quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

UFJF rejeita Ebserh em plebiscito


No plebiscito realizado nesta segunda-feira (3), professores, estudantes e técnicos-administrativos que atuam no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF) votaram pela não adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O “não” venceu com 80,5% dos votos válidos. O resultado foi homologado pelo conselho diretor do HU/UFJF na manhã de ontem, terça (4). A Ebserh foi rejeitada em todas as urnas.

Na avaliação de Paulo Ignácio, presidente da ApesJF-SSind, o resultado do plebiscito expressa o desejo da comunidade do HU/UFJF pela manutenção do hospital público, atendendo 100% SUS e administrado pela própria UFJF, em respeito à sua autonomia.

“O próximo passo agora é garantir que o Consu, que é quem, em última instância, decide sobre a adesão da Universidade à Ebserh, referende o resultado do plebiscito, respeitando sua tradição democrática de seguir e acatar os resultados das consultas às comunidades da UFJF”, afirma Paulo.

O HU, como ressalta o presidente da APESJF-SSind, visa, fundamentalmente, formar recursos humanos, gerar conhecimentos e prestar assistência de qualidade na área da saúde à comunidade e região, através da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Essa missão seria comprometida pela adesão à Ebserh.

A APESJF-SSind, assim como as outras entidades que representam os demais segmentos da UFJF e compõe o Comitê em Defesa do HU/UFJF, vai permanecer atenta e atuante no sentido de garantir o financiamento público para o que o hospital continue cumprindo sua missão.

Da mesma forma, suas representações nacionais, como o ANDES-SN, estão ativas na luta contra a implantação do modelo da Ebserh e pelo financiamento público na maior rede de hospitais públicos de alta complexidade do país.
Confira o resultado do plebiscito por segmento:

Docentes
SIM 27
NÃO 36

TAEs
SIM 29
NÃO 296
BRANCO 1
NULOS 3

Discentes
SIM 127
NÃO 424
NULOS 3

Fonte: ApesJF
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário