domingo, 28 de abril de 2013

Reitores discutem parcerias entre UFCG e UEPB


Encontro entre Edilson Amorim e Rangel Júnior aconteceu na manhã da última sexta, 26

Reitores Edilson e Rangel Júnior, foto do portal da UEPB.
A criação de um fórum de dirigentes das universidades públicas da Paraíba foi pauta do encontro entre os reitores Edilson Amorim, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e Rangel Júnior, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na manhã da última sexta, dia 26, na reitoria da UEPB.
O fórum, que contou também com a participação dos reitores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), promoverá uma discussão pontual da educação superior no Estado.
“Essa ação conjunta, unificará forças e evitará a duplicidade de esforços. Assim, fortalecendo as instituições na captação de recursos e promovendo novas parcerias”, comentou Edilson Amorim, dizendo que essa ideia, sem autoria, marcará um novo tempo nas relações entre essas instituições.
Rangel Júnior destacou que as instituições, com os mesmos propósitos, na busca do desenvolvimento estadual por meio da educação, precisavam ter uma iniciativa concreta em beneficio das comunidades acadêmicas e da sociedade. “Vamos criar condições para nos fortalecer e derrubar alguns muros simbólicos”, considerou.
Entre as primeiras ações do fórum estão o agendamento de audiência com o governador Ricardo Coutinho, para discutir o papel da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e a criação de uma estrutura mínima de apoio às universidade no escritório de representação do governo em Brasília, para o acompanhamento das demandas em tramitação nos ministérios.
Articulação com a bancada federal paraibana para ações conjuntas, como emendas de bancadas, direcionadas de forma equânime – anual, para cada instituição - e um planejamento partilhado nos projetos de expansão, evitando vazio ou concentração de campi em determinadas regiões do estado, também farão parte da agenda do fórum.
Pós-graduação
Edilson Amorim também apresentou a proposta da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFCG de criação do mestrado interinstitucional em Gestão e Produção Cultural em parceria com o Departamento de Comunicação Social da UEPB, envolvendo os cursos de Educomunicação e o de Arte e Mídia (UFCG) e o de Jornalismo (UEPB), podendo contar com os cursos de Design (UFCG) e Computação (UFCG e UEPB).
A proposta recebeu “sinal verde” de Rangel Júnior, e passará a ser discutida entre as coordenações dos cursos e as pró-reitorias das universidades.
(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 26.04.13)
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário