terça-feira, 15 de julho de 2014

Elefanta Lady é colocada em novo local na 'Bica', em João Pessoa

Segundo Edilton Nóbrega, secretário de Meio Ambiente do município, o recinto foi construído dentro de um modelo que leva em conta o maior conforto para o animal
Após quase 40 anos realizando apresentações em circos e percorrendo o país em containeres, a elefanta Lady passou a morar em um recinto projetado especialmente para ela desde a manhã da segunda-feira (14 de julho). O novo ambiente, construído no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), foi projetado levando em conta todos os requisitos necessários para proporcionar maior tranquilidade, segurança e bem-estar ao animal. O evento para marcar a entrega do ambiente acontecerá nesta terça-feira (15 de julho), às 9h.


Leia também: Elefanta de mais de 2t quebra cerca de proteção e fica solta dentro de parque em João Pessoa

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está proporcionando ao animal um espaço com quase 2 mil metros quadrados. O local oferece área para banho de sol, caminhadas, tanque, ambiente para cambiamento e, caso o animal não queira se expor, uma área de escape, revestida em madeira para garantir condições climáticas ideais e também privacidade e sossego. 


Segundo Edilton Nóbrega, secretário de Meio Ambiente do município, o recinto foi construído dentro de um modelo que leva em conta o maior conforto para o animal. “Ela não vai se sentir presa, dentro de uma jaula, pois há um grande espaço para passear, protegida por troncos de madeira, além de uma área coberta. O local é bonito aos olhos de quem visita e, acima de tudo, confortável para o animal, pois é essa a nossa intenção, oferecer bem-estar à elefanta”, afirmou.
A construção do novo ambiente seguiu orientações da ONG norte-americana Global Sanctuary for Elephants e foi aprovado por especialistas, obedecendo às regras da legislação ambiental. A nova casa foi projetada de maneira que os visitantes da Bica possam apreciar Lady sem interferir na qualidade de vida dela, preservando uma distância que oferece segurança, tanto para o visitante, quanto para o animal.
Animal engordou 
Ao chegar ao parque, o animal passou por um período de adaptação em um recinto provisório até a conclusão da nova moradia e, para a segurança dos visitantes e do próprio animal, a elefanta não ficou exposta à visitação pública. Enquanto o local era construído, Lady recebia todos os cuidados de biólogos e veterinários. A elefanta também teve toda a atenção do setor nutricional do parque e já engordou mais de 500 quilos com a dieta balanceada que é oferecida diariamente a ela. Com isso, o animal passou a pesar quatro toneladas.

Ao todo são 160 quilos diários de alimento distribuídos em cinco refeições, sendo três a base de frutas e duas de capim, além de uma ração concentrada de farelo de trigo e sal mineral, dada três vezes por semana. A dieta também é composta por uma grande ingestão de água.

Jair Azevedo, diretor do Parque Arruda Câmara, explicou que além da estrutura física, Lady continuará tendo todo o acompanhamento nutricional e médico veterinário. “Fazemos o possível para proporcionar bem-estar, não só para ela, mas para todos os animais que vivem no parque. Esse cuidado vai além da parte física, pois eles têm acompanhamento médico- veterinário e nutricional, aspectos importantes na manutenção do bem-estar do animal que está em cativeiro”, ressaltou

Diversas cidades brasileiras demonstraram interesse em receber o animal, mas Lady ficará definitivamente em João Pessoa, que foi escolhida pela qualidade do clima e pelo compromisso assumido pela PMJP de oferecer ao animal toda a infraestrutura que necessita para desfrutar de uma ‘aposentadoria’ com tranquilidade, segurança e bem-estar. “Esse é mais um exemplo de trabalho e coragem da gestão do prefeito Luciano Cartaxo”, enfatizou Edilton Nóbrega, ao falar do esforço para garantir a estrutura necessária ao bem-estar do animal.

O tratador de Lady, Maércio Neves, também está se aposentando. Ele cuidou do animal por quase 40 anos e se considera “pai” da elefanta. “Durante vários anos acompanhei Lady, que tem temperamento dócil”, afirmou.

Origem

Nascida em cativeiro, a elefanta Lady passou os últimos anos como uma das principais atrações do Circo Europeu Internacional, até ser doada à Prefeitura Municipal de João Pessoa. A Secretaria de Meio Ambiente, com isso, preparou o Parque Zoobotânico Arruda Câmara - Bica para receber, pela primeira vez, um animal deste porte. Lady está atualmente com 40 anos e a expectativa de vida de um elefante varia de 80 a 100 anos.
 
Blog rafaelrag com o portalcorreio

Nenhum comentário:

Postar um comentário