só tomada, sem interrupção da gravação.

Ao todo, foram gravadas 25 tomadas, sendo que apenas a última foi utilizada. “Se qualquer coisa desse errado, tínhamos que voltar para o início. Foi muito complicado”, lembra.

No vídeo, que dura 4min18seg, ele faz uma homenagem a cerca de 28 videoclipes que marcaram a história da música. É possível encontrar, por exemplo, referências a Michael Jackson, Pink Floyd, Beyoncé, Foo Fighters, Fat Boy Slim, Nirvana, Beatles, entre outros.

Veja aqui o clipe.

O curso de Arte e Mídia da UFCG, criado em 1999, é o único no país a formar profissionais aptos a atuar como diretores em diversas áreas, como Publicidade, Música, Animação Gráfica, Produção de Áudio e Vídeo e Produção Multimídia. Dura em média quatro anos e é ministrado no campus de Campina Grande.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG – 11.07.12)

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário