sábado, 2 de maio de 2015

Biblioteca Pública oferece mais de cinco mil livros didáticos para estudantes

Com o início do período letivo, uma das opções para quem quer ampliar ainda mais o conhecimento é a Biblioteca Pública do Estado, localizada na Avenida General Osório, no Centro de João Pessoa. De acordo com a coordenação, dos mais de 25 mil títulos, mais de 5 mil são compostos por livros de Física, Matemática, Biologia, História, Geografia, além de outros temas que fazem parte do currículo de estudantes do Ensino Fundamental e Médio. O espaço funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h30.
A coordenadora da Biblioteca Pública, Severina Kátia da Silva, ressalta que, durante o período letivo, o número de visitantes aumenta de forma expressiva. “Com o início das aulas, temos cerca de 70 usuários por dia, o que é um número bem significativo. São alunos que vêm em busca do conhecimento. Além de encontrarem livros que são obrigatórios no currículo escolar, como Física e Química, os estudantes terão acesso também a livros de literatura e de cultura em geral”, disse.
Atualmente, todos os 25 mil títulos da Biblioteca Pública passam pelo processo de digitalização. Quando o processo for concluído, o usuário terá vários benefícios. “Estamos digitalizando todos os títulos com o objetivo de facilitar a pesquisa. Além disso, vamos ter a oportunidade de implantar o sistema de empréstimo, o que ainda não temos”, afirmou. “Vamos proporcionar ainda mais agilidade, pois quando todo o acervo for digitalizado, o estudante digita o título no terminal e poderá ver se a Biblioteca tem o livro ou não”, acrescentou.
Leia mais

Apostilas – Além dos livros de matéria obrigatória, os usuários têm acesso a cerca de mil apostilas para vestibulares e concursos. “Além dos livros de Matemática e Física, por exemplo, quem visita a Biblioteca Pública pode se preparar para concursos e vestibulares em geral, utilizando as apostilas disponíveis, todas atualizadas. Por conta disso, recebemos em qualquer período do ano um número significativo de visitantes, que desejam se preparar para os principais concursos e vestibulares”, pontuou Severina Kátia.
Opções – Um dos serviços oferecidos pela Biblioteca Pública Estadual é a contação de história para crianças. O evento, que ocorre quinzenalmente, tem como objetivo inserir a criança no mundo da literatura. “É uma das maneiras que temos para, de forma lúdica, atrair o interesse da criança para o mundo da palavra escrita. Depois que são apresentados todos os serviços que temos, o aluno fica à vontade para ler, se adaptar melhor ao mundo dos livros”, afirmou Severina Kátia.
Outro destaque é a conexão do usuário com a internet através de quatro computadores. “É mais uma comodidade que oferecemos aos nossos usuários para a pesquisa. Cada usuário tem direito a uma hora para a pesquisa. Caso não haja nenhuma reserva para aquele computador que ele está usando, o usuário tem o direito de prorrogar esse tempo por mais uma hora”, explicou a coordenadora, destacando que, este ano, o número de computadores deverá chegar a dez unidades.  O sarau poético também está entre as novidades, ainda segundo a coordenadora da Biblioteca Estadual da Paraíba.
Serviço - A Biblioteca Estadual da Paraíba funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 17h30. A biblioteca fica na Avenida General Osório, 253, no Centro. O telefone para informações é o (83) 3218-4195.
Blog rafaelrag com secompb

Nenhum comentário:

Postar um comentário