domingo, 21 de dezembro de 2014

INFORMATIVO GEMAG ESCLARECE A POPULAÇÃO DE ALAGOA GRANDE SOBRE AS REAIS CONDIÇÕES DA BARRAGEM DE PITOMBEIRA. PARTE I

 O programa informativo GEMAG-Grupo de estudos multidisciplinar de Alagoa Grande vai completar um ano, no dia 31 de dezembro, no ar todos os domingos, das 11:30h às 13h, sob coordenação do professor Rafael rodrigues (UFCG, campus Cuité). 
O professor Rafael Rodrigues, no domingo, 14 de dezembro, iniciou o programa de sua residência e Antônio Lima do Conselho Tutelar ficou nos estúdios com o sonoplasta Rodrigo. 
O professor Rafael entrevistou ao vivo, o  Sr. José Izidio, irmão de Coronel de Alagoa Grande, que acabara de chegar da barragem de Pitombeira, para visitar o seu pai Manoel,  residente também na Rua sete de setembro, em frente a casa do professor Rafael. A entrevista aconteceu  na calçada da casa do Sr. Manoel, dando a oportunidade para o povo escutar as explicações das reais condições da construção da barragem de Pitombeira.
Professor Rafael. è verdade que parou a construção da barragem? 
José Izidio. A construção da barragem está parada há quase 3 semanas e as máquinas estavam no local.
Professor Rafael. Qual a situação do pagamento das indenizações?
José Izidio. Os moradores ainda não receberam o pagamento das indenizações. 
Professor Rafael. Se chover muito esse final de ano as águas poderiam inundar as casas? 
José Izidio respondeu que sim. A empresa COZAMPA já levantou mais de 6 metros do balde da barragem e isso é suficiente para juntar muita água, podendo inundar a casa de Dona Nena.
Professor Rafael. Você que trabalha em construção, qual o nível de segurança da barragem? 
José Izidio. A obra de Pitombeira está sendo bem feita, a população pode ficar tranquila.
Mas,  os moradores de Pitombeiras, que residem dentro da área onde está sendo realizada a obra, estão aguardando a decisão judicial, para sair das casas.






Blog rafaaelrag

3 comentários:


  1. Joao Gonçalves Chaves. A grande preocupação da população nesse instante, ao meu ver, está afeta a possibilidade de uma inundação, mesmo que tenha sido feito uma elevação do nível normal da barragem. Não sei qual é a extensão da barragem de Pitombeiras, digo largura x profundidade ou a distância do vértice até o local mais raso da barragem. No entanto professor Dr Rafael, o senhor que é um homem inteligente de saber que uma obra inacabada, em se tratando de uma barragem, o povo de Alagoa Grande que foi vítima há poucos anos de Camará, deve ficar em ALERTA, uma vez que as experiências que tiveram não foi das melhores, haja vista que os acontecimentos não foram tão bons, e, ainda hoje existem muitos processos na justiça que não foram solucionados. Mais não é motivo de haver tanto pânico. Sabemos da responsabilidade do Governador do Estado, que deve está atento as condições da obra, até o presente momento. Creio que é uma obra relevante, para uma população que clama pelo líquido mais precioso, contudo água é vida, digamos assim.
    Desta feita, esperamos uma solução de percusso, uma vez que, os alagoa-grandenses necessitam da conclusão dessa tão esperada barragem para garantir o consumo normal de água pela população da cidade, que, por falta de investimentos, vem sofrendo com problemas de falta de água, principalmente nos meses de verão quando os níveis dos seus reservatórios começam a baixar seus níveis hídricos. Esperamos que a sensibilidade do poder local, se torne uma realidade como é uma realidade a administração do Governo do Estado,Ricardo Coutinho, e que venham solucionar de uma vez por todas as dificuldades do abastecimento singelo de Alagoa Grande, contudo, o Governo do Estado senhor, não mede esforço como sabemos e vem se empenhando, ao longo dos anos de sua vida pública mostrando seu trabalho incansável em todos os município do Estado da Paraíba, até mesmo onde não existia obras de governos anteriores. A Paraíba é hoje uma realidade, na construção de obras asfálticas, estradas e conservação das mesmas. Não é motivo de pânico, esperamos que tudo seja solucionado da melhor forma possível, para melhorar a condição da vida e o abastecimento de água da cidade.
    22 de dezembro de 2014 às 06:04 · Descurtir · 4

    ResponderExcluir

  2. Marcelo Felix Lopes. Joao Gonçalves Chaves, segundo informações colhidas por mim, com um dos responsáveis pela obra (que está sendo feita seguindo todos os padrões de qualidade e segurança), as dimensões da estrutura principal (balde ou talude) são:
    - 150m de comprimento;
    - 75m de largura (base);
    - 6m de largura (topo);
    - 25m de altura;
    Infelizmente não tem como saber (ainda) a extensão total da "bacia". Acompanho essa obra "desde a primeira pá de terra retirada" e acredito que a mesma será a redenção do nosso problema com as constantes faltas d´água.

    p.s.: tive o cuidado de acompanhar desde o início, pois também fui vítima (com bastantes perdas materiais) da Barragem de Camará, em 17/06/2004.
    31 de dezembro de 2014 às 19:38 · Descurtir · 2

    ResponderExcluir

  3. Joao Gonçalves Chaves. Marcelo, amigo... Camará também tinha todos os parâmetros legais e dentro das normas técnicas. O que aconteceu!!! Vitimou Alagoa Grande e Mulungu, como também outras cidades ribeirinhas seguindo o curso do rio. Nada melhor do que se inspecionar hoje, uma vez que esteja dentro do padrões normais e técnicos, para evitar futuros problemas, e que, o povo de Alagoa Grande e de outras localidades não venham sofrer os vexames que passaram nessa época..
    8 de janeiro às 18:50 · Editado · Descurtir · 1
    Joao Gonçalves Chaves Chaves
    Joao Gonçalves Chaves Chaves Sabemos da responsabilidade do senhor Governador Ricardo Coutinho e de todos os técnicos responsáveis pelos estudos para firmar á Barragem de Pitombeiras, que virá a sanar em definitivo os problemas de falta d'água em nossa terra.
    31 de dezembro de 2014 às 20:45 · Descurtir · 1

    ResponderExcluir