quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Lua e Júpiter alinhados nesta quarta (28)

Lua e o planeta Júpiter Alinhados no Céu, um belo espétaculo da Natureza, neste mês de novembro de 2012

Adendo do blog rafaelrag. Recebi a bela foto abaixo, fotografada ontem às 2h por Nestor Mainieri, em Majorlândia, Aracati,  que consta nos comentários desta postagem e resolvi acrescentar aqui.

 

Desde o início  do mês de novembro de 2012 vimos a Lua a um grau de Júpiter (o dobro do diâmetro angular da Lua). 
 
A lua e Júpiter estam alinhados e hoje, 28 de novembro poderá ser vista da Paraíba à noite este belo momento da natureza. Estaremos no campus Cuité da UFCG, na serra de Cuité-PB, e após o debate dos candidatos a Reitor da UFCG apreciaremos juntamente com a comunidade este fenômeno da Natureza. Afirmou o professor Rafael Rodrigues.
Quem observar o movimento da lua hoje perceberá que o planeta Júpiter estará mais próximo dela conforme mostrado na figura abaixo.
Céu a Este pelas 23 horas de dia 1.

Uma nova passagem da Lua junto a Júpiter dar-se-á amanhã, 29.





O alinhamento da Lua com Vénus e Júpiter aconteceu  em 27 de março de 2012


Conjugação planetária tem intervalo de anos

Conjugação planetária tem intervalo de anos Fotografia © Ali Jarekji- Reuters

Fenómeno é muito raro.

Em 27 de março de 2012 foi possível ver um raro alinhamento da Lua, Vénus e Júpiter, os três objetos mais brilhantes no céu noturno. O fenômeno é raro (tem anos de intervalo). Visível a olho nu, o alinhamento foi mais nítido à hora do crepúsculo. Vénus e Júpiter têm andado próximos, no céu noturno, e estiveram alinhados durante mais duas semanas, mas no dia 25 de março  a Lua (em quarto crescente) começou a aproximar-se da dupla de planetas. O satélite da Terra teve o máximo alinhamento no dia 27 de março de 2012. No dia seguinte  à noite, os três astros estiveram já próximos e Vénus esteve também na sua máxima distância do Sol.

Blog rafaelrag

4 comentários: