domingo, 16 de setembro de 2012

Paraíba é o 2º do Nordeste com maior número de candidatos barrados pela ‘Ficha Limpa’

 
A Paraíba é o 2º estado do Nordeste e o 5º do país com maior número de candidatos barrados pela Lei da Ficha Limpa que, embora aprovada em 2010, só passou a vigorar nas eleições deste ano. Ao todo foram 50 candidaturas impugnadas por conta da nova legislação. Entre os estados nordestinos, a Paraíba ficou atrás apenas do Ceará que foi o campeã brasileiro com 176 registros indeferidos porque os candidatos foram considerados ‘ficha suja’.
No Brasil, a Paraíba ficou atrás apenas de Minas Gerais, com 148 candidaturas barradas pela lei da Ficha Limpa; São Paulo, com 76 barrados; e, Rio Grande do Sul, com 65 impugnados. Além do Ceará que foi o primeiro colocado.
O número de barrados na Paraíba representa 0,4% do total de candidaturas registradas no Estado, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. Até este domingo (16), eram 11.631 candidatos aptos e 919 inaptos, ou seja, que não cumpriram os requisitos determinados pela Justiça Eleitoral para se candidatar.
Em todo o país, pelo menos 868 candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador em todo o país foram barrados com base na Lei da Ficha Limpa pelos Tribunais Regionais Eleitorais, segundo levantamento do G1 com base nas decisões da segunda instância da Justiça Eleitoral.
Os dados são parciais e foram fornecidos pelos TREs e Procuradorias Regionais Eleitorais de 23 estados.
Fonte: políticapb com informações do g1

blog rafaelrag/focando a notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário