domingo, 9 de dezembro de 2012

Cursos de Física, Ciências Biológicas e Química do CES em Cuité recebem conceito 4 do MEC

Adendo do blog rafaelrag. Parabéns para todos os funcionários, professores e estudantes dos Cursos de Licenciaturas em Física, Ciências Biológicas e Química do CES em Cuité, por obterem o conceito 4, agora o desafio é atingir a nota máxima 5.  
 
 
 

Laboratórios de ciências do CES
Os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química oferecidos no Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande (CES/UFCG), em Cuité-PB, receberam conceito 4, de acordo com o resultado da avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC) divulgado na última quinta-feira (6).
O MEC concede notas anualmente, conforme a escala variável de 1 a 5, com o objetivo de verificar a qualidade das instituições e cursos de nível superior.
Os indicadores de qualidade do ensino superior levam em conta o Índice Geral de Cursos (IGC), além do Conceito Preliminar de Curso (CPC). O cálculo do IGC inclui a média ponderada dos conceitos preliminares de curso e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável a muito tempo por avaliar os programas de pós-graduação das instituições e  agora, também, da graduação.
 
Já o CPC avalia o rendimento dos alunos, infraestrutura e corpo docente. Na nota do CPC, o desempenho dos estudantes conta 55% do total, enquanto a infraestrutura representa 15% da nota e o corpo docente, 30%. Na nota dos docentes, a quantidade de mestres pesa 15% do total, já dedicação integral e doutores representam 7,5% (cada) da nota.

O IGC 2011 avaliou 2.136 universidades, faculdades e centros universitários. Desse total, 50,6% tiveram conceito 3, considerado satisfatório. Os resultados divulgados na última quinta-feira (6) compõem o primeiro ciclo completo dos indicadores de qualidade, evidenciando a evolução de 2008 a 2011, quando foram avaliados 18.346 cursos de 2.136 instituições.
Os cursos de Química, Física e Ciências Biológicas funcionam no Campus de Cuité desde 2006.
(Ascom/CES 07.12.12)
 
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário