sábado, 14 de julho de 2012

Missa de 7º dia de dom Eugenio tem bênção especial no túmulo do cardeal

Centenas de fiéis se emocionaram na missa celebrada por dom Orani.
Igrejas do Rio prestarão homenagens nas missas de sábado e domingo.

Alba Valéria Mendonça Do G1 RJ
Foi com muita emoção que centenas de fiéis, religiosos, amigos e parentes participaram na manhã deste sábado (14) da missa de sétimo dia do cardeal dom Eugenio Sales, arcebispo emérito do Rio, na Catedral Metropolitana. A celebração ocorreu na Capela das Almas, na cripta, onde o religioso foi enterrado na quarta-feira (11). Dom Eugenio morreu na segunda-feira (9), aos 91 anos, após sofrer um enfarte em casa.
Foram colocadas dezenas de cadeiras extras na capela para que os fiéis pudessem se acomodar durante a missa, que teve transmissão ao vivo pela Rede Vida.
Dom Orani durante a benção junto ao túmulo de dom Eugenio (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)Dom Orani durante a benção junto ao túmulo de dom Eugenio (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)
A missa, celebrada pelo arcebispo da cidade, dom Orani Tempesta, teve ainda a participação dos bispos auxiliares e a presença de dom Karl Joseph Romer, bispo emérito e grande amigo, que começou a trabalhar com dom Eugenio em Salvador.
"Ele tinha grande admiração pela comunidade. E deixa como ensinamento a missão de que devemos continuar a fecundar a igreja com fé e com a sua humilde e generosa colaboração", disse o bispo durante a missa.
O irmão do cardeal, dom Heitor de Araújo Sales, de 86 anos, bispo emérito de Natal, emocionado, preferiu não falar durante a missa. Ele chegou na noite de sexta (13) do interior da Suíça, onde estava numa missão junto com dom Romer. Após a missa ele destacou o trabalho do irmão.
"Sentimos tristeza pela falta física, mas alegria por saber que ele estará intercedendo por nós junto ao Pai. Ele deixa um legado de grande fidelidade a Deus em todos os momentos de sua vida, em todas a situações", disse dom Heitor.
  Após a missa, o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, deu uma bênção especial no túmulo do cardeal e entou a canção "Salve Rainha", em latim. Segundo dom Orani, neste sábado (14) e domingo (15), todas as igrejas da cidade prestarão uma homenagem a dom Eugenio em suas missas.
"Hoje é dia de celebrar a esperança na vida eterna e também de recordar e celebrar a vida e o trabalho na igreja e na sociedade. No testamento que dom Eugenio deixou quando completou 84 anos, ele falava dessa confiança na igreja, pedia perdão por nossos pecados e se colocava à disposição para chegar à vida eterna e retribuir as benesses de Deus", disse dom Orani após a bênção.
Fiéis lotam a Capela das Almas, no subsolo da Catedral Metropolitana do Rio (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)Fiéis lotam a Capela das Almas, no subsolo da Catedral Metropolitana do Rio (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)
Arcebispo emérito do Rio de Janeiro, dom Eugenio Sales ficou à frente da arquidiocese até 2001, e se tornou referência na defesa de perseguidos políticos. Em 2008, foi divulgado que ele abrigou mais de 4.000 pessoas perseguidas pelos regimes militares do Cone Sul entre 1976 e 1982. Dom Eugenio foi um dos prelados brasileiros que mais cargos ocuparam no Vaticano.
Dom Eugenio foi o segundo cardeal a ser enterrado no chão da cripta da Catedral do Rio. Segundo a Arquidiocese, a cripta tem 25 mil nichos que podem ser adquiridos por qualquer pessoa, mas o chão do local é reservado aos bispos da Igreja.
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário