terça-feira, 13 de junho de 2017

ABAIXO-ASSINADO DE APOIO AOS AMBULANTES DO CENTRO HISTÓRICO DE ALAGOA GRANDE


Povo de Alagoa Grande, há um abaixo-assinado de apoio aos ambulantes do centro histórico que não propiciam agitações noturnas naquela região.

Para assinar basta ir na barraca de Cristiano do açaí.

Guto Ferreira EXPLICAÇÃO COMPLEMENTAR
Recentemente houve uma audiência entre Promotoria, Prefeitura e os ambulantes da região do centro histórico de Alagoa Grande, a única alternativa levantada foi a possível locomoção de tais comerciantes para as imediações do teatro, como se o foco do problema fosse mobilidade urbana, quando sabemos que na verdade trata-se de uma trama bem maior: abuso sonoro automotivo e a típica "mijadeira" ocasionada pelo público que frequenta os recém chegados ambulantes que vendem bebidas alcoólicas naquela região central. 
Portanto, o apoio deste abaixo-assinado é para aqueles ambulantes que não estão ligados aquela aglomeração noturna.

Curtir · Responder · 17 · 8 de junho às 12:19
José Maciel Silva Guto Ferreira não me vejo com conhecimento suficiente pra assinar o abaixo-assinado porém, não faço distinção de um ou de outro ambulante pra não ser injusto com nenhum, apesar de ter uma opinião formada em relação a ocupação desenfreada dos espaços públicos comum a todos. Como não moro de frente pra o local não me sou conhecedor de quem faz ou não faz barulho. Sei que se um fica sou favorável que todos permaneçam, até porque é fácil ocupar lugares que é do povo. Passam a assumir território como se fosse propriedade particular, disso eu sou contrário. Na minha simples opinião, tem lugares em Alagoa Grande propício pra se fazer uma praça de alimentação, ou mesmo ode se encontra hoje, mas com infraestrutura e engenharia compatível desde que, se pague os impostos devidos conforme lei municipal. Alagoa Grande tem CDL e ambulantes estão dentro do sistema terciário inclusive com cadeira cativa de conselheiro na Federação Paraibana do Comércio. Sugiro que se procure o sindicato responsável pelos ambulantes pra uma ajuda orientada. No mais, defender uns e outros não parece que estaremos fazendo juízo de valor. Eudes Vidal Vidal Riva Santtos Rafael De Lima Rodrigues Alessandra Livia Victor Elias Sueli Augusta e a quem interessar.

Curtir · Responder · 6 · 8 de junho às 13:30

Guto Ferreira Engraçado é que esta ótica de seletividade só está sendo aplicada para este caso (isto já é seletividade), e quanto aos demais casos espalhados pelo município?
Curtir · Responder · 2 · 8 de junho às 13:42
Rafael De Lima Rodrigues O meu trabalho é voluntário e sempre usando o bom censo para não ser injusto com as pessoas envolvidas nas diferentes denuncias em nosso blog ciências e educação. Devido a uma ordem Judicial, em que fui intimado para uma audiência, assinada por 4 advogados, retirei a postagem sobre as denuncias de irregularidades na praça central. Estamos sendo acusado de querer prejudicar um comerciante amigo, que sempre levei primos, filhos e amigos na sua barraca. Curiosamente naquela postagem do texto de Jocelyn Rocha, em nosso blog, tendo vários comentários, o que vimos foi a concordância de uma solução para o bem comum dos comerciantes e a população, resultando na criação de uma praça de alimentação

Curtir · Responder · 1 · 8 de junho às 22:57 · Editado

Cristiano Costa A questão não é seletividade e que eu não posso pagar pelos erros dos outros, por conta que um dos empreendedores não teve a mínima consciência de que ele está trabalhando sobre um patrimônio público e tombado
Curtir · Responder · 2 · 9 de junho às 08:42

Cristiano Costa É triste de ver que em pleno século 21 ainda temos essa visão arcaica de só apontar os problemas e não uma solução para que todos possam trabalhar de forma armoniosa entre clientes e a comunidade que ali reside
Curtir · Responder · 2 · 9 de junho às 08:46

Leia mais


Cristiano Costa Se não é seletividade não sei o que é, por que só os empregadores da praça do coreto foram chamados a promotoria?

Curtir · Responder · 9 de junho às 08:50

Angell Melo Cristiano Costa voce faz seu trabalho la com seriedade e comprometimento com o cliente e o patrimonio. Entao os demais nao estao fazendo o mesmo ? E vc esta levando a culpa. ?

Curtir · Responder · 2 · 9 de junho às 08:54

Cristiano Costa Isso mesmo Angell Melo!!!

Curtir · Responder · 1 · 9 de junho às 09:09

Cristiano Costa Cada um tem o direito e dever de lutar por uma sociedade mais consistente e educada, apesar de que é difícil não impossível

Curtir · Responder · 2 · 9 de junho às 09:14

José Maciel Silva Por isso Guto Ferreira que falei ter uma opinião quanto cidadão, por não conhecer demais situações não me sinto a vontade pra assinar nem pra ficar , nem pra sair.

Curtir · Responder · 9 de junho às 17:00

Cristiano Costa Então amigo Maciel, de sua humilde opinião, o que vc faria diante dessa situação? Ficarei muito grato.

Angell Melo Achei seletivo tambem. Devia os ambulantes se unirem junto com o povo e tentar ver uma soluçao que fique bom pra todos.
Curtir · Responder · 3 · 8 de junho às 13:33 · Editado

Guto Ferreira Amigos Angell Melo e José Maciel, esta mesma perspectiva vem sendo utilizada para simplesmente se "lavar as mãos" do problema maior que é a poluição sonora e a típica "mijadeira" naquelas imediações. Daí os pergunto: não seria seletividade também permitir que uns possam abusar da paz alheia e outros não?
Curtir · Responder · 8 de junho às 13:41

Angell Melo Essa "mijadeira" é culpa do ambulante ou das pessoas ?
Curtir · Responder · 2 · 8 de junho às 13:44

Guto Ferreira Angell, esta prática, como diz no texto do abaixo-assinado, é propiciada pelas práticas noturnas que são recém chegadas por lá. Tanto é, que não havia este tipo de queixa pouco tempo atrás, somente nos casos das festividades na região.
Curtir · Responder · 1 · 8 de junho às 14:05

Angell Melo Ok.👍

Guto Ferreira NOTA EXPLICATIVA 02. Peço aos amigos que considerem o texto de forma integral, já que o mesmo pede a criação de alternativas e de regras para as práticas de comércio ambulante na região do centro histórico. Pois a falta de regras e de organização formalizada por lá, está afetando além do próprio comércio, os moradores e a até mesmo a comunidade que por lá se faz presente para usufruir do espaço público de forma salutar.
Curtir · Responder · 5 · 8 de junho às 14:13

Victor Elias Eu acho que deveriam tentar outras alternativas antes de uma remoção. A instalação de banheiros químicos poderia amenizar o problema da "mijadeira" e a criação de regras a respeito do som e da bagunça ajudaria nos demais.
Curtir · Responder · 7 · 8 de junho às 14:20 · Editado

Ocultar 14 respostas


Dinha Mary Concordo .
Curtir · Responder · 1 · 8 de junho às 14:20

Jessica Marques Tem espaço pra todo mundo, desde que todos tbm respeitem as regras.
Curtir · Responder · 3 · 8 de junho às 14:20

Victor Elias Exatamente.
Curtir · Responder · 1 · 8 de junho às 14:33

Guto Ferreira Um dos grandes desafios dos ambulantes mais antigos é justamente lidar com este "ideal" de convivência tranquila e harmoniosa, quando não se tem uma atuação eficaz do poder público. Lembremos de um detalhes crucial: não há políticas públicas municipais para lidar com este potencial econômico, e sequer as regras (em formato de leis federais, como a lei que bane abuso sonoro, por exemplo) não está sendo cumprida.
Curtir · Responder · 1 · 8 de junho às 14:45

Guto Ferreira Victor, a possível remoção apenas transferiria o atual problema (insisto: que é centrado nas práticas noturnas por ali) para as imediações do teatro, e isto também é seletividade. Inclusive sequer fizeram estudo de impacto desta atitude para a vizinhança da nova região.
Curtir · Responder · 3 · 8 de junho às 14:48

Victor Elias Resumindo, o problema vai continuar, só que vai ser jogado no colo de outras pessoas.
Curtir · Responder · 3 · 8 de junho às 14:50

Guto Ferreira Por aí mesmo, sem falar que alguns deles fechariam seus negócios de imediato, já que o público-alvo não migraria para consumir por lá, considerando-se a desordem relocada (e este impacto, eles já começam a sentir).
Curtir · Responder · 8 de junho às 15:01

Jessica Marques Mesmo sentindo esse impacto, eles iriam fazer em outro canto que não fosse o largo do teatro, Guto, e sempre teria quem reclamasse, assim como quem gosta de consumir nesse tipo de lugar.
Mudar simplesmente de lugar será tapar o sol com a peneira. Esconder a poeira pra debaixo do tapete.
Curtir · Responder · 1 · 8 de junho às 15:10

Tensinha Souza Essa ladeira ao lado do teatro já é muito afetada por essa "mijadeira" ,imagina se transferir a movimentação pra lá?!
Curtir · Responder · 1 · 8 de junho às 15:22

Clara Roberta Coutinho Pra mim o pior de tudo, são os sons automotivos, a pessoa pode nem conversar...pq nem dá pra entender o que a outra fala.
Curtir · Responder · 8 de junho às 15:51

Jessica Marques Nem o que cada carro tá tocando.
Curtir · Responder · 1 · 8 de junho às 15:52

Beto Brito Já existe uma lei que proíbe o som de carro
Curtir · Responder · 8 de junho às 15:53

Guto Ferreira Acredito que uma boa opção seria a limitação no horário de atuação em vias públicas, já que existe local privado e fixo mais apropriado para lidar com quem pretende estender na night.
Curtir · Responder · 2 · 8 de junho às 15:54

Jessica Marques é uma das alternativas
Curtir · Responder · 8 de junho às 15:56


Adna Maele Jean Marinho
Curtir · Responder · 1 · 8 de junho às 14:35

Jessica MarquesPenso que criar um abaixo-assinado para que seja mantida a ordem, para que a polícia faça vista grossa e não deixe essa competição de som rolar, e que coloquem banheiros químicos permanentes, pra que ninguém seja prejudicado e todos possam usufruir do espaço público. Esperar que a população se manque do que faz de errado por si mesma, nunca vai acontecer, mas também só mudar o problema de lugar, é trocar 6 por meia-dúzia .
Curtir · Responder · 4 · 8 de junho às 15:58 · Editado
Ocultar 15 respostas

Guto Ferreira Jessica, há um movimento de moradores que encaminha pelo menos uma vez ao ano um abaixo-assinado neste sentido, e parece que a coisa não caminha.
Curtir · Responder · 2 · 8 de junho às 16:00

Jessica Marques Poxa, isso que é irritante, Guto! Todos têm o direito de estar em um ambiente confortável. Há alguma maneira de pressionarmos para que haja ao menos a fiscalização?
Curtir · Responder · 2 · 8 de junho às 16:02

Jessica Marques E lógico que deveria ser algo constate pra que em um momento, isso não mais acontecesse.
Curtir · Responder · 8 de junho às 16:03

Guto Ferreira Jessica, francamente, só mudaremos este cenário brasileiro quando cair a ficha de que somente a democracia participativa trará mudanças. Vejo nestes gestos, como esse aqui do abaixo-assinado, um exercício deste processo, muito embora nem todos sairão de imediato ganhando, já que algumas práticas causam transtornos ilegais.
Curtir · Responder · 4 · 8 de junho às 16:07

Jessica Marques Realmente, uma pena que nem haja uma participação maior para assinar, como para discutir o assunto. muito menos quem tome providências para que nenhum lado seja prejudicado.
Curtir · Responder · 2 · 8 de junho às 16:10

Katia Moreira Sabe Jessica Guto, um banheiro químico acho que pode esperar um pouco, porque tem um banheiro público bem próximo à praça, e sinceramente acho que o principal problema é fiscalização de sons e outras irregularidades, porém, tirar os ambulantes que não vendem bebida alcoólica é exagero.
Curtir · Responder · 4 · 10 de junho às 10:38

Jessica Marques Isso mesmo, Katia.
Curtir · Responder · 1 · 10 de junho às 10:39

Cristiano Costa Isso mesmo gente, não quero aqui lutar pelo que não é meu, sei disso muito bem, a 15 anos que estou aqui trabalhando que chova ou faça sol acompanho a falta de infraestrutura aqui no centro da cidade se o problema fosse só nos era muito fácil resolver só tirar e pronto mas a questão é que falta disciplina de todos, quero aqui discutir soluções e não apontar problemas como sabemos fazer de melhor
Curtir · Responder · 2 · 10 de junho às 10:54

Cristiano Costa Até por que gente se eu pudesse já tinha saído
Curtir · Responder · 1 · 10 de junho às 10:56

José Maciel Silva Mais uma vez afirmo que nos moldes que estão, sou contrário a permanência, é típico os tipos de invasão aos espaços públicos desenfreados para depois exigir solução do poder público. Assim é conveniente demais. Sou favorável que se construa uma praça de alimentação e se abra inclusive processo licitatório para ambulantes que queiram concorrer, isso sim seria democrático. Fui feirante a vida inteira com as devidas obrigações. Se é pra ficar serei sempre do lado do menos favorecido, defender um e outros não isso não é democrático, é juízo de valor preconceituoso, pois então que fique as barracas que se sentem melhor como também o cara que só vende cachaça pra queles que são vistos com olhares pobres com atitudes de burguês. Victor Elias Eudes Vidal Vidal Riva Santtos Severino Bibiu Rafael De Lima Rodrigues Alagoa Grande precisa de investimento, com todo respeito até porque não sei quem é quem, mas 15 anos de ocupação daria muito dinheiro de imposto. Ser justo é ser ético e se comportar de todos os lados. Talvez seja por isso que eu seja visto com outros olhos. Plumei!

Curtir · Responder · 3 · 10 de junho às 16:13

Cristiano Costa Tem toda razão José Maciel Silva sem dúvida nenhuma 15 anos de impostos para o município é um atrazo, até por que sempre fui atraz de pagar meus impostos, como pago até hoje sou empreendedor individual MEI pago aqui do meu comércio minha conta de luz com todas as taxas tributárias se não pago imposto a prefeitura foi por que ela nunca teve um olhar empreendedor para conosco.

Curtir · Responder · 3 · 10 de junho às 20:25

Cristiano Costa A questão de vender cachaça ou não, pra mim não tem problema nenhum, todos tem direito de empreender! Quem não quer ser dono só seu próprio negócio! Atualmente o que mais cresce no brasil é no mundo são feiras de gastronomia feitos por ambulantes com espaços organizados para atender toda uma clientela diversificada.

Curtir · Responder · 2 · 10 de junho às 20:31

Cristiano Costa Se é pra organizar o centro histórico de alagoa grande que tire todos sem excessao

Curtir · Responder · 1 · 10 de junho às 20:33

José Maciel Silva Cristiano Costa concordo .

Curtir · Responder · 10 de junho às 21:29

Dinha Mary Concordo.

Curtir · Responder · 10 de junho às 21:58


Escreva uma resposta...





Allan Marcus Cavalcante Uma falta de Comunicação gigante de autoridades municipais e sociedade civil causa danos todos ambulantes e nao ambulantes. Parece que estamos imitando o gesto fascista do prefeito de Sao Paulo SP, Doria em relação a Cracolandia. E vez de consulta e assemblebia com a propria população, toman medidas de LIMPEZA mas na verdade deriam mais pensar em medidas de uma nova infraestrutura para todos serem benefiados com seus trabalhos e suas casas valorizando o Centro historico em harmonia.''SE CONSTREM MEDIDAS QUE SE DESTROEM AS DEMOCRACIAS'' Arnaldo Jabor.

Curtir · Responder · 2 · 8 de junho às 17:22

Rafael De Lima Rodrigues As pessoas estão questionando por que eu retirei as minhas postagens do blog e do meu face sobre a denuncia de Jocelyn Rocha contra as irregularidades na praça central devido ao comércio de bebidas na praça? A resposta está no meu comentário anterior. Gostaria de acrescentar o tri-pé educação, fiscalização e organização. Não basta que seja construída uma praça de alimentação.

Curtir · Responder · 1 · 10 de junho às 16:36

Rafael De Lima Rodrigues Este tema, a inscrição para o processo seletivo dos cursos de graduação da UFPB Virtual, com vagas pra o polo MRS-UAB de Alagoa Grande, bolsas de estudos para o ensino médio de escolas públicas e limpeza da lagoa Paó serão destaques no programa informa...Ver mais

Curtir · Responder · 10 de junho às 16:45

Arluce Lima Pelo que entendi, na reunião com o promotor ficou acertado que não podem ter barracas fixas, as móveis seriam permitidas. Até concordo, porque a praça é área pública.

Curtir · Responder · 2 · 10 de junho às 17:28 · Editado

Victor Elias O problema é causado, principalmente, por uma móvel, logo, não vai adiantar muita coisa não.

Curtir · Responder · 2 · 10 de junho às 17:30

Arluce Lima Acredito que os barraqueiros, o prefeito e o promotor chegarão num denominador comum. Torço pela resolução do problema e satisfação de todos.

Curtir · Responder · 4 · 10 de junho às 17:32 · Editado

Beto Brito 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

Curtir · Responder · 10 de junho às 18:03


Escreva uma resposta...





Onildo Alves Para que abaixo assinado? O prefeito aumento os impostos sem consulta! Não poder limpa a praça? Tem um quiosque Grande há mais de 4 anos!

Curtir · Responder · 10 de junho às 18:32 · Editado

Nenhum comentário:

Postar um comentário