sexta-feira, 20 de novembro de 2015

20 DE NOVEMBRO, DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA. CABE ÀS CIDADES DECRETAR OU NÃO FERIADO; SÃO PAULO E RIO DECRETARAM



 SÃO MAIS DE QUINHENTAS CIDADES NO BRASIL QUE É FERIADO HOJE, EM HOMENAGEM AO ZUMBI DOS PALMARES. ENQUANTO NO RIO DE JANEIRO É FERIADO EM TODO O ESTADO, NA PARAÍBA É FERIADO SOMENTE EM JOÃO PESSOA. A COMUNIDADE CAIANA DOS CRIOULOS EM ALAGOA GRANDE FOI O PRIMEIRO QUILOMBBO DA PARAÍBA RECONHECIDO PELA FUNDAÇÃO CULTURAL ZUMBI DOS PALMARES.

EM 2011, DILMA ROUSSEFF SANCIONOU LIGAÇÃO DA DATA COM A MORTE DE ZUMBI.
CABE ÀS CIDADES DECRETAR OU NÃO FERIADO; SÃO PAULO E RIO DECRETARAM.

Nesta sexta-feira (20 de novembro), é celebrado o Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra, que marca anualmente a morte do líder negro Zumbi dos Palmares. Apesar de a celebração ter sido oficializada pela presidente Dilma Rousseff em 2011, cada cidade pode decidir se decreta ou não feriado na data.

O Dia da Consciência Negra existe desde janeiro de 2003, pela lei nº 10.639, que também tornou obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira. Em 2011, o que a presidente Dilma sancionou foi uma lei instituindo o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, afim de lembrar o assassinato de Zumbi, em 1695, que morreu por lutar contra a escravidão dos negros no Brasil.
De acordo com Mônica Oliveira, diretora de programas da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (SEPPIR-PR), este dia serve como um dos pontos de uma "valorização da população negra". "Com a lei de 2003, esta valorização já era pontuada e, agora, com a lembrança da morte do lider Zumbi, ela ganha mais força."
Mônica explica também que o fato de ser ou não feriado nas cidades não altera muito a simbologia do dia. "A importância de se valorizar a população negra e lembrar a importância da resistência de Zumbi frente à escravidão não pode ser reduzida a ser ou não ser feriado em alguma cidade. A questão é muito mais ampla."
Tanto a lei de 2003 quanto o decreto de Dilma Rousseff, em 2011, deixam a critério de cada município decidir se o dia 20 de novembro será feriado ou ponto facultativo, por isso ele não se enquadra na lista de feriados nacionais. No último mês de cada ano, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão divulga uma lista com os feriados nacionais do ano seguinte.  O próximo feriado será o Natal, em 25 de dezembro.

Quem foi Zumbi

Zumbi nasceu no início de 1655, numa das aldeias do Quilombo de Palmares. Com poucos dias de vida, ele foi capturado por soldados portugueses comandados por Brás da Rocha Cardoso. O garoto foi entregue ao padre português Antônio Melo, que o batizou com o nome de Francisco.
O padre ensinou Zumbi a ler e escrever em português e latim. Quando tinha 15 anos, Zumbi fugiu da casa do padre e voltou para o Quilombo de Palmares, trocando seu nome cristão de Francisco pelo nome africano Zumbi.
Ele se tornou um grande guerreiro e estrategista militar na luta para defender Palmares contra os soldados portugueses. Porém, em 1678, Ganga-Zumba, então o chefe do quilombo, assinou um acordo de paz com o governo de Pernambuco. A decisão não foi aceita pelos quilombolas e Zumbi rompeu com Ganga-Zumba e se transformou no grande chefe.
Durante os anos de 1680 a 1691, Zumbi conseguiu derrotar todas as expedições enviadas contra o Quilombo dos Palmares.
O guerreiro só foi capturado no dia 20 de novembro de 1695. Traído por um dos seus comandantes, Antônio Soares, Zumbi foi morto, esquartejado e teve a sua cabeça exposta em praça pública na cidade de Olinda, em Pernambuco.

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário