quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Semana Mundial de Aleitamento Materno - SMAM

BLOG DO PROFESSOR  RAFAEL.
 
A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança.
Desde sua criação em 1948 que a Organização Mundial de Saúde – OMS tem entre suas ações aquelas voltadas a saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil.

O documento chamado “Declaração de Innocenti” apresentou quatro objetivos operacionais:


• Estabelecer um comitê nacional de coordenação da amamentação;

• Implementar os "10 passos para o sucesso da amamentação" em todas as maternidades;
• Implementar o Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno e todas as resoluções relevantes da Assembléia Mundial de Saúde;
• Adotar legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho.
Com o objetivo de seguir os compromissos assumidos pelos países com a assinatura do documento, foi fundada em 1991 a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação – WABA. Essa Organização criou no ano de 1992 a Semana Mundial de Aleitamento Materno, para promover as metas da “Declaração de Innocenti”.

A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. A WABA define, a cada ano, o tema a ser trabalhado na Semana, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. Entretanto, a data e o tema podem ser adaptados em cada País a fim de que seja obtido mais e melhores resultados do evento.


No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999. Sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso País e elaboração e distribuição de cartaz e folder. Tem o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs. 

Campanha tem como foco o aleitamento materno para a formação da criança; A Paraíba conta com seis bancos de leite e 16 pontos de coleta.

(Ilustração)
A Campanha Nacional de Amamentação desse ano foi lançada  ontem pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil e tem como foco o aleitamento materno para a formação da criança.
Além disso, o programa federal de incentivo aos bancos de leite humano também foi destacado. A Paraíba conta com seis bancos de leite e 16 pontos de coleta.
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, existe ainda uma rede de hospitais que recebe doações de leite materno e encaminha para crianças que não o tem de suas mães.
“Estamos realizando várias ações de reforço à divulgação da importância ao leite materno, importante como alimento e como vacina”, disse o ministro.
Ainda sobre a campanha de amamentação, o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Eduardo Vaz, recomenda a ampliação do período licença-maternidade. “A qualidade da nutrição é importante, mas o desenvolvimento do vínculo entre a mãe e o filho é extremamente fundamental para que tenhamos todos uma sociedade saudável”, disse Eduardo Vaz.
Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Estado ocupa o 1º lugar na região Nordeste, em número de serviços pertencentes à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, com 22 serviços oferecidos, à sociedade, responsáveis pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.
Conforme a SES, a Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano coletou até o primeiro semestre desse ano 2.343 litros de leite, que beneficiou 3.075 receptores.
 
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário