quinta-feira, 26 de março de 2015

Acordo garante a continuidade do transporte escolar em Alagoa Grande



Subida da serra de Paquivira, em Sapé de Julião.
Adendo do blog rafaelrag. Vemos o problema se repetindo sempre no início do ano letivo em Alagoa Grande. Os gestores da prefeitura ficam esperando um ofício dos diretores das escolas estaduais para autorizar os ônibus, que transportam os estudantes da zona Rural. Este ano, os estudantes passaram 5 semanas sem poder assistir aulas por falta de transporte. Agora, os estudantes da sera de Paquivira estão descendo a pé, porque as chuvas causaram grandes buracos,, na subida, em Sapé de Julião. Isto poderia ser resolvido com a conclusão do calçamento da  Macaíba, sendo, inclusive,  um percurso menor para chegar na Paquivira, diminuindo 6,5 km. Indo por Sapé de Julião o percurso é de 8km. 
                                Estudante Leilane do colégio estadual PHB todos os dias
                                 percorre este  percurso do Morro da Macaíba.
O ex-gestor Bosco Júnior fez o calçamento de acesso ao morro da Macaíba, deixando a parte intermediária para depois. Realmente foi uma grande incompetência da firma responsável por esta obra inacabada. O atual gestor, o prefeito Bôda, está conseguindo ser pior, porque o seu secretário de infraestrutura Jotinha ainda não concluiu o pouco que falta. Neste trecho carro não sobe.   
Será que vai ser necessário acionar o ministério público para ser feito a conclusão do calçamento da Macaíba?

 A Promotoria de Justiça de Alagoa Grande e o Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Educação realizaram, na tarde de segunda-feira, 23 de março, um audiência com representantes da Prefeitura de Alagoa Grande e da Secretaria Estadual de Educação para intermediar uma solução que garanta a continuidade do transporte escolar para os alunos da rede estadual do município.

Participaram da reunião o promotor de Alagoa Grande, João Benjamim Delgado Neto, a coordenadora do Caop da Educação, Ana Carolina Coutinho, o prefeito de Alagoa Grande, Hildon Régis, a secretaria de Educação do Município, Mônica Pereira, e os representantes da Secretaria de Educação do Estado, Thiago Medeiros e Ana Priscila, e as servidores do Caop da Educação.

Segundo os representantes da prefeitura, o município de Alagoa Grande faz o transporte dos estudantes da rede estadual local, através de uma pactuação com o governo do Estado, mas o repasse feito pelo Estado é muito pequeno para custear o transporte, o que tem sobrecarregado o município.
Leia mais
De acordo com dados apresentados pela Secretaria de Educação de Alagoa Grande, atualmente existem 641 alunos da rede estadual cadastrados no transporte escolar e 470 estudantes da rede municipal. O valor repassado pelo Estado é de R$ 75.900 por ano, o que insuficiente, já que a prefeitura gasta R$ 85 mil por mês. Os representantes da Secretaria Estadual de Educação afirmaram que uma solução já está sendo estudada.

Uma nova audiência será realizada no próximo dia 31 de março, às 16h, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, quando Estado e Município vão apresentar planilhas sobre os custos do transporte para encontrar a solução.

Blog rafaelrag com Cristiano Alves /MPPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário