domingo, 23 de dezembro de 2012

MEU OLHAR EM RELAÇÃO AO ANO LETIVO DE 2012

Minha fotoO ano letivo de 2012 chegou ao fim. Este ano foi marcado por acontecimentos fortes na minha vida e de outras pessoas. Neste ano tivemos melhores momentos de convivência do que no ano passado, acredito que não produzimos, falo por mim, o desejado, mas foi feito o melhor dentro das nossa possibilidades.

Não quero passar a imagem da vítima do sistema em relação aos docentes, no entanto, fica impossível de não expressar que a cada ano temos mais dificuldades nas unidades escolares por uma série de circunstâncias que superamos diariamente.  
Para ver  a postagem completa, favor clique em:
 

Foi passada a ideia de que inovação, de que aulas dinâmicas, de conteúdo bem trabalhado é feito apenas com recursos tecnológicos ou brincadeiras. Mentira.Muitas vezes podem ser usados os mais sofisticados recursos tecnológicos e os argumentos expressos serem ultrapassados, ou,  realizarem aulas com "dinâmicas" para passar o tempo e agradar quem não deseja  estudar. É bom usar estes recursos pedagógicos, mas, que seja com clareza e objetividade para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

Outra situação, é quando você tem meios para fazer algo melhor e a estrutura ou o apoio pedagógico das unidades escolares não funcionam e quando você questiona é tido como alguém inconveniente, isto acontece.

Um ponto interessante é quando o discente, o estudante, fala de todos os professores e não estuda. Quando não conhece e escolhe o(a) professor(a) como alvo de suas críticas. O bom é quando o (a) estudante que deseja não apenas o certificado e que procura aprender questiona e até elogia. Outro ponto interessante, é o aluno falso, alguns, que chama o(a) professor(a) de tio(a), o(a) professor(a) não é tio(a) é um profissional que deve ser respeitado, que deve respeitar os (as) alunos(as) e cumprir com suas obrigações.

Algo que marcou  nossas vidas em 2012 , com muita intensidade, foi a despedida de alguns colegas, uns deixaram nossas escolas por determinação do TCE -PB e outros partiram para eternidade. Contudo, o importante é destacar a existência de alguns(as) bons(as) alunos(as)  que nos motivam a seguirmos nesta profissão tão importante e pouco valorizada pela sociedade brasileira.

Então, vamos focar nossos olhares nos alunos e alunas para tentarmos melhorar a cada dia e,por consequência, motivar mais os bons e despertar o desejo de estudar dos que demostram pouco interesse com a educação.
 
Professor Damásio de Guarabira
Blog rafaelrag 

Nenhum comentário:

Postar um comentário