terça-feira, 21 de agosto de 2012

George Obama, o irmão do presidente dos EUA, mora em uma favela no Quênia


O irmão dele é um dos homens mais poderosos do mundo, que convive com a alta sociedade norte-americana. Ele, no entanto, leva uma vida pobre em uma favela em Nairóbi, no Quênia. Essa é a história de George Hussein Obama, meio-irmão do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

George apareceu nos noticiários internacionais após concordar em participar de um documentário sobre a vida do irmão. O filme, chamado 2016, é inspirado no livro de Dinesh D'Souza, jornalista conservador indo-americano, que também dirige o filme ao lado de Gerald Molen. Segundo o tabloide britânico Daily Mail, George não irá criticar o irmão no documentário.

O meio-irmão do presidente já escreveu um livro chamado Homeland (Pátria, em tradução livre), em que conta por que escolheu viver na favela onde mora até hoje. No livro, George diz que optou por morar no gueto onde "trabalha para ajudar os moradores, principalmente as crianças a ultrapassar os obstáculos" da vida.

"Meu irmão passou a ser o líder de um dos países mais poderosos do mundo. Aqui no Quênia, meu objetivo é ser líder entre o povo mais pobre do mundo: aqueles que vivem na favela" diz George em seu livro, que conta também os esforços de George para criar um time de futebol na região onde mora.

Apesar da dedicação de George à sua comunidade, o jornalista responsável pela matéria do Daily Mail, Andrew Malone, afirmou que a decisão de George de permanecer na favela vai além de suas boas ações:

"Não há nada de heroico ou altruísta nos motivos dele para viver na favela. Sua razão principal é que a conta da luz é barata e disponível aqui, assim como a cocaína, a heroína e a maconha".
Malone afirma que George, na verdade, vive no local pela facilidade de conseguir bebidas e drogas, dois vícios do irmão de Barack.

"A decisão de George de ficar na favela, chamada Huruma e conhecida pelo alcoolismo, consumo de drogas e violência, significa que seu próprio comportamento destrutivo chama pouca atenção", informa a reportagem do Daily Mail.
Ainda segundo Malone, George bebe "do momento em que acorda até ficar inconsciente".
O jornalista passou dias acompanhando a vida de George e afirmou que, após convidar Obama para almoçar em seu hotel, ele "não saiu de perto do frigobar, convidou meninas e amigos para jantar às minhas custas e se comportou como se fosse famoso".

O jornalista diz também que George se diz "estar sob pressão" para seguir os passos políticos do irmão e que Barack não envia dinheiro para ele.

Barack Obama cita o meio-irmão em sua autobiografia A Minha Herança (Dreams From My Father, no original). O presidente afirma que George é um "menino lindo", mas admite que, quando se encontrou com o irmão já adulto, "era como se estivesse se encontrando com um completo estranho".

Barack e George têm o mesmo pai, que tinha o mesmo nome do presidente. Barack, que nasceu no Havaí, é fruto do segundo casamento de seu pai. Já George nasceu no Quênia e é fruto do quarto casamento do pai dos Obama, que morreu em um acidente de carro quando os filhos ainda eram crianças.

R7
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário