terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Aluna do curso de Nutrição do CES/UFCG ministra oficina durante evento em SP

 
 
A estudante cuiteense Ana Beatriz Venâncio, do curso de Nutrição do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus de Cuité, representou a instituição no II Seminário Metropolitano de Segurança Alimentar e Geração de Renda, realizado nos últimos dias 26 e 27 de novembro na cidade de Itanhaém, litoral de São Paulo. O evento foi destinado aos agricultores locais, pescadores artesanais, nutricionistas da região e gestores e teve como objetivo debater a inclusão social e a participação dos agentes locais no Programa de Alimentação Escolar, possibilidades e desafios da agricultura familiar e da pesca na região da Baixada Santista.

 Ana Beatriz, que também é componente do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Nutrição e Saúde Coletiva (Núcleo PENSO) do CES, esteve ministrando a Oficina Culinária ao lado das agricultoras locais. Entre os objetivos principais da oficina, estava o de incentivar o uso de alimentos cultivados na região das agricultoras por parte das aprendizes. Na oportunidade, a estudante pode desenvolver diferentes pratos, apresentando seus respectivos valores nutricionais.


O Seminário Metropolitano de Segurança Alimentar e Geração de Renda foi organizado pela Prefeitura de Itanhaém-SP, em particular pelo Banco de Alimentos. O convite para participação do Núcleo PENSO do CES se deu por parte da gestora Luciana Melo, a qual tem experiência reconhecida nacionalmente na Política de Segurança Alimentar e Nutricional.

Já a participação da aluna ocorreu através do intercâmbio firmado entre o Banco de Alimentos do município de Itanhaém e o Núcleo PENSO do CES/UFCG, que, por meio de suas coordenadoras, estão aproximando discussões pertinentes à Segurança Alimentar e Nutricional e a Educação Alimentar e Nutricional entre o litoral Paulista e o município de Cuité.



Rafaelrag com Ramsés França – Ascom/CES – 02.12.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário