sábado, 15 de dezembro de 2012

UFCG inaugurou na última sexta, 14, o novo campus de Sousa


Instalações ficam localizadas às margens da BR-230, no Km 466
Ontem,  sexta-feira, dia 14, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)  inaugurou as novas instalações do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), na cidade de Sousa, no Sertão paraibano. A cerimônia aconteceu a partir das 18h e contou com as presenças do reitor Thompson Mariz e do reitor eleito, Edilson Amorim.
O novo campus de Sousa fica localizado às margens da BR-230, no km 466, numa área de mais de 1milhão de m², onde estão erguidas 13 edificações (cerca de 700 mil m² de área coberta) e pavimentados 17mil m² de acesso, com um circuito de passarelas interligando as unidades.
Para a diretora do CCJS, Maria Marques Moreira, a inauguração da sede II do campus de Sousa é motivo de festa para toda a UFCG e a concretização de um sonho de muitos, “como um marco de concreto impregnado das mais nobres qualidades humanas”.
Para ela, a alegria do momento inaugural não é um fim em si mesmo, mas um meio para atingir uma meta “há muito traçada, fazer do CCJS um centro de excelência plantado, com muito amor, no vale do Rio do Peixe, no seio do Sertão paraibano”.
O Centro de Ciências Jurídicas e Sociais oferece os cursos de Direito (manhã, tarde e noite), Serviço Social, Administração e Ciências Contábeis, contando com quase 1.500 alunos ativos, 100 professores, 33 técnico-administrativos e 106 servidores terceirizados.
O engenheiro da UFCG, Tadeu Borba, responsável técnico pela construção do campus, destaca o projeto urbanístico e a arquitetura moderna. Dizendo vislumbrar um campus modelo - ao serem completados os 13 mil m² de área coberta e o paisagismo – Borba ressaltou que o campus de Sousa é uma das expressões da força da UFCG.
O campus
O campus de Sousa tem origem na Faculdade de Direito de Sousa, criada em 1971, cabendo à Fundação Padre Ibiapina, de acordo com o convênio assinado com a Prefeitura Municipal de Sousa, a implantação do curso e sua administração. Em 1979, integrou-se à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tornando-se o Campus VI da instituição.
Em 2002, com o desmembramento da UFPB, torna-se o campus de Sousa da UFCG, criada pela Lei 10.419 de 09 de abril de 2002, com a designação de Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), adquirindo uma nova identidade e criando três cursos - Ciências Contábeis, administração e Serviço Social.
(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 13.12.12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário