sexta-feira, 19 de maio de 2017

No dia do Físico, 19 de maio, Registramos uma Aula de Instrumentação II do Curso de Física da UFCG, campus Cuité, Período 2017.1


Hoje, 19 de maio,  é comemorado o dia do Físico. O professor Rafael Rodrigues concedeu uma entrevista a rádio Cidade 89.1 FM Cuité, para parabenizar a todos os físicos e divulgar os eventos de Física com inscrições abertas na Paraíba:  1a. semana de Física da UFCG, campus Cajazeiras e a VI semana de Física da UFCG, campus Campina Grande.

Na disciplina de instrumentação II do curso de Física do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus Cuité, os estudantes trabalham com kits experimentais elaborados por eles com a ajuda do professor, utilizando material de baixo custo.

Na disciplina de Física experimental II, os conteúdos são os mesmos da disciplina de instrumentação II, a diferença é que no laboratório didático da UFCG os estudantes utilizam kits mais sofisticados adquiridos pela coordenação do curso de Física do CES da UFCG, campus Cuité, em parceria com o MEC. No laboratório, os estudantes ao realizar as experiências tem a ajuda de um técnico e o professor da disciplina. 

Veja mais imagens da aula da disciplina de instrumentação II, ministradas pelo professor Rafael Rodrigues, na última quarta-feira, sobre a fundamentação teórica do período (tempo que se repete) do oscilador massa-mola executando o movimento harmônico simples, desprezando o atrito. Nesta disciplina será visto além do movimento oscilatório, ondas, hidrostática e Física térmica (calorimetria e as leis da termodinâmica). 

Veja o vídeo com as demonstrações dos estudantes cuiteense Randson e o quilombola William.

Link
http://rafaelrag.blogspot.com.br/2015/12/demonstracoes-de-kits-da-disciplina.html

Bolsa Permanência
A estudante indígena Luara Carvalho, da tribo Águas Belas de Pernambuco, da  disciplina de instrumentação II,  do Curso Noturno de Licenciatura em Física do CES-UFCG  é bolsista do Governo Federal, cjo valor da bolsa é o mesmo da bolsa de estudo quilombola do governo federal. O estudante universitário de instituição federal de ensino superior, independente do curso de graduação,   para ter direito a esta modalidade de bolsa de estudo basta comprovar a descendência. 

A bolsa Permanência, que existe desde 2013, é um auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Seu valor, estabelecido pelo Ministério da Educação, é equivalente ao praticado na política federal de concessão de bolsas de iniciação científica, atualmente de R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais). Para os estudantes indígenas e quilombolas, será garantido um valor diferenciado, igual a pelo menos o dobro da bolsa paga aos demais estudantes.











O professor Rafael Rodrigues está ministrando a disciplina de instrumentação II, na UFCG, campus Cuité, para o curso de Física diurno. Neste período  2017.1, ele ministra também a disciplina de instrumentação IV, à noite. O horário são distribuídos na quarta-feira e sexta-feira, à tarde e à noite.
 Veja mais imagens












Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário