sexta-feira, 20 de novembro de 2015

INICIOU A COMEMORAÇÃO DA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM ALAGOA GRANDE, NA CASA LEGISLATIVA, NESTA SEXTA, 20



Foto de Severino Bibiu.

O secretário de infraestrutura Jotinha, informa que essa semana ele passou a máquina na estrada de acesso ao quilombo Caiana dos Crioulos, que  realizará um trabalho completo de restauração da estrada somente quando tiver o apoio do governo do estado.

Lembramos que nos dias 21 e 22 de novembro, acontecerá neste quilombo, a comemoração da consciência Negra, com participações dos dois grupos de cirandeiras comandadas por Cida e Dona Edite.  O evento mais uma vez é uma inciativa da associação de moradores do quilombo Caiana dos Crioulos

AULA DE CIDADANIA NA CASA LEGISLATIVA DE ALAGOA GRANDE, NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, 20 DE NOVEMBRO

As comemorações da cultura do Negro iniciaram nesta sexta, 20, dia nacional da consciência negra, em uma sessão especial na casa legislativa de Alagoa Grande. Participaram deste evento, Cida, presidente da associação dos moradores do quilombo Caiana dos Crioulos, Jéssica e Luis Henrique, do Orçamento democrático Estadual (ODE), vice-prefeito Beto, professora Dra. Ofélia da UEPB, professora Marlene Brito, professora Cibele, mestre em História, o líder religioso Pai Geo (José George), Bibiu do Jatobá, diretora Javanilda da Escola Estadual Normal de AG, historiador José Avelar, escritor Guedes, repentista Soledade, os vereadores Genildo Marques, Deda Ribeiro, Josildo Oliveira e Fabrício Fortunato. Compareceram também o professor Rafael Rodrigues, o blogueiro Cristiano Alves, pastor Valério, Dida de canafístula,  professora Marilene Sobral, ex-professor e advogado Roberto, Haroldo da Vila São João, Dida do distrito de Canafístula, vocalista Josan de Canafíustula, Cassimiro, Robertão, Eleias do sítio Gavião, Antônio Lima da Pastoral das Crianças, as jovens quilombolas Maria dos Anjos, Luciana, filha de Cida, entre outros participantes.

Todos falaram em defesa do combate ao preconceito e a discriminação racial. Reivindicaram mais apoio dos poderes públicos para melhorar as condições de educação, saúde e infraestrutura, em especial, a pavimentação em asfalto da estrada de acesso ao quilombo, o que beneficiará o desenvolvimento do potencial turístico da região. Falaram também da falta de divulgação das políticas públicas do governo federal em prol de comunidades quilombolas. Quando destacaram o  êxodo Rural, na comunidade quilombola, Cida foi bastante plaudida, ao  registrar que ela não pretende sair do quilombo. 

O professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité) registrou que existem as bolsas quilombolas no valor de R$ 1.000,00, para quem ingressar em universidades públicas, independente do curso de graduação. Lembrou também das bolsas de estudos do governo federal para estudantes do ensino médio: PIBICEM e PIBIC Júnior. Falou também que a pavimentação em asfalto da estrada Caiana dos Crioulos já foi prometida pelos ex-governadores Cássio e Maranhão, mas até o momento o povo sobre com os buracos na estrada.

Cida de Caiana falou das dificuldades enfrentadas para morar em Caiana dos Crioulos e pediu ajuda para colocar uma porta no Museu quilombola, que será inaugurado neste sábado, à trade, em Caiana do Crioulos.

 Os vídeos serão postados amanhã. O professor José Avelar fez um histórico das reivindicações da comunidades quilombolas para ver realizado um sonho que é simplesmente a pavimentação em asfalto da estrada quilombola.

O vereador Deda Ribeiro lembrou que já encaminhou o pedido da pavimentação em asfalto da estrada quilombola Caiana dos Crioulos ao governador Ricardo e até o momento ele não colocou nenhum paralelepípedo na estrada. 
Veja as imagens..


                                           Marlene e Cida
                                                        Cristiano Alves




                                       Bibiu, Jéssica e Luis Henrique

                                      Diretora Javanilda e a repentista Soledade

Veja mais imagens




































Blog rafaelrag





Nenhum comentário:

Postar um comentário