sábado, 2 de maio de 2015

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA PARTICIPAR DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS – OBFEP 2015


A OBFEP 2015 terá duas fases: a primeira, teórica e objetiva, acontecerá no dia 13 de AGOSTO (quinta-feira) nas escolas; a segunda fase, que ocorrerá em 20 de NOVEMBRO (terça-feira), será discursiva com uma parte teórica.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA (SBF)

Circular OBFEP 2015/03

ASSUNTO: Convite para participar da OBFEP 2015


Senhor(a) Professor(a),

Vimos convidá-lo (a) a participar com seus estudantes de mais uma edição da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP).

A Inscrição da Escola e a indicação de professores credenciados poderão ser realizados até o dia 26 de MAIO próximo no endereço (http://www.obfep.org.br/) clicando no Menu em ESCOLAS e em seguida em INSCRIÇÃO DE ESCOLAS. No Portal também são encontradas outras informações, incluindo o Regulamento, Calendário e o Programa a ser usado na elaboração das provas.

O programa Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) foi criado em 2010 com caráter de Projeto Piloto nos estados de BA, GO, PI e SP, em 2011 nesses estados mais MA e MT, e a partir de 2012 tornou-se um programa Nacional permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Destinado ao ensino médio e ao último ano do ensino fundamental, a OBFEP conta com recursos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e o apoio do Ministério de Educação (MEC).

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, incentivando o interesse de estudantes e professores pela Ciência em geral, e pela Física em particular .A OBFEP, de um ponto de vista mais geral, se insere no conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam grande número de estudantes.

Assim, visa a OBFEP o uso das ciências para melhor compreensão da realidade dos alunos com a realização de atividades que estimulem sua criatividade, podendo-se citar como objetivos gerais: a) Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em ciências na educação básica; b) Promover maior inclusão social por meio da difusão da ciência; c) Ampliar o uso das tecnologias da informação e da comunicação com fins educacionais; d) Ampliar canais de colaboração entre universidades, institutos de pesquisa, sociedades científicas e escola públicas; e) Fomentar a integração entre escola e comunidade.
LEIA MAIS
A OBFEP 2015 terá duas fases: a primeira, teórica e objetiva, acontecerá no dia 13 de AGOSTO (quinta-feira) nas escolas; a segunda fase, que ocorrerá em 20 de NOVEMBRO (terça-feira), será discursiva com uma parte teórica e uma parte prática, e também será aplicada nas Escolas que tiverem alunos classificados, sob a supervisão de um professor Coordenador Local. Para isto o professor credenciado deverá, ao fazer a inscrição da escola, imprimir o Termo de Compromisso que será gerado, preenchê-lo, solicitar a assinatura do Diretor da Escola e encaminhá-lo à Coordenação Estadual da OBFEP até o dia 02/06/2015.

Se o professor NÃO encaminhar o Termo de Compromisso, os alunos da escola NÃO poderão fazer a prova da 2ª Fase. As provas das duas fases da OBFEP são impressas e distribuídas às escolas pela Coordenação Nacional.

Em cada fase a prova será específica para a série/ano que o aluno estiver cursando em 2015, ou seja:
Nível A: para estudantes que estiverem cursando em 2015 o 9o Ano do Ensino Fundamental;
Nível B: para estudantes que estiverem cursando em 2015 as 1ª e 2ª séries do Ensino Médio;
Nível C: para estudantes que estiverem cursando em 2015 a. 3ª e 4ª (onde houver) séries do Ensino Médio.

Vimos, portanto, convidá-lo (a) a participar de mais esse desafio e experiência, nos colocando à disposição para esclarecimentos que julgue necessário. Lembramos que a inscrição da escola deve ser feita a cada ano.

Atenciosamente,
Comissão da OBFEP:
Profa. Maria das Graças R. Martins-IF-UFBA; Coordenação BA
Prof. Carlito Lariucci-IF-UFG;
Prof. Miguel Arcanjo - DF-UFPI; Coordenação PI
Prof. José David M. Viana-IF-UnB/UFBA; Coordenação Nacional

Para informações gerais consulte a nossa página www.obfep.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário