sexta-feira, 1 de maio de 2015

Guarabira elege saúde como prioridade no Orçamento Democrático Estadual

Durante a audiência do Orçamento Democrático Estadual, realizada na noite de sábado, 18 de abril, a população da 2ª Região Georçamentária polarizada pela cidade de Guarabira elegeu a saúde (619 votos) como a principal prioridade de investimentos para o ano subsequente na região. A audiência envolveu a participação de 12 municípios e aconteceu no ginásio da Escola Estadual José Soares de Carvalho.
As outras duas prioridades mais votadas pela população foram habitação (580 votos) e educação (407 votos). Cada participante pode eleger até três obras, ações ou serviços que gostariam que fossem investidos pelo Governo do Estado no próximo ano.
Participaram desta audiência cerca de 2.500 pessoas das cidades de Alagoinha, Araçagi, Cuitegi, Duas Estradas, Mulungu, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Serra da Raiz, Guarabira e Sertãozinho.
O governador Ricardo Coutinho prestou contas das ações que vêm sendo desenvolvidas na região e falou sobre os investimentos. “Temos no Estado mais de 300 obras em execução. Só em Guarabira estamos investindo mais de R$122 milhões em obras. Estamos construindo um novo nível de democracia participativa. Não temos para tudo, mas sabemos quais são as prioridades. A população está fazendo história na região de Guarabira, por conseguir reunir um recorde de público nesta noite. Isso é uma demonstração de que a população acredita neste Governo”, disse o governador.
O secretário Executivo do Orçamento Democrático, Gilvanildo Pereira, comentou que é através deste espaço de democracia participativa que a Paraíba vem se tornando diferente do que era. “Através deste espaço a Paraíba avançou e empoderou a população, que agora contribui sugerindo onde os investimentos públicos devem ser direcionados. Esse processo de construção de diálogos e caminhos muda a condição de vida do nosso povo”, destacou.
Leia mais

Nas falas públicas da população houve reivindicações como a construção de uma unidade de análises clínicas em Duas Estradas, ampliação das políticas públicas direcionadas aos jovens e idosos, construção de moradias, melhorias no atendimento dos serviços de saúde e a disponibilização de intérpretes de línguas de sinais nos serviços públicos do Estado, como solicitou Erick Bruno, da cidade de Cuitegi.
“Sou surdo e venho aqui agradecer ao governador por disponibilizar um intérprete na audiência e abrir espaço para que nós falemos nossas necessidades. Gostaria que fosse implantado um serviço de intérpretes nos serviços, tendo em vista a dificuldade que temos de ser entendidos quando estamos sendo atendidos. É muito sofrido para nós e hoje eu venho aqui pedir para que o Governo olhe para a população surda”, reivindicou Erick Bruno.
O governador fez encaminhamentos específicos das reivindicações e respondeu a algumas solicitações. “Sabemos da necessidade e da dificuldade que é uma pessoa deficiente ser entendida e compreendida. Solicito a secretária de Desenvolvimento Humano, Cida Ramos, que se crie um plantão para todos os serviços, para que cada pessoa que precisar possa acionar e usufruir e ser atendido devidamente e corretamente com essa questão”, respondeu o governador.
Ricardo Coutinho também ponderou sobre as políticas públicas direcionadas aos idosos e anunciou que construirá na região o Condomínio Cidade Madura, já implantado em João Pessoa, e que lançará também novo edital do Projeto Acolher, direcionado para as entidades que trabalham com idosos.
Dentro da enquete realizada através dos terminais eletrônicos, a população elegeu a construção da Unidade de Pronto Atendimento (66,4%), como a mais relevante para a região, seguido da construção da Adutora de Araçagi-Guarabira (22,8%) e a pavimentação do asfalto da cidade de Mulungu e Alagoinha (10,8%).
As audiências do Orçamento Democrático Estadual se estenderão até o dia 13 de junho e podem ser acompanhadas, em tempo real, em transmissão ao vivo, pela internet, na página do Orçamento Democrático (www.paraiba.pb.gov.be/odestadual) ou pelas redes sociais.
Blog rafaaelrag com Marcelo Félix via SECOMPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário