segunda-feira, 2 de março de 2015

Banhista registra tromba-d’água na orla do Grande Recife

Rajadas de vento arrastaram guarda-sóis e cadeiras em praia de Jaboatão.

União de sistemas meteorológicos pode ter causado fenômeno, diz Apac.


Tromba d'água na orla do Grande Recife (Foto: Reprodução / G1)
Um fenômeno meteorológico assustou banhistas que estavam na orla de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na tarde deste domingo (1º). De acordo com a meteorologista Edvânia Santos, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o fenômeno se trata de uma tromba-d’água. A banhista Talitha Sampaio estava na praia de Candeias e registrou a passagem da ventania, que veio do mar em direção ao continente. 

Tromba-d'água assustou quem estava na orla do Grande Recife neste domingo (Foto: Reprodução / G1)..
..
"A gente tem dois sistemas atuando nesse momento aqui no estado, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIP), que vem do oceano trazendo umidade, e o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que já estava no estado. Os dois trazem umidade e nuvens mais densas. Isso pode ter contribuído para a ocorrência do fenômeno, pois geram ventos fortes. Pelos vídeos que vi, se trata de uma tromba-d’água", explicou meteorologista.

A microempresária Talitha Sampaio contou ao G1 que o fenômeno ocorreu por volta das 13h. Ela estava na praia quando percebeu "um pequeno tornado em alto-mar", vindo na direção da orla. "Eu estava em Jaboatão, olhando sentido Recife, e havia uma nuvem toda escura. De repente, clareou e as nuvens vieram para cá. Na altura de Piedade, tinha uma nuvem muito pesada e parecia um redemoinho dentro do mar vindo do céu. Vi de longe o vento passando pela areia e pelos prédios. Eu me arrepiei toda", afirmou Talitha.
O médico Arthur Tavares estava na Praia de Boa Viagem, no Recife, e também avistou o fenômeno. "Dava para enxergar de onde eu estava. O tempo estava bem fechado e começou a descer aquela tromba-d'água até tocar o mar e veio vindo para a orla. Chamou a atenção de todo mundo, ninguém sabia o que ia acontecer quando chegasse à areia, se era uma tromba-d'água mesmo ou um tornado. Desapareceu quando chegou à areia", relatou.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima ainda informou que vai analisar as imagens para estudar a ocorrência. "Recebi um vídeo e vi que dessa nuvem sai um cone que vai até a superfície do mar, o que a gente entende ser uma tromba-d’água de pequena escala. Como é um fenômeno localizado  não há como prever, é muito pontual", acrescentou Edvânia Santos.

Blog rafaelag com Rafael Macena via G1PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário