sexta-feira, 15 de agosto de 2014

João Pessoa sedia etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, nesta sexta, 15 de agosto

ESTUDANTES DE ALAGOA GRANDE PARTICIPARÃO DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA NA CAPITAL PARAIBANA, NESTA SEXTA, 15 DE AGOSTO
Estivemos ontem no colégio estadual e registramos algumas imagens de estudantes do Colégio Estadual PHB de Alagoa Grande fazendo um treinamento, sob a supervisão do professor André e da professora Eliane, para participar nesta sexta-feira, 15 de agosto, da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, cuja  competição regional  acontecerá em João Pessoa. Os estudantes classificados participaram da etapa final da competição, a ser realizada no próximo domingo, 17.
 
 


Professora Eliane




 
 
 
 





 
 
sedec_robotica_foto_deniselima_ (12)A oitava edição da Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR), etapa regional, foi aberta oficialmente na terça-feira (12 de agosto), na Estação das Artes, prédio que fica ao lado da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A solenidade de abertura contou a presença do presidente da Fundação de Apoio da Pesquisa (Fapesq), Claúdio Furtado; a representante da Secretaria de Estado da Educação, Uleica Aragão; e do secretário de Educação do Município de João Pessoa, Luiz de Souza Júnior.
“Daqui poderá sair futuros participantes para a competição mundial que acontecerá na China”, disse o secretário de Educação do Município, ressaltando que João Pessoa triplicou os investimentos em robótica no ano passado e que a Secretaria de Educação trabalha sempre a robótica na perspectiva interdisciplinar.
O representante da Fapesq, Claudio Furtado, disse que eventos como esse são muito importantes para o desenvolvimento científico e que neles são plantadas sementes para que pesquisas maiores possam acontecer.


No Brasil, cerca de 2.000 equipes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares participam do evento. A Paraíba é o segundo Estado com maior número de escolas inscritas, com 291 equipes, sendo 130 competindo no nível 1 (ensino fundamental) e 161 equipes competindo no nível 2 (ensino médio). Do município de João Pessoa participam 157 equipes, sendo 115 do nível 1 e 42 do nível 2.
A diretora-geral da Estação Cabo Branco, Marianne Góes, abriu o evento e comentou que a Estação, juntamente com a Secretaria de Educação do Município, foi pioneira na Paraíba no investimento na área de robótica e que da Capital poderá sair o representante para o mundial da China.
Eliminatórias - Serão três rodadas, onde os robôs construídos pelas equipes terão que cumprir tarefas no menos espaço de tempo e sem cometer erros. A primeira rodada é às 10h, a segunda às 14h e a terceira às 16h. As eliminatórias acontecem nos dias 12, 13 e 15 de agosto (terça, quarta e sexta-feira). Nesta fase são classificadas 30 equipes do ensino fundamental (nível 1) e 37 do ensino médio (nível 2). A etapa final acontecerá no domingo (17).
Depoimentos - O Colégio Pio XI Bessa participa da OBR desde 2010. O professor e coordenador de tecnologia da escola, José Leonardo Tavares de Carvalho, disse que o nível da OBR subiu muito e a cada ano mais alunos tem interesse em participar da competição. O Pio XI este ano trouxe quatro grupos de estudantes para competir nos dois níveis. São alunos com idade entre 12 até 15 anos.
sedec_robotica_foto_deniselima_ (6)A estudante Valéria de Sales Rodrigues, 16 anos, da Escola Estadual Dr. Antônio Batista Santiago, do município de Itabaiana, disse que a Olimpíada é uma grande oportunidade para desenvolver o que aprendeu na sala de aula. “Aprendemos a fazer programação, criar os sensores e a montar os robôs”, disse Valéria, que participa em uma equipe do nível 2 da OBR.
“É a união do útil com o agradável a robótica em nossa vida”, comentou o estudante Felipe Araújo da Silva Queiroz, 16 anos, também da Escola Dr. Antônio Batista, de Itabaiana, município que fica a 58 quilômetros da Capital.
Premiação – Os três primeiros participantes da OBR que se destacarem na modalidade prática em sua regional receberão medalhas. As medalhas da modalidade prática são entregues em cerimônia de premiação no local do evento, logo após a apuração dos vencedores. Haverá ainda prêmios extras para melhor estreante, melhor escola pública, escola privada, prêmio extra robustez (robô mais robusto da competição), inovação (robô com algum processo inovador), elegância (robô mais bonito e melhor acabado) e prêmio dedicação (que mais se dedicou, ajudando a si própria, bem como outras equipes, a superarem desafios ao longo da competição regional).
A OBR prossegue até o dia 17 de agosto e as arenas da competição estão instaladas na Estação das Artes, prédio ao lado da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.
Serviço:
Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) – Etapa Regional
Período: 12, 13, 15 e 17 de agosto.
Horário: 8h às 21h.
Local: Estação das Artes, prédio ao lado da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.
A entrada é aberta ao público de todas as idades.
Fones: 3214.8270 – 3214.8303
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb
 
Blog rafaelrag com o G1PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário