sábado, 19 de julho de 2014

Ricardo assina acordo para realização da RoboCup 2014 em João Pessoa, com início neste sábado, 19 de julho

O governador Ricardo Coutinho recebeu na quinta-feira (17 de julho), na Granja Santana, os coordenadores da RoboCup 2014 – Esporte, Ciência, Tecnologia, Educação, o maior evento mundial de robótica e inteligência artificial. Na ocasião, ele e o presidente da RoboCup Federation, o italiano Daniele Nardi, assinaram um termo que confirma o aval da entidade ao acordo de cooperação firmado entre o Governo da Paraíba e a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) para a realização do evento. Ambas as partes reafirmaram a disposição no apoio mútuo para viabilizar a competição internacional.
A Copa do Mundo da Robótica será realizada em João Pessoa no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, no período de 19 a 25 de julho (uma semana após a Copa Mundial de Futebol que será realizada no Brasil). A capital paraibana concorreu com a cidade de Fortaleza e venceu a disputa para sediar a RoboCup 2014, sobretudo porque os organizadores, após visitarem vários lugares no país, decidiram que as modernas instalações do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima são o ambiente ideal para sediar o mega evento. As articulações do Governo da Paraíba, em parceria com o Convention Bureau João Pessoa, também foram fatores decisivos na escolha.
Ricardo Coutinho destacou que a atração desse evento internacional para João Pessoa é mais um passo que o Estado dá na busca da estruturação de um turismo com sustentabilidade. E comemorou: “Agora, o mais importante é a qualidade da RoboCup, porque é um evento de tecnologia e a cidade vai se transformar na grande aldeia global com gente de vários países e credos unidos pela tecnologia”.
O governador lembrou que quando foi prefeito da capital incluiu a robótica no ensino fundamental e agora no Estado faz a mesma coisa no ensino médio. Segundo ele, o Brasil somente se tornará competitivo através dos benefícios da tecnologia. “Agradeço à organização do evento pela escolha de João Pessoa e dizer que contem com uma cidade hospitaleira, organizada e que o povo de nosso Estado contribuirá para que a edição aqui seja a melhor de todas”, afirmou.
Ricardo ressaltou ainda o papel que tem tido o Convention Bureau de João Pessoa que há alguns anos vem trabalhando na captação da RoboCup 2014 e de outros grande eventos regionais, nacionais e internacionais.
Professores Cláudio Furtado(UFPB) e Rafael Rodrigues (UFCG)
O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), Cláudio Furtado, avaliou que a RoboCup vai colocar a Paraíba no cenário internacional de grandes eventos tecnológicos. “Nossos estudantes, nossos pesquisadores terão acesso ao que há de mais moderno na área de robótica”, comemorou. O Governo do Estado, por meio de várias secretarias, está elaborando uma logística nas áreas de segurança, infraestrutura, hotelaria, transportes, estrutura para a imprensa de todo o mundo. A RoboCup2014 será lançada oficialmente no dia 28 de novembro.
A professora Esther Colombini, da Unesp, integra a organização do evento e afirmou que o apoio do Governo da Paraíba foi fundamental para que João Pessoa conseguisse ser a sede da RoboCup. Esther destacou que se trata de um dos eventos mais difíceis de se realizar porque envolve cerca de 2.000 robôs de vários tipos e tamanhos, desde os que ajudam a resgatar vítimas em desastres a robôs que dançam, jogam futebol e ajudam a fazer comida. “Esses robôs são inteligentes, não têm controle remoto, ninguém opera por eles. Todo o conhecimento deles vem da área da inteligência artificial”, ressaltou.

O professor Alexandre Simões, que também é da Unesp e um dos coordenadores gerais da RoboCup2014 no Brasil, disse que a expectativa é muito grande para o evento mais importante do mundo em tecnologia. “Pesquisadores de mais de 50 países se reunirão para mostrar os desenvolvimentos na área de robótica inteligente que vão estar presentes nas nossas vidas nos próximos anos”, declarou. Esta é a primeira edição na América do Sul.
Ferdinando Lucena, gerente executivo do Convention Bureau de João Pessoa, acompanhou a comitiva da RoboCup e avaliou que a Paraíba definitivamente entrará na rota dos grandes eventos internacionais.
A RoboCup2014 vai atrair mais de 60 mil visitantes, incluindo turistas de várias partes do mundo, que virão ao Brasil para a Copa Mundial de Futebol. Os participantes, em torno de 4 mil pessoas, incluem os pais das 1.500 crianças e adolescentes que competirão utilizando 2.000 robôs inteligentes. A competição internacional terá 600 equipes de 50 países de todos os continentes.
O projeto é organizado pelos mais importantes centros de pesquisa e desenvolvimento de robôs móveis autônomos e inteligência artificial, a exemplo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Universidade Estadual Paulista (Unesp), UFPB, UFCG, dentre outros.
A RoboCup teve sua primeira edição em 1997, no Japão. Na sequência o evento foi realizado na França, Suécia, Austrália, Estados Unidos, Japão (2002), Itália, Portugal, Japão (2005), Alemanha, Estados Unidos (2007), China, Áustria, Singapura, Turquia, México e Holanda, país que sediou a 17ª edição este ano.
Nas áreas da competição destaca-se o RoboCup Soccer, mas existem ainda as áreas de RoboCup Rescue, RoboCup Home, RoboCup Junior.
Nos sete dias do grande encontro internacional da comunidade científica no campo da robótica e da inteligência artificial acontecerão debates, palestras, seminários e demonstrações que reunirão estudantes, pesquisadores e cientistas em discussões de alto nível no campo do conhecimento tecnológico.
A RoboCup 2014, em parceria com o Governo federal, Governo da Paraíba e Pprefeitura de João Pessoa, vai promover a capacitação de professores da rede pública brasileira em larga escala, utilizando a robótica educacional. Pesquisadores e professores brasileiros vão compartilhar metodologias, experiências e materiais didáticos capazes de levar um pouco do conhecimento da robótica a escolas de todo o Brasil.
Exposição – No Centro de Convenções, será instalada uma exposição de robôs de ponta desenvolvidos no Brasil e nos mais de 40 países que estarão representados na RoboCup. Nesse espaço as pessoas poderão conhecer de perto diversos tipos de robôs e os mais modernos sistemas de inteligência artificial. 
Blog rafaelrag com Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário