quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Governador assinou licitação para construção de barragem em Alagoa Grande e parabenizou a estudande Camila pela primeira colocação na OBF

ADENDO DO BLOG RAFAELRAG. O governador RC justificou a ausência do prefeito Bosco Júnior (BJ) de Alagoa Grande, ontem, 12, na solenidade de assinatura da licitação para construção da barragem de Pitombeiras/Serra Grande, alegando a questão legal em que a justiça eleitoral  não permite a presença de candidato a reeleição. O evento aconteceu ao lado da prefeitura municipal de Alagoa Grande. O Secretário de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevêdo Lins Filho, que é formado em Engenharia Civil pela UFPB e  Professor do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB), compareceu a solenidade e também assinou o documento.

A justificativa do governador RC pelo atraso no início da construção da barragem de Pitombeiras não foi a mesma dada pelo secretário de infraestrutura do município, professor de História José Avelar. Este realmente não tem formação adequada para atuar nesta função, mas poderia ser um excelente secretário de comunicação. Fica a pergunta por que o prefeito BJ não colocou um profissional adequado para a secretaria de infraestrutura?

O governador Ricardo Coutinho (RC)  autorizou na tarde de ontem quarta-feira (12), a abertura da licitação para construção da Barragem de Pitombeira. A obra, que vai beneficiar mais de 28.500 habitantes da cidade de Alagoa Grande, terá um custo de R$ 9,8 milhões e será executada pela Secretaria de Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (SERHMACT). Na ocasião o governo do Estado também assinou a ordem de serviço da praça do conjunto Vera Cruz.
A barragem vai reter as águas do Rio Pitombeiras e terá a capacidade para armazenar 3 milhões de metros cúbicos, ocupando uma área de 69 hectares. 
O governador Ricardo Coutinho em seu discurso falou do compromisso que tinha assumido com o prefeito do município, falou das dificuldades para conseguir verbas para a construção da barragem, mas que hoje está assinando a abertura da licitação, e disse também que quer voltar a cidade em meados do ano vindouro para fazer a entrega dessa tão sonhada barragem.                                                                                                                                  A solenidade do Governo do Estado foi realizada ao lado da Prefeitura Municipal, com a presença de várias autoridades do estado e do município.

NO FINAL DA SOLENIDADE, O GOVERNADOR RC HOMENAGEOU ESTUDANTE DE ALAGOA GRANDE QUE OBTVE A PRIMEIRA COLOCAÇÃO NA II FASE DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA 2012

  O governador RC homenageou a diretora Bernadete (Beta) da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Demonstração de Alagoa Grande (EEEFDAG) e a estudante do 8o. ano Camila dos Santos Silva pelo excelente desempenho na II Fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), obtendo o primeiro lugar na etapa da Paraíba, realizada dia 11 de agosto, cujo resultado foi comunicado, por telefone,  dia 05 de setembro, pelo professor Pedro da UEPB, campus Patos, atual coordenador estadual da OBF. 



               Diretora Bernadete (Beta) e Camila da EEEFDAG com o governador RC

             Camila dos Santos, primeiro lugar na II Fase da OBF 2012, no âmbito estadual

Para ver a bela homenagem da EEEFMDAG para Camila, no dia 07 de setembro de 2012, 

       Professores Kristoferson e Gilberto do Estadual PHB cumprimentando Camila da EEEFDAG
Professor Rafael (UFCG-campus Cuité) parabenizando Camila, que aparece abaixo na frente da faixa

favor clique em

http://rafaelrag.blogspot.com.br/2012/09/alagoa-grande-desfile-civico-do-sete-de.html

Outras fotos de Júlio e Rildo registradas ontem, 12, na vinda do Governador para Alagoa Grande
            Professor Rafael, pastor Valério e Bibiu na chegada do governador RC.
               
Guimarins, Iêda Carneiro (mãe do prefeito Bosco Júnior), Zé Aurélio, professor Rafael e Bibiu

Nas duas fotos abaixo vemos Paulo e Agnaldo sendo entreveistados pelo secratário de comunicação Robson Filho

 



Digenilson e Rudnei Aaújo das rádios Rural e Cultura de Guarabira e outros reporteres entrevistaram o govenador RC.

                     Professor Rafael ao lado do governador RC, na chegada em Alagoa Grande
                 Professora Gisélia da EEEFDAG acompanhou o governado até o palanque
                  Senhora Iêda Carneiro, governador RC e o secretário João (SERHMACT)


                    Dr. Vanildo Pereira, presidente do sindicato dos produtores Rurais de Alagoa Grande

Senhora Iêda Carneiro, Dalva, governador RC, secretário João, secretário de educação Marcus Alves

                                  O bancário aposentado Marinésio também falou na solenidade
                      Professor José Avelar faz um breve histórico da água de Serra Grande














                              Comandante Iram do Tiro de Guerra de Alagoa Grande








                     Antônio Balbino, do site www.focandoanoticia.com.br, mais de 4 mil acesso diários.




                            Cirandeira de Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande, comandada por Dona Edite.













Veja o video no blog do Rildo, favor clique em


 

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Professores da UFPB aprovam fim da greve

Os professores da UFPB continuam em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia realizada ontem nos campi de João Pessoa, Areia e Bananeiras. Além de votar a continuidade do movimento, os docentes avaliaram a proposta do Comando Nacional de lançar um indicativo de suspensão da greve para o dia 17 de setembro.
Em João Pessoa, 182 professores foram favoráveis a manter o movimento, 110 foram contrários e quatro preferiram se abster. Na segunda votação, 129 aprovaram o indicativo de suspensão da greve e 119 votaram contra. Apesar da vitória dos que queriam o indicativo em João Pessoa, as assembleias de Areia e Bananeiras (que terminaram pouco antes da realizada na Capital) mudaram o resultado final.
Em Bananeiras, dos 38 professores presentes, 20 votaram pela continuidade da greve com indicativo para o dia 17 de setembro e 18 aprovaram a continuidade, porém sem indicativo de suspensão. Já em Areia, dos presentes, 19 foram a favor da continuidade sem indicativo de suspensão e não houve votos em favor do indicativo. Dessa forma, o número de docentes a favor do indicativo ficou em 149 e os contrários, em 156.
Nas três assembleias, os professores aprovaram a rejeição ao Projeto de Lei nº 4.368/12, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal e foi encaminhado pelo governo ao Congresso como resultado do acordo firmado com o Proifes (Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior) – um dos três sindicatos de profesosres que estava negociando com o Ministério do Planejamento e a única que assinou acordo.
A assembleia de João Pessoa foi marcada por muitos debates. A reunião começou por volta de 10h15 e encerrou às 14h. Mais de 20 professores fizeram uso da palavra para se posicionarem a favor e contra o movimento grevista. No início da assembleia, um grupo de estudante que ocupou a reitoria na quarta-feira passada (29) realizou uma manifestação com cartazes e música em favor dos docentes e da educação pública. A próxima reunião dos docentes está marcada para a quarta-feira, dia 12.
A recomendação dada aos docentes pelo Comando Nacional de Greve das Universidades Federais é que a mobilização continue, mas a paralisação seja suspensa e que as aulas sejam retomadas no próximo dia 17, quando completará quatro meses de paralisação.
Calendário de atividades:
quinta-feira, 06/09
Manhã – Encontro do CLG com Senador Cícero Lucena
Tarde – 18º Grito dos Excluídos
segunda-feira, 10/09
14h00 – Reunião do CLG/ADUFPB
terça-feira, 11/09
14h00 – Reunião do CLG/ADUFPB
17h00 – CineGreve
quarta-feira, 12/09
9h00 – Assembleias JPessoa/Bananeiras/Areia
Fonte: Ascom ADUFPB

Em assembleia realizada nesta quarta, 12, os docentes decidiram terminar a greve na UFPB; aulas recomeçam dia 17
Os professores da UFPB decidiram no início desta tarde (12) acabar a greve na Universidade Federal da Paraíba. Por 268 votos a favor, 25 contrário e 5 abstenções, deciciram pelo fim da paralisação que completou hoje 120 dias…
Os professores em greve desde o dia 17 de maio realizaram assembleia na manhã de hoje, volta às aulas no dia 17 de setembro, próxima segunda-feira.
Na última quarta-feira (29), o Comando Nacional protocolou a contraproposta do ANDES – Sindicato Nacional nos ministérios da Educação e do planejamento e na Presidência da República e ps professores da UFPB decidiram pela paralização. Ainda hoje estão sendo realizadas assembleias nos campi de Areia e Bananeiras.
A proposta do governo foi rejeitada por ampla maioria dos docentes. Os professores reafirmaram suas propostas que são: respeito à autonomia universitária no desenvolvimento da carreira, alínea única  no contracheque (incorporação das gratificações), articulação lógica entre regime de trabalho (classes e níveis) e remuneração de carreira, topo de carreira acessível a todos, paridade entre ativos e aposentados e reenquadramento dos aposentados prejudicados com a criação da classe de associado.
CLickPB
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Professora sofre descarga elétrica ao conectar cabo em computador e morre, em Guarabira

Uma professora de 27 anos de idade morreu no município de Guarabira, Brejo paraibano, após sofrer uma descarga elétrica ao conectar um cabo de celular ao computador. De acordo com a Delegacia da cidade, Aline Silva Pereira, sofria de problemas cardíacos. A fatalidade ocorreu na noite da terça-feira (11).
Segundo informações de familiares, a professora estava na casa de uma prima quando foi conectar o celular a CPU do computador para transferência de dados. Neste momento, Aline Silva sofreu uma descarga elétrica.
A vítima gritou e durante socorro, ao tocar na mulher, uma jovem sofreu um choque. Familiares e vizinhos socorreram Aline Silva para o Hospital Regional de Guarabira, mas ela já chegou sem vida.
De acordo com a Delegacia da cidade, o corpo da professora foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal de João Pessoa para ser necropsiado.
Com Correio
Blog rafalerag/focando a notícia
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Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança visita Guarabira

  Nesta quinta, 13 de setembro de 2012, quinta-feira, às 8h30, na Cúria Diocesana de Guarabira, a Ir. Vera Lúcia Altoé, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, terá encontro com o Clero (Padres e Diáconos) e os/as Coordenadores/as Paróquias. A Paraíba celebra os 25 anos da Pastoral da Criança – fortalecendo a missão a serviço da Vida e da esperança. Várias atividades estão sendo desenvolvidas neste jubileu.
Às 8h10, a Ir. Vera Lúcia dará entrevista na Rádio Integração do Brejo.
Pascom
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Entra no ar a primeira rádio comunitária quilombola da Paraíba



Dalmo Oliveira (centro) e Beto Palhano recebem artistas locais na inauguração da rádio Mituaçu
Depois de anos de luta pela implementação de sua rádio comunitária, a comunidade localizada no sítio Mituaçu, zona rural do município do Conde, Paraíba, inaugurou no último domingo (10)  a rádio comunitária Mituaçu FM na frequência 87.9 A emissora entra no ar para atender uma população estimada em 2 mil  pessoas. Na estréia, o comunicador Dalmo Oliveira, do Movimento Negro da Paraíba e da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, comandou as entrevistas e participações de lideranças e artistas locais.
Os estúdios da rádio ficam no prédio que serve também de telecentro, onde funcionou uma estação de telefonia da antiga Telpa. Todos os aparelhos são novos e foram conseguidos em parcerias com ONGs e através de arrecadações na comunidade. O raio do alcance da antena ultrapassa 1 quilômetro, o suficiente para abranger toda a extensão da comunidade, atingindo parte do bairro Valentina Figueiredo, em João Pessoa.
No começo, serão transmitidas 15 horas de programação diária (das 5h às 20h). “Temos planos de ter programas jornalísticos, esportivos, defesa dos direitos das mulheres, saúde, cultura”, disse a diretora da rádio, Tatiana, que também dirige a Associação de Moradores. Além disso, será transmitido pelo menos um programa produzido por pessoas que não são moradoras de Mituaçu, o “Alô Comunidade”, da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, irradiado todos os sábados às 14 horas pela Rádio Tabajara da Paraíba AM. Até agora, a emissora conta com três locutores, moradores voluntários. “Nossa luta agora é para criar meios de subsistência, disse Geilza, uma das lideranças da comunidade.
Por radiozumbijp
Blog rafelrag/Focando a Notícia

O verdadeiro gargalo de engenheiros

POR FERNANDO PAIXÃO E MARCELO KNOBEL

Entre as questões em debate em educação, destaca-se hoje a quantidade de profissionais em áreas de ciência e tecnologia.
Muitos propõem formar mais engenheiros e mais professores de química e física criando vagas no ensino superior para essas carreiras.
Essas propostas são importantes, mas não levam em consideração limitações dos alunos.
O que de fato limita a qualidade e o número de formandos nas áreas de ciências exatas e tecnológicas? Dados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) apontam que a maior restrição está no número de jovens com habilidades mínimas em matemática.
Os resultados de avaliações internacionais tendem a repercutir entre nós apenas pela constatação de que estamos nas últimas colocações. Mas o Pisa vai muito além: fornece dados valiosos sobre o desempenho dos jovens de 15 anos.
O exame de 2009 foi feito por aproximadamente 470 mil alunos de 15 anos pelo mundo. A amostra representa 26 milhões de alunos de 65 países. Cada exame avalia três áreas --leitura, matemática e ciências-- e estabelece seis níveis de competência.
Para uma ideia do que significa um aluno estar em cada um desses níveis (ou abaixo de todos), veja abaixo exemplos de questões similares às aplicadas em matemática.

Editoria de Arte/Folhapress
Os dados mostram que 88,1% dos alunos não chegam ao nível 3 --não sabem, portanto, ler gráficos. Além disso, 96,1% não conseguem explicar o que ocorre numa troca de moeda se a taxa mudar. Mais do que impossibilitados de estudar economia, poderiam ser enganados com facilidade em qualquer outro país.
A distribuição limita o percentual dos nossos jovens em áreas que exijam competências mínimas em matemática, classificados do nível quatro para melhor. Só 3,8% dos participantes brasileiros do Pisa alcançaram esse desempenho.
Considerando que a população de jovens com 15 anos no Brasil é de aproximadamente 3,2 milhões, teríamos, no máximo, cerca de 122 mil jovens aptos para às carreiras de exatas. Esse número ainda cai no final do ensino médio, porque evidentemente há estudantes com habilidades mínimas que optam por outras carreiras profissionais.
Em 2011, o Ministério da Educação anunciou que dobraria as vagas de engenharia. Mas, em 2009, os 1.500 cursos existentes ofereciam 150 mil vagas ao ano, tinham 300 mil matriculados (embora as vagas permitissem até 750 mil, já que o curso dura cinco anos) e formaram 30 mil.
Uma alta evasão, para a qual contribui o déficit de habilidade matemática que o Pisa evidencia. Com conhecimentos tão pequenos de matemática, não surpreende que os alunos tenham dificuldades já no ensino médio. Um exemplo: para acompanhar gráficos nas aulas de física.
A Austrália tem 38,1% dos seus alunos no nível quatro ou superior na avaliação de matemática do Pisa; o Canadá, 43,3%; a Coreia do Sul, 51,8%. O Brasil tem 3,8%. Esses países têm proporcionalmente pelo menos dez vezes mais alunos aptos para as áreas de exatas e tecnológicas. Mesmo com uma população bem menor, a Coreia pode formar muito mais engenheiros do que nós.
A política educacional dos últimos 20 anos tem sido colocar os alunos na escola, uma etapa importante. Hoje, o desafio é melhorar, e muito, a qualidade do ensino fundamental. No momento em que se discute um novo Plano Nacional de Educação, deveríamos propor ações concretas para atacar a raiz do problema.
FERNANDO PAIXÃO, 63, físico, é professor do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp
MARCELO KNOBEL, 44, físico, é professor do Instituto de Física Gleb Wataghin e pró-reitor de graduação da Unicamp
Blog rafaelrag com professor Adriano da Unidade Acadêmic de Física -UFCG-CG
 
Comentário



Oi Adriano, pois é, este é um problema seríssimo e a solução não se ganha
com um bilhete premiado como o pré-sal. Devemos tentar resolvé-lo por
décadas. Infelizmente, para nós, pois isto já deveria ter sido resolvido
nos anos 80 como fez a Coréia do Sul.
Abraço,
Francisco Brito (UAF-CCT-UFCG)

Novo comentário

Até a década de 70, os alunos egressos das escolas públicas eram
considerados os mais preparados (para não dizer 'os melhores').  Ao longo dos anos, em virtude de uma política educacional equivocada e
clientelista, extremamente agravada nos últimos anos, a educação provida por estas foi piorando. A provida pelas universidades públicas também foi afetada e com perspectivas de piorar nos próximos anos (falta de investiimentos - custo per capita do aluno brasileiro é um dos menores do mundo, geração de vagas sem demandas, política de cotas, adequação do conteúdo didático ao baixo nível de conhecimento e aprendizado dos alunos,
expansão e contratações sem planejamento ou voltada a atender anseios políticos que não seja a qualidade do ensino, etc.).

Apesar do governo propalar o aumento do índice IDEB (acho que é esse o nome e tem sido avaliado com valor 5) e compará-lo com os melhores níveis educacionais básicos do mundo (dizem ser 6), a realidade é bem diferente:
nossos alunos estão entre aqueles com os de piores desempenho na América do Sul e do mundo.  Se não me engano estamos classificados em algo superior ao 80o lugar apesar de sermos a 6o economia mundial.

Lamentavelmente, esta situação tende a piorar, pois as diretrizes
políticas (fruto de uma política voltada à 'compra de votos') encaminham para avaliação de índices de atendimento da quantidade da população (e facilidade em conceder diplomas) e não da qualidade do ensino.  A reversão do processo, que ocorre do ensino básico até o universitário, se torna quase impossível dentro da filosofia adotada atualmente.

Resta, como ação a ser implantada num curto período de tempo, aplicar exames a todos os 'formandos' para conceder o direito de praticar a profissão (se tornar um profissional) em todas as áreas do conhecimento (medicina, engenharia, administração, etc.), a exemplo do que faz a OAB (com chocantes índices de aprovação inferiores a 10%). Dentro deste contexto, ter-se-ia melhor conhecimento da qualidade do trabalho praticado
nas instituições (no mínimo as obrigariam a repensar suas políticas e ações)(deveria, também, divulgar os resultados em nível nacional criando um ranking destas) e, ao mesmo tempo, protegeria a população dos riscos advindos de ações de possíveis despreparados pseudo-profissionais egressos das universidades.
Professor Wilson Curi (UAF-CCT-UFCG)

Blog rafaelrag
 

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