sexta-feira, 16 de maio de 2014

Artigo - A evolução da Astronomia

HOJE, 16 DE MAIO, ACONTECE EM UMA ÚNICA ETAPA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA, NAS ESCOLAS CADASTRADAS, PARA ESTUDANTES REGULARMENTE MATRICULADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.


Artigo escrito pelo professor Rafael de Lima Rodrigues, publicado no portal de notícias da UFCG, no dia 9 de maio de 2014.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, edição 2014, acontece no dia 16 de maio, destacaremos neste mini-artigo os trabalhos iniciais de Galileu, a grande distância entre os planetas do sistema Solar garantirá apenas um rearranjo das Galáxias via Láctea e Andrômeda, após colisão.
A luz do Sol quando penetra na atmosfera espalha mais a cor azul, por isso vemos o Céu azul. Quando o homem pisou na Lua e olhou para o Céu viu a cor escura. Ao observar o Céu, à noite, vemos alguns Planetas do sistema solar, Venus, Marte, Júpter, Saturno, por exemplo. O que distingue um planeta da estrela é o fato de um planeta não piscar e a estrela pisca.  A  astronomia é uma das ciências mais antiga. Ela estuda todos os astros que estão no universo, fora da terra, planetas, estrelas, cometas, meteoros, etc, cujos temas  de investigação são as suas dimensões, constituição, evolução, movimentos, distância até a Terra, etc. Através do pensamento dos homens tem sido realizadas as descobertas astronômicas  com equipamentos que vêem se evoluindo cada vez mais com o passar dos tempos. Não confundir com astrologia, que não é uma ciência, estuda a influência dos astros na vida Terrestre.
As primeiras observações sobre essa ciência tão misteriosa que é a astronomia foram feitas com uma luneta por Galileu Galilei em 1610, luneta esta que ele mesmo construiu através de uma notícia de um instrumento similar na Holanda, tais observações teve grande repercussão em sua época. Galileu morreu em 1642 (ano em que naseu Isaac Newton). Ele observou com muita sutileza cada objeto desconhecido que se encontrava fora das estruturas da Terra. Porém, as primeiras análises podem ter sido dos Chineses, elaborando um calendário e os 365 dias de um ano, a aproximadamente 3.000 anos antes de Cristo e, a quase 4.000 aC eles previram os eclipses do Sol e da Lua. Devemos dizer também que muitos povos da Antigüidade como os babilônicos e posteriormente os gregos, diferenciaram os planetas, dos demais objetos celestes pelo movimento que eles realizavam.

Galileu Galilei, professor de matemática na Itália, construiu os primeiros passos para a formulação das leis da mecânica clássica, formulando as equações da cinemática do movimento sem atrito e o princípio da inércia (com uma pequena diferença daquele enunciando por Newton), a partir da observação de experiências simples, utilizando pela primeira vez o método científico. Ele foi o primeiro a utilizar o Telescópio para observar o Céu e descobrindo os quatro principais satélites de Júpiter. Galileu percebeu que o Sol estava parado e todos os planetas giravam em torno dele, mas teve que negar para não ser condenado a morte pela Inquisição. 

Ele ainda foi castigado, ficando preso até  morrer cego. Mas, antes Galileu de falecer deixou as suas observações sobre ciências anotadas e posteriormente foram confirmadas e publicadas. O Papa João Paulo II reconheceu esta grande falha da igreja católica.

A diferença básica entre a lei da inércia de Newton e a lei da inércia de Galilleu é a seguinte: Newton dizia que um corpo está em repouso ou em movimento retilíneo uniforme, enquanto que Galileu afirmava que um corpo estava em repouso ou em movimento circular uniforme, sendo que em ambos casos o estado do corpo seria alterado se existisse alguma força resultante não-nula atuando no corpo. A Astronomia foi não só uma das responsáveis pelo deslanchar da revolução intelectual dos últimos três séculos, mas suas descobertas continuam a suprir as surpresas curiosas aos cientistas deste início do terceiro milênio. Tudo isto começou com uma luneta na mão e muita curiosidade frente ao mundo.

A Lua está mais próxima da Terra do que o Sol, dando a impressão de que ela é maior do que o Sol. A Lua é o único satélite Natural da Terra, ela pode deflagrar um terremoto que esteja prestes a acontecer. O efeito de maré causados pela Lua podem causar um terremoto, já foi observado que o número de abalos na Lua atinge um máximo justamente quando a Lua se encontra próxima da Terra.

Corpos que durante sua formação consigam acumular massa maior que 0,08 massas Solares (~80 massas de Júpiter) se tornam estrelas, enquanto aqueles que não chegam a 13 massas de Júpiter se tornam planetas.

As estrelas se formam a partir da fragmentação, seguida da condensação, de nuvens de gás (principalmente de Hidrogênio) e poeira presentes nas galáxias. O tempo de vida de uma estrela depende basicamente da sua massa inicial. Quando comparamos o tamanho de uma estrela com o Sol, achamos que todas as estrelas são menores, mas no Universo existem estrelas de tamanho Gigante. Algumas delas não são vistas porque elas estão a distâncias muito grandes. A massa da estrela determina a sua temperatura central, que, por sua vez, determina a taxa de queima nuclear e, portanto, a sua evolução. As diferentes estrelas possuem diferentes idades. A idade máxima de uma estrela varia de alguns milhões até dezenas de milhões de anos. Ao observarmos a imagem de uma estrela medimos a sua distância utilizando uma unidade de medida denominada de ano-luz.
Um ano-luz é a distância percorrida pela luz durante um ano. O valor da velocidade da luz no vácuo é trezentos mil quilômetros por segundos, significa que a Luz percorre 300.000km em um segundo. Portanto, quando observarmos uma estrela a uma distância de 20 milhões de anos-luz de nós, ela pode existir ou está morta, pois, neste caso, a sua luz foi enviada a 20 milhões de anos atrás. Se a estrela viveu somente 10 milhões de anos, significa que a fonte emissora está completamente extinta e a estrela não está mais no mesmo local.

No caso do Sistema Solar, se acredita que os planetas se formaram a partir do material da nuvem que surge durante os estágios finais da formação do Sol, a estrela em torno da qual o planeta Terra executa um movimento de rotação. A imagem que vemos do sol leva aproximadamente oito minutos para chegar na terra, isto é, considerando a velocidade da luz no vácuo como sendo 300.000km/s e a distância do Sol para a Terra de 152 milhões de quilômetros, obtemos: t=d/v=8.4 minutos. Este é o valor da maior distância entre  o Sol e a Terra, a menor distância é 147 milhões de quilômetros.
No Universo, abrigam cerca de 10 bilhões de galáxias, também chamadas de “ilhas do Universo”. Nossa galáxia, a Via Láctea, vista no plano horizontal é do tipo “espiral normal” e observada de modo vertical apresenta a estrutura na forma de um disco voador. Todas as estrelas da Via Láctea estão em movimento de rotação ao redor do centro da Galáxia. Como disse o astrônomo americano Allan Sandage “As galáxias estão para a Astronomia assim como os átomos estão para a Física”. Está previsto uma colisão entre as galáxias via Lactea e Andrômeda, mas devido a grande distância entre os planetas a terra não verá a colisão poderá acontecer apenas um rearranjo, a via Láctea poderá deixar de ter a forma espiral.  Realmente, a distância entre os planetas da nossa galáxia, via Láctea, é muito grande: o planeta mais próximo do Sol, Mercúrio, está a uma distância de 58 milhões de quilômetros, o seguinte é Vênus (conhecido como estrela Dalva, que está a uma distância do Sol de 108 mil milhões de quilômetros. Na sequência, os outros seis planetas do sistema solar Marte, Júpter (o maior de todos), Saturno Netuno e Urano.

Finalizamos esta síntese sobre Astronomia com algumas afirmações para reflexão: “O cosmo é tudo o que existe, que existiu ou que existirá. Ao contemplarmos o Universo, sentimos que estamos próximos do maior dos mistérios.” Como deve ser curioso e fantástico estudar aquilo que nos rodeia, sabendo que se conseguirmos uma certeza para as inúmeras perguntas que ainda existem para o Universo, estaremos ajudando não só a nós evoluirmos como também a todo esse conjunto de mistérios que é o Universo.

Deus criou o Universo pensando no seu próprio descobrimento através daqueles a quem ele entregou o Dom da inteligência. O verdadeiro cientista tem consciência da existência do poder supremo que governa as leis da natureza, Deus.

O leitor pode encontrar mais informações sobre a importância da Astronomia, como por exemplo, a influência das estrelas em algumas atividades do homem, nos seguintes sites:




Rafael de Lima Rodrigues é professor da UFCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário