quarta-feira, 23 de julho de 2014

SEMANA DAS MULHERES NEGRAS É ABERTA NA CAPITAL JOÃO PESSOA

Promover a afirmação da identidade das mulheres negras na perspectiva de inclusão social e cidadania foi o tema abordado na abertura da Semana das Mulheres Negras. A solenidade aconteceu na tarde desta segunda-feira (21) no auditório da Ordem dos Advogados da Paraíba (OAB-PB), em João Pessoa.

O evento teve início com a apresentação do grupo de capoeira Angola Palmares, do bairro do Roger, que homenageou Dandara, uma guerreira que lutou junto com Zumbi do Palmares pela libertação dos escravos. Em seguida, houve conferência com a participação da secretária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), Socorro Borges; da coordenadora de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa, Socorro Pimentel; e da professora da Universidade Federal da Paraíba, Solange Rocha.

“As mulheres negras são invisíveis tanto no cenário político quanto na sociedade como um todo. Estamos aqui trazendo temáticas que vão fazer com que os serviços públicos e a sociedade possam ficar em alerta de que precisamos ser sujeitos de direitos que nos têm sido negados historicamente. Como gestora negra, vemos como uma oportunidade também de dar visibilidade ao nosso fazer. Essa semana vamos abordar diversas vertentes, da saúde à cultura, além da educação”, ressaltou Socorro Pimentel.

Segundo Girlane Lima, coordenadora de Educação Inclusiva da SEPPM, a Semana das Mulheres Negras é uma oportunidade para a reflexão e o debate sobre a questão das políticas públicas para as mulheres. “Quando olhamos a condição da mulher negra na sociedade, vemos que há muitos desafios ainda, seja no mercado de trabalho, na inclusão de uma forma geral, nas políticas, na discriminação ainda sofrida de forma simbólica ou direta. Essa semana foi construída nessa perspectiva de refletirmos a condição dessas mulheres e que caminhos podemos tomar para que possamos superar essa situação”, afirmou.

Programação - A programação da Semana das Mulheres Negras segue nesta quarta-feira (23), a partir das 14h, com a oficina Mulheres Negras, Saúde e Ervas, no Centro de Práticas Integrativas e Complementares em saúde, no bairro do Valentina Figueiredo. A oficina será ministrada pela sacerdotisa Mãe Lúcia de Omidewá, a médica homeopata Margareth Leite e a terapeuta holística Maria Neusa Justino. Na quinta (24), a partir das 17h, a contramestra Malu vai dar oficina de capoeira para mulheres, na Casa Pequeno Davi, no Roger.

Já na sexta-feira (25), às 9h, ao lado do Mercado de Mangabeira, o grupo mulheres Flores da Jurema preta farão uma apresentação em alusão ao dia 25 de julho. À tarde, às 14h, uma roda de diálogo vai discutir o tema “Mulheres Negras, Mortalidade Materna e Violência Obstétrica”, no auditório de Atenção à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Participam da discussão Jô Pontes (SEPPM), Elisabete Alves (SEPPM) e Perla Figueiredo (SMS).

O encerramento será no sábado, dia 26, com uma programação especial do Projeto Sabadinho Bom. A cantora Karyna Spinelli se apresenta na Praça Rio Branco, a partir do meio dia.

Fonte: PMJP
Blog rafalerag com Bibiu do Jatobá, conselheiro estadual da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário