sábado, 15 de dezembro de 2012

Atirador mata 20 crianças e seis adultos em escola nos EUA


""
Atirador mata 20 crianças e seis adultos em escola nos EUAA polícia americana afirmou que 20 crianças e seis adultos foram assassinados pelo atirador que invadiu uma escola primária em Connecticut, nos Estados Unidos, na manhã de ontem, sexta-feira, 14 de dezembro de 2014. O criminoso, Adam Lanza, de 20 anos, morreu no local.
O ataque aconteceu às 9h30 (12h30 de Brasília) na escola primária Sandy Hook, que tem cerca de 600 alunos entre 5 e 10 anos, e fica em Newtown.
Segundo o tenente Paul Vance, da polícia local, o corpo de um adulto foi encontrado em uma segunda cena de crime na cidade de Newtown. A imprensa americana afirmou que a vítima seria o pai do atirador - supostamente assassinado antes do massacre.
A mídia dos EUA afirmou ainda que entre as vítimas na escola estava a mãe do atirador, Nancy Lanza, que seria uma professora do jardim de infância e teria morrido no ataque.
O corpo do atirador foi achado no local. Embora a polícia não tenha dado detalhes de sua morte, a imprensa americana afirmou que Lanza cometeu suicídio.
Esse é o segundo pior massacre do gênero ocorrido nos Estados Unidos - atrás apenas do ataque que deixou 37 mortos na faculdade Virginia Tech em 2007.
O ataque à escola Sandy Hook é também o terceiro grande ataque de atirador ocorrido neste ano. Em julho, um criminoso matou 12 pessoas durante a exibição de um filme do Batman em um cinema no Colorado e no mês seguinte outro atirador matou seis pessoas em um templo Sikh em Wisconsin.
Em um discurso emocionado, o presidente Barack Obama chorou lamentando as mortes e apresentou suas condolências. 'Precisamos nos unir e tomar ações reais para evitar outras tragédias como essa', afirmou.
Terror
Segundo Vance, o tiroteio começou por volta das 9h30 (12h30 de Brasília). Lanza teria conseguido entrar na escola por ser conhecido pelos funcionários, segundo a imprensa local. Em entrevista à rede CNN, uma testemunha afirmou que ouviu tiros vindos do salão da escola e que ela teria ouvido 'cerca de 100 tiros'.
O tenente Vance afirmou ainda que o tiroteio se restriugiu a apenas uma parte da escola, em duas salas.
A polícia chegou à escola pouco depois de ser avisada por telefone do ataque. O local foi imediatamente cercado e invadido por equipes da polícia, que retiraram todos os sobreviventes e um ferido. Imagens aéreas mostravam várias ambulâncias e veículos de resgate ao redor da escola horas após o ataque.
Richard Wilford, pai de um aluno da escola Sandy Hook, disse ter telefonado para a polícia após receber a notícia de que havia ocorrido um tiroteio na região. 'Eles (policiais) disseram que o tiroteio foi na Sandy Hook. Então eu e minha mulher descemos a rua correndo e chegamos à escola'.
'Não há palavras que possam chegar perto de descrever o terror de ouvir a notícia de que o seu filho está em um lugar onde houve violência', disse. O filho dele não foi ferido no tiroteio.
'(Meu filho) escutou sons muito altos. Ele os descreveu como panelas caindo. A professora dele foi verificar e logo trancou a porta da sala de aula. Eles ficaram em um canto da sala até serem resgatados pela polícia.
Suspeitas
Inicialmente, a mídia americana identificou o atirador como Ryan Lanza, de 24 anos, porém, ele seria na verdade o irmão do atirador - que foi interrogado pela polícia. A namorada e um amigo de Adam estariam desaparecidos.
Um jornal local, o Hartford Courant, chegou a afirmar ainda que testemunhas disseram que eram dois atiradores, mas os relatos não foram confirmados. A polícia disse apenas que nenhuma hipótese foi descartada.
Também não foi esclarecido o número e tipo de armas usadas pelo atirador. A mídia americana chegou a afirmar que ele teria usado um fuzil de calibre 223, duas pistolas de calibre 9 mm e uma quarta arma.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
 MSN
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário