domingo, 20 de abril de 2014

Corpo de Luciano do Valle é sepultado em Campinas

Familiares e colegas se emocionaram no velório na Câmara Municipal

Foto 1 / 8
Enterro do narrador esportivo Luciano do Valle, em Campinas
Enterro do narrador esportivo Luciano do Valle, em Campinas - Gustavo Magnusson/Fotoarena
O corpo do narrador esportivo Luciano do Valle foi enterrado na tarde deste domingo no cemitério Parque Flamboyant, em Campinas, no interior de São Paulo. O caixão do locutor foi coberto com a bandeira do Brasil e seu corpo foi vestido com um uniforme das transmissões esportivas da Band. Horas antes, o velório de Luciano - morto aos 66 anos de enfarto fulminante, em Uberlândia -, foi marcado por muita emoção na Câmara Municipal da cidade. A cerimônia, que foi aberta ao público, teve a presença de muitos curiosos, além de parentes e amigos. O comentarista e ex-jogador Neto e Flávia do Valle, viúva do narrador, eram os mais emocionados. A ex-jogadora de basquete Hortência e o jogador de sinuca Rui Chapéu também estiveram no local para prestar homenagens ao locutor, que nas décadas de 1980 e 1990 foi o principal responsável pela popularização de outras modalidades além do futebol. Nesta tarde, Luciano do Valle trabalharia na transmissão de Atlético-MG e Corinthians.
Luciano do Valle morreu depois de um infarto. A informação foi confirmada na noite de sábado pela funerária responsável pelo transporte do corpo para Campinas. Depois de passar mal em um voo que partiu de São Paulo para Uberlândia (MG), Luciano foi encaminhado ao hospital Santa Genoveva, onde chegou desacordado, de acordo com Luiz de Freitas Costa Neto, presidente do hospital. Os médicos tentaram reanimá-lo, sem sucesso.

O jornalista foi atendido pelo médico Roberto Botelho, que disse que o narrador reclamou de dores nas costas e no peito durante o voo para Uberlândia. "Esse é um sintoma bastante comum em casos de morte súbita por infarto, aneurisma e embolia pulmonar", disse Costa Neto, em entrevista ao site de VEJA. O corpo de Luciano foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), de Uberlândia, onde passou pelo procedimento de necropsia que determinou a causa da morte. O laudo completo da morte levará de quinze a trinta dias para ser finalizado, informou um funcionário do IML.
Foto 1 / 9
Ampliar Fotos
Fotoarena
Luciano do Valle durante coletiva de imprensa da Fórmula Indy 300 - Fotoarena


Biografia — Luciano do Valle nasceu na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, em 1947. Ele começou a carreira profissional aos 16 anos como locutor na Rádio Educadora, ao lado do radialista Lombardi Netto. Trabalhou na Rádio Brasil de Campinas, antes de ser convidado pelo locutor esportivo Pedro Luís Paoliello para atuar na Rádio Gazeta, em São Paulo. Em 1968, mudou-se para a Rádio Nacional (atual Globo).
Ele chegou à TV em 1971, pela própria Globo. Ali, substituiu Geraldo José de Almeida no posto de titular, na fase pré-Galvão Bueno. Pela emissora carioca, narrou o segundo título de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1, em 1974, e transmitiu duas Copas (1978 e 1982) e duas Olimpíadas (1976 e 1980). Quando saiu da Globo, teve uma rápida passagem pela Record, onde organizou o jogo de vôlei entre Brasil e União Soviética, no Maracanã, que detém, até hoje, o recorde de público numa partida de vôlei. Confira abaixo um vídeo de Luciano durante esta partida:
Na Band, Luciano estreou em 1983, onde criou o Show do Esporte, levando para a TV as jornadas esportivas do rádio. Ele foi precursor nas transmissões da Fórmula Indy, em 1985. Foi a partir da voz dele que o Brasil acompanhou a rivalidade entre as equipes de Hortência e Paula que, juntas, ganharam os Jogos Pan-Americanos de 1991, em Havana (Cuba), e o título mundial de 1994. Luciano foi uma espécie de promotor do boxeador Maguila, principal peso pesado brasileiro da história.

O locutor abriu espaço para as transmissões de jogos de basquete da NBA no Brasil e também para o futebol americano. Criou modelos bem sucedidos para a TV, como o Verão Vivo — transmitido de postos da Band no litoral brasileiro — e o Apito Final, base do modelo de mesa redonda que se popularizou nas últimas duas décadas. Ele comandou o programa de variedades Valle Tudo, o programa matinal Tudo em Dia e transmitiu desfiles de carnaval.

No início de 2012, Luciano teve um AVC que o obrigou a passar por sessões de fonoaudiologia, para reaprender a falar. Apesar da saúde debilitada, o narrador não se afastou das transmissões e não falava em aposentadoria. Uma operação na bexiga o tirou da cobertura dos Jogos de Londres de 2012 pela Bandsports. Seu último trabalho foi na final do Campeonato Paulista, quando o Ituano venceu, nos pênaltis, o Santos e levou o título.


Blog rafaelrag com o portal da Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário