segunda-feira, 20 de abril de 2015

Comemora-se nesta terça-feira os cem anos da Teoria da Relatividade Geral



Adendo do blog rafaelrag. Da UFCG, campus Cuité, participarão do evento comemorativo dos 100 anos da Teoria da Relatividade Geral, na estação Ciência, em João ´Pessoa, os professores de Física Rafael Rodrigues e Pedro II. O professor Rafael, ministrou aulas ontem no curso de Licenciatura em F´sica de Cuité. Ele está levando os seus dois filhos Renan e Camille.

A Teoria da Relatividade Geral, criada pelo físico Albert Einstein, completa 100 anos de publicada. Para comemorar a data, será realizada, nesta terça-feira (21), uma conferência sobre o centenário com palestra do diretor do Instituto de Astrofísica Relativista (Icra), o professor italiano Remo Ruffini. O evento ocorre, às 16h30, no auditório da Estação Cabo Branco, no Altiplano, em João Pessoa. A entrada é gratuita e aberta ao público de todas as idades.

“O evento não se destina apenas para o público científico, mas para todas as pessoas que têm interesse pela Física, matemática, pela vida de Albert Einstein ou pela teoria da relatividade”, comentou o professor Carlos Romero, do Departamento de Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A Conferência em João Pessoa faz parte de uma programação maior e itinerante, o ‘Cesar Lattes Meeting II’, que acontecerá no período de 13 a 22 de abril também em Niterói (RJ), Recife (PE) e Fortaleza (CE).

Na Estação

O evento em João Pessoa é organizado pelo Instituto de Astrofísica Relativista, com sede na Itália, em parceria com o Departamento de Física da UFPB e a Estação Cabo Branco. Após a conferência do professor Remo Ruffini, haverá palestra com o professor Carlos Romero, que tem como tema ‘Einstein and Weyl: on the quest for unification’ (Einstein e Weyl: em busca da unificação).

Na ocasião, Carlos Romero irá falar sobre a importância da Teoria da Relatividade Geral para a Ciência Moderna e os avanços que esta levou a humanidade ao conhecimento do universo. “Na oportunidade falarei também sobre a biografia do mais famoso físico moderno, cujas ideias transformaram profundamente nossa visão do mundo”, comentou.

Quem foi?

O físico Albert Einstein nasceu na Alemanha no ano de 1879 e até hoje é conhecido pela sua genialidade. Com sua Teoria da Relatividade mudou o pensamento da humanidade a respeito de tempo e espaço. Em 1921, esta notável figura recebeu o Prêmio Nobel de Física ao explanar sua teoria quântica, que apresentava esclarecimentos sobre o efeito fotoelétrico.

Este brilhante físico era de origem judia, e, como todo povo judeu, ele foi perseguido pelos nazistas. Contudo, ele conseguiu deixar a Alemanha, passando primeiramente pela Inglaterra, e, posteriormente, estabeleceu sua moradia nos Estados Unidos, onde se naturalizou cidadão americano.

Este grande homem, que tanto contribuiu com sua genialidade, passou os últimos anos de sua vida em busca de uma teoria onde pudesse trabalhar ao mesmo tempo com a matemática e as leis da física. Contudo, sua busca não pôde ser concluída, pois em 1955 o mundo perdeu este cientista de cérebro brilhante. 

O evento também terá observação telescópica do céu a partir das 18:30h com um telescópio refletor de 300mm com sua montagem equatorial robotizada equivalente a uma EQ8, montagem que foi construída pelo o aluno de física da UFPB Renan Aversari Câmara. Será possível observar no dia a Lua, o planeta Júpiter etc.

Blog rafaelrag com o portal da UFPB

Contato: (83)8737.0043 e (83)9602.1790 – Paulo Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário