terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Ainda estão abertas as inscrições para o ENCCEJA. A participação no Exame é destinada a pessoas com no mínimo 15 anos, completados na data de realização do Exame, que residam no Brasil


As provas ocorrerão em 14 de abril, nos turnos matutino e vespertino, em todas as Unidades da Federação

Jovens e adultos interessados em concluir o ensino fundamental podem se inscrever no Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) 2013 até o dia 22 de fevereiro. A participação no Exame é destinada a pessoas com no mínimo 15 anos, completados na data de realização do Exame, que residam no Brasil.

As provas ocorrerão em 14 de abril, nos turnos matutino e vespertino, em todas as Unidades da Federação. A participação é voluntária e gratuita, e as inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço

Os interessados em participar do Encceja 2013 poderão se inscrever em uma ou mais das áreas do conhecimento do Ensino Fundamental: 1) Língua Portuguesa (com redação), Língua Estrangeira Moderna, Educação Física e Educação Artística; 2) Matemática; 3) História e Geografia; e 4) Ciências Naturais.
Está assegurado o atendimento diferenciado aos participantes que comprovarem necessidade. Ainda em fevereiro será publicado Edital para aplicação do Encceja 2013 a participantes privados de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.


Resultado

Os resultados do Encceja podem ser utilizados para obter a certificação de conclusão do ensino fundamental, a critério das secretarias estaduais de educação. Portanto, no ato da inscrição, o participante deverá indicar a Secretaria Estadual de Educação em que pleiteia a certificação.
A escolha da Secretaria não está condicionada ao local de residência dos inscritos, que têm o direito de escolher qualquer das opções apresentadas no edital. Compete ainda às Secretarias de Educação definir os procedimentos complementares, com base nos resultados do Encceja 2013, e certificar os aprovados, quando for o caso.

Encceja
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem como objetivo avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade apropriada. O participante se submete a uma prova e, alcançando o mínimo de pontos exigido, obtém a certificação de conclusão daquela etapa educacional. O exame é aplicado anualmente e a adesão das redes de ensino é opcional.


Fonte:
Inep
Portal Brasil
Blog rafaelrag/focando a notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário