quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

HUMANISTA E X-PREFEITO DE JOÃO PESSOA, LUCIANO AGRA MORRE AOS 62 ANOS

Agra morreu na quarta, 10 de dezembro,  após complicações no quadro de AVC hemorrágico.

Adendo do blog rafaelrag. Após Luciano Agra coordenar o orçamento democrático no Jardim Treze de maio, em João Pessoa, em março de 2012, ele visitou Dona Nice de Alagoa Grande, mãe do professor Rafael Rodrigues.  

 Dona Nice pediu para ele dar mais atenção as pessoas necessitadas. Naquele dia, no final da reunião uma mãe de 9 filhos pediu ajuda a Luciano Agra. Ele pediu para ela passar na prefeitura, para receber uma ajuda. A mulher pediu um emprego para um de seus filhos. 
                       Mãe de 9 filhos pedindo ajuda
Leia mais

O ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, faleceu na noite desta quarta-feira (10), por volta das 22h10, no Hospital Memorial São Francisco, na Capital, devido a complicações no quadro de acidente vascular cerebral sofrido há uma semana. A informação foi confirmada pelo cardiologista e diretor da instituição de saúde, Dr. Ítalo Kumamoto. Na última quarta-feira (3), ele havia dado entrada às pressas na unidade, onde passou por cirurgia. Com o passar dos dias, o quadro clínico foi evoluindo de maneira estável e os médicos chegaram a reduzir a sedação. O estado de saúde voltou a piorar nesta quarta e o problema se mostrou irreversível. Luciano Agra era formado em arquitetura pela UFPE com mestrado em engenharia urbana na UFPB.

 Dentre os cargos que já ocupou destacam-se os de diretor técnico da Companhia de Pró-Desenvolvimento de Campina Grande, de secretário executivo da Comissão Estadual de Gerenciamento Costeiro e de coordenador da Câmara Especializada de Arquitetura do CREA/PB, além de ter atuado como arquiteto nas prefeituras de João Pessoa e Campina Grande e no governo do estado da Paraíba. Foi também secretário municipal de planejamento durante o primeiro mandato de Ricardo Coutinho como prefeito de João Pessoa. Filiado ao PSB, concorreu em uma 'chapa pura' como candidato a vice-prefeito de João Pessoa na chapa encabeçada por Ricardo Coutinho (então candidato à reeleição) nas eleições municipais de 2008, sendo eleito em 1º turno junto com o titular com cerca de 74% dos votos válidos. Por causa da assumiu a prefeitura de João Pessorenúncia de Coutinho à prefeitura de João Pessoa para a disputa de sua campanha vitoriosa ao governo da Paraíba nas eleições de 2010, Agra é empossado como prefeito da capital paraibana em 31 de março de 2010. 

Em 2012, com sua gestão chegando à marca 70% de aprovação mas com apenas 17% das intenções de voto, renuncia à pré-candidatura das eleições municipais em João Pessoa em carta aberta. Por várias vezes demonstrou desejo de voltar a ser candidato mesmo com o PSB já tendo como pré-candidata a ex-secretária de planejamento Estelizabel Bezerra. Após reafirmar publicamente seu desejo de concorrer à prefeitura municipal de João Pessoa registra sua pré-candidatura no PSB mas fica fora da disputa, perdendo nas prévias do partido para Estelizabel Bezerra, nome apoiado pelo governador Ricardo Coutinho e por 69% dos filiados ao PSB presentes na convenção. Em 2014 ele participou novamente do processo eleitoral concorrendo a primeiro suplente do candidato a senado Wilson Santiago (PTB), mas não venceu, ficando apenas em terceiro lugar.

Blog rafaelrag com o Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário