terça-feira, 7 de agosto de 2012

Brasil joga semifinal 'vacinado' contra erros anteriores

MANCHESTER - Três dias depois de sofrer muito mais do que se esperava para derrotar Honduras pelas quartas de final,...

Brasil joga semifinal 'vacinado' contra erros anteriores
"O técnico Mano Menezes está perto de chegar à primeira final com o Brasil"
MANCHESTER - Três dias depois de sofrer muito mais do que se esperava para derrotar Honduras pelas quartas de final, a seleção brasileira volta a campo nesta terça-feira para lutar por um lugar na decisão dos Jogos de Londres contra a Coreia do Sul, às 15h45 (horário de Brasília), em Manchester.
No duelo com o valente time centro-americano, o Brasil errou demais, encontrou dificuldades para controlar seus nervos e, ironicamente, acabou ajudado pela violência de Honduras, que teve um jogador expulso no primeiro tempo. Hoje, contra um time mais disciplinado e mais técnico do que o adversário anterior, a seleção não pode voltar a errar. Do contrário, estará condenada à desagradável disputa da medalha de bronze. E à crise.
Na missão de evitar essa desastrosa situação, um homem será fundamental: Neymar, é claro. O craque do Santos pode não estar sendo deslumbrante na Olimpíada, mas tem sido decisivo. Contra Honduras, Neymar iniciou a jogada do primeiro gol, marcou o segundo em uma cobrança de pênalti e deu o passe para Leandro Damião anotar o terceiro. E fez isso tudo sendo muito vaiado pelo público inglês, que considerou que ele "cavou" a expulsão do lateral Crisanto. É possível que mais vaias sejam ouvidas hoje, no histórico Old Trafford.
Neymar, como se vê, vai jogar sob pressão (a palavra mais mencionada nas entrevistas de Mano Menezes e de seus jogadores desde que começou a Olimpíada), mas não apenas ele. Como o Brasil é o único país de grande tradição no futebol que restou no torneio, seu favoritismo é imenso e muitos torcedores consideram que o título já está ganho. Sabendo que esse clima de oba-oba costuma resultar em grandes catástrofes, o técnico e seus jogadores estão fazendo o possível e o impossível para valorizar os adversários, e com a Coreia não é diferente.
Méritos coreanos
"A Coreia tem uma seleção forte, que já vem fazendo bons jogos desde a primeira fase. Eles não chegaram à semifinal por acaso, chegaram com méritos", disse Mano. "A Coreia corre muito e não desiste nunca. E eles tocam bem a bola, quase não erram passes", opinou o zagueiro Thiago Silva, capitão da seleção.
Durante os Jogos Olímpicos, Mano Menezes adquiriu o hábito de surpreender a torcida e a imprensa com mudanças na equipe, de jogo para jogo. Contra a Bielorrússia, a novidade foi a entrada de Alexandre Pato no lugar de Leandro Damião.
Na partida seguinte, diante da Nova Zelândia, vários reservas foram escalados e contra Honduras, quando se esperava que ele voltasse a escalar a formação que iniciou o torneio, o técnico trocou Neto por Gabriel. Sendo assim, não se pode descartar a possibilidade de haver outra surpresa hoje.
Mano usou o treino de ontem à tarde, ao qual a imprensa só teve acesso nos minutos finais, para testar algumas opções, mas o mais provável é que ele repita o time que derrotou Honduras na esperança de que não se repita a atuação de sábado. Se ela se repetir, talvez desta vez a seleção não consiga escapar do desastre.
Caminho suave
Se vencer hoje a Coreia do Sul, a seleção brasileira terá sua terceira oportunidade de conquistar a medalha de ouro olímpica, que lhe escapou em 1984 e 1988. E uma vantagem o time comandado por Mano Menezes tem em comparação com os que disputaram o ouro na década de 80: adversários menos assustadores.
Egito, Bielorrússia e Nova Zelândia, três seleções de pouca tradição, foram os rivais na primeira fase. Depois, o Brasil encarou Honduras e, se passar hoje pelos sul-coreanos, vai enfrentar México ou Japão na decisão do ouro, caminho bem mais agradável do que os percorridos pelas equipes vice-campeãs em 1984 e 1988.
Em Los Angeles, a Alemanha Ocidental estava no grupo do Brasil. Na semifinal, o time comandado por Jair Picerni superou a Itália e, na decisão, foi derrotado pela França. Em Seul, com Bebeto e Romário no ataque, a seleção passou pela Argentina nas quartas e pela Alemanha Ocidental na semifinal. Na disputa do ouro, foi derrotada por uma fortíssima equipe da União Soviética.
Parceria de 14 anos foi uma das chaves do ouro de Arthur Zanetti
 
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário