domingo, 20 de novembro de 2016

CAIANA DOS CRIOULOS ABRE AS PORTAS, VENHA CONHECER ESTE PEDAÇO DA AFRICA QUE FICA EM ALAGOA GRANDE

Caio Beltrão
Hoje, 20 de novembro de 2016, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA em nosso país, apresento para vocês a nossa reportagem especial "CAIANA DOS CRIOULOS ABRE AS PORTAS". Essa produção foi pautada nas tradições, estórias, lendas e danças da comunidade quilombola, durante o evento cultural “Caminhos do Frio” na cidade de Alagoa Grande – PB.
A partir do entendimento do quilombo como emissor dessas tradições, lançamos um olhar sobre a população negra do município, fazendo-se representados personagens icônicos como Jackson do Pandeiro e Margarida Maria Alves, símbolos de uma histórica trajetória de resistência.
Veja o vídeo abaixo com participações de Nalda Brido, as quilombolas Nalva  e Cida.

                                     Cida, presidente da associação quilombola
                                     Caiana dos Crioulos
                                                         Quilombola Nalva
Falar da trajetória da população negra em uma localidade é sempre um desafio, principalmente quando o que se tem dela, são ecos e rastros recentes, marcados pela resistência, cujo protagonismo ainda é receoso e tímido. É nesse sentido fundamental que o fazer jornalístico articula história, costumes, etc.
Agradeço, antecipadamente todos que colaboraram com essa produção, e humildemente peço que compartilhem para que mais pessoas possam conhecer essa história. Caia Beltrão.

 
Blog rafaelrag com Caio Beltrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário