sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A 2a. fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) acontece neste sábado, 11, em Alagoa Grande

 
ALAGOA GRANDE SERÁ SEDE 
DA 2a. FASE DA OBF 2012
As provas da 2ª Fase para os alunos que obtiveram 
a nota miníma acontece neste sábado, 11, às 13:00h, 
em João Pessoa, Campina Grande, Patos e
Alagoa Grande. 
 
BOA SORTE PARA TODOOs!!! 
 
Professor Rafael parabenizando Cristina do 3o. ano 
do turno da tarde do Colégio PHB, em Alagoa Grande.



A 2a. fase da OBF acontecerá também neste sábado, às 13h, na Escola Estadual de Demonstração de Alagoa Grande (EEDAG) e as provas dos alunos serão aplicadas pelo professor Kristoferson Ferreira, docente do ensino médio na Escola Estadual Normal de Alagoa Grande e estudante do oitavo período do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPB da Universidae Aberta do Brasil, polo Campina Grande. A professora Beta, diretora da escola EEDAG, telefonou para o professor Aércio e explicou que os pais dos alunos não iriam deixar os mesmos viajar para Campina Grande, como estava previsto pelo comunicado da coordenação estadual da OBF. O professor Aércio concordou e sendo assim o professsor Rafael divulgou para as demais escolas de Alagoa Grande da realização da 2a. fase da OBF que acontece  neste sábado, 11, em Alagoa Grande.

 Participaram da 1a. fase da OBF as seguintes escolas e professores responsáveis de Alagoa Grande: Colégio Estadual PHB, Maurício,  Externato Dom Pedro II com Mário, Cantinho do Saber com  Hugo, Escola Normal Estadual com Kristoferson   e o 9o. ano das escolas municipal do CAIC com Mário e Escola Estadual de Demonstração com Anlidiane. Cuité participou com 3 escolas, Millenium, IDEIA e o Colégio Estadual Orlando Venâncio. 

 O coordenador da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) no Estado da Paraíba, professor Pedro Carlos de Assis Júnior do Centro de Ciências Exatas e Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), email pedrofisica@uepb.edu.br, comunicou por email os locais onde os alunos das escolas paraibanas classificados para a 2a. fase irão realizar as provas. 

LOCAIS DAS PROVAS DA 2a. FASE DA OBF NA PARAÍBA


Escola Estadual de Demonstração de Alagoa Grande. Em Campina Grande, será na UFCG Bloco CAA, central de aulas em frente a Biblioteca cental, sob a responsabilidade do Prof. Aércio Ferreia de Lima (IQUANTA, UAF-CCT-UFCG, fone 21011615). Em Patos, na UEPB - Campus VII, Bairro Salgadinho, responsável professor Pedro Carlos (UEPB-Patos). Em João Pessoa, UFPB, na Central de Aulas, responsável Professor Mauro Kyotoku (DF-CCEN-UFPB). O professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité), um dos incentivadores desta olimpíada de conhecimento desde a sua primeira edição em 1999, informa também que os alunos de  Bananheira, Esperança, Guarabira e Areia do brejo Paraibano e Cuité, Picui, Nova Floresta, Pedra Lavrada e Barauna do Curimataú Paraibano irão fazer as provas em Campina Grande.

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), com os seguintes objetivos:
- despertar e estimular o interesse pela Física;
- proporcionar desafios aos estudantes;
- aproximar a universidade do ensino médio;
- identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.

 

Comentários

Jabes da Silva Costa, professor do ensino médio de Cuité e estudante do curso Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité, pediu para registrar que o nível das provas da primeira fase estavam muito alto e que tem sido uma reclamação unânime na região. O professor Pollibio Kleber de Física das escolas de Areia, Santa Rita e o colégio estadual, informou que devido ao alto nível das provas da OBF 2012 aplicou as mesmas somente para os alunos da escola da rede privada colégio Santa Rita. Ele alertou também para o professor Rafael que o site da OBF informa que as provas na PB serão somente em Patos, mas como dito acima o professor Pedro, coordenador estadual, passou um email para todos os professores participantes da 1a. fase da OBF dizendo que as provas serão aplicadas também em João Pessoa e Campina Grande. Realmente isto poderá causar uma grande evasão, devido a distância de alguns município.

As provas da 2ª Fase para os alunos que obtiveram a nota mínima ocorrerão no dia 11/08/2012 (sábado) com início às 13:00h (horário local) em locais definidos pelo(a) Coordenador Estadual. Algumas recomendações para alunos que farão a prova:
1 - Outras informações podem ser obtidas na página da OBF: http://www.obf.org.br - Verifique com antecedência o endereço onde serão realizadas as provas da 2a. fase (use o Google mapas para encontrá-lo caso necessite). Caso não haja indicação entre em contato com o coordenador estadual. De acordo com o item 4.7 do regulamento: O aluno que se atrasar não poderá fazer a prova. Infelizmente é uma medida que deverá ser aplicada porque não há forma de se ponderar no momento da prova. Caso necessite se locomover para uma outra localidade faça uma programação do tempo necessário.
2 - Somente será possível utilizar caneta (preta ou azul) para a resolução das provas.
3 - O aluno deve estar de posse de seu documento de identificação com FOTO RECENTE que será necessário. Todo aluno deverá assinar a lista de presença confirmando a participação.
4 - Não será permitido o uso de quaisquer tipos de calculadora e telefones celulares que devem permanecer desligados durante a prova.
Gilberto, professor de Física do 3o. ano do PHB da turma de Cristina.
Professores Gilberto (estudante do curso de Licenciatura em Física da UEPB) e Rafael (Professor associado  da UFCG-Cuité) cumprimentando Daniella do 3o. ano do Colégio Estadual PHB, em Alagoa Grande, classificada juntamente com Cristina para a 2a. fase. Participaram mais de cem alunos (9o. ano do ensino fundamental e ensino médio desta escola) e se classificaram somente Daniela e Tereza Cristina. Professor de Física Maurício (docente do PHB e estudante do curso de mestrado em Engenharia Química da UFCG) aplicou e corrigiu as provas da 1a. fase do PHB em Alagoa Grande. Josemberto (Graduado em Licenciatura em Física-UEPB), professor de Física do 3o. ano do PHB, afastado das atividades de sala de aula para ser candidato a vereador em Juarez Távora, a 18km de Alagoa Grande. No lugar dele ficou o professor Gilberto (Graduando do curso de  Licenciatura em Física-UEPB).

Postagem  relacionada, favor clique em
Ciências e educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário