domingo, 4 de janeiro de 2015

Pirataria on-line causa perda de R$ 800 milhões

Adendo do blog rafaelrag. Além de representar riscos para as empresas e marcas, pirataria de medicamentos é também um problema de saúde pública.

O Brasil perdeu ao menos R$ 800 milhões com a venda de produtos piratas pela internet em 2014. Os dados se referem ao período de janeiro ao início de dezembro, sem computar as vendas de Natal.
Na melhor época do ano para o comércio, estima-se que tenha havido uma expansão de 25% a 30% no comércio eletrônico de itens falsificados ou contrabandeados, em relação ao Natal de 2013.

Os dados são do Fórum Nacional de Combate à Pirataria (FNCP), que recentemente lançou o "piratômetro" (www.clickoriginal.org), um portal para empresas e consumidores denunciarem o comércio pela internet de produtos falsificados ou de origem suspeita —a maior parte vinda da China, com preços subfaturados. O fórum é integrado por 32 entidades.
O "piratômetro" foi desenvolvido em parceria com uma empresa que atua no setor de combate a fraudes bancárias e funciona com um sistema semelhante ao do impostômetro da Associação Comercial de São Paulo.

O site publica, a partir de informações mapeadas em alguns segmentos, as perdas com a pirataria.
Entre os setores campeões de denúncia no site estão perfumaria e cosméticos, brinquedos e medicamentos.

Blog rafaelrag com Cláudia Rolli - Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário