quinta-feira, 13 de julho de 2017

Governo do Estado reestrutura quilombo de Alagoa Grande com apoio da Emater-PB

Na busca de resgatar as tradições e a autoestima das 160 famílias do quilombo Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande, no Brejo paraibano, o Governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), realizou uma série de reuniões com extensionistas da regional administrativa de Guarabira para disponibilizar ações e políticas públicas àquela comunidade quilombola.

De acordo com o extensionista e secretário de Agricultura de Alagoa Grande, Paulo Luís dos Santos, a comunidade, que sobrevive de agricultura de subsistência, passa por uma série de problemas relacionados à carência de apoio financeiro e social. “Estamos tentando ajudar aquelas famílias. É apenas o início de um longo trabalho que teremos pela frente, mas acredito que com o apoio do Governo do Estado concluiremos em médio prazo”, disse.

Ele explicou que são tantas as carências vivenciadas no dia a dia das famílias ali residentes que será necessário uma assistência técnica urgente e continuada para que a situação seja efetivamente amenizada. Lembrou que o quilombo Caiana dos Crioulos foi reconhecido pela Fundação Cultural Palmares (FCP) e tem uma história que deve seguir e deixar o seu legado para as futuras gerações.

Veja a página do blog Ciências e educação  sobre o Quilombo Caiana dos Crioulos

Dispostas a ajudar, as famílias quilombolas deram o pontapé inicial para a recuperação da área de 30 hectares onde vivem, participando na segunda-feira (3) do mutirão de reflorestamento realizado pelo escritório da Emater de Alagoa Grande. No local foram plantadas 100 mudas de ipês e diversas espécies de frutíferas. A intenção é arborizar todo o quilombo e adjacências.
Leia mais

Segundo o coordenador regional da Emater em Guarabira, José Pereira da Silva, dentro de poucos dias o quilombo será contemplado com duas mandalas, um sistema de plantio com o cultivo de hortaliças diversas e fruteiras como acerola, caju e goiaba. “Essas, e outras ações que certamente virão, devem contribuir para a geração de trabalho, renda e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida dessas”, informou.


Eco Produtivo - Integrantes do Projeto Ecoprodutivo, uma iniciativa do Governo do Estado sob execução da Gestão Unificada (Emepa/Interpa/Emater), as comunidades quilombolas Pitombeira, em Várzea e Bomfim, em Areia, atendem a 93 famílias agricultoras. Dentre outras ações, as comunidades foram beneficiadas com feiras agroecológicas, plantio de palma forrageira para multiplicação dos campos e formação de bancos de proteína animal, instalação de energia fotovoltaica, aquisição de reprodutores caprinos e ovinos destinados ao melhoramento genético dos rebanhos, construção de barragem subterrânea, plantio de mudas frutíferas e de essências florestais, aquisição de kits de avicultura alternativa e peixamento de açudes e barreiros.

Afora outras ações trabalhadas nos quilombos, as famílias também recebem cursos de capacitação em educação ambiental, resíduos sólidos, coleta seletiva, apicultura, avicultura, quintais produtivos, nivelamento, protocolo animal e inseminação artificial, gestão em associativismo e turismo rural, manejo de caprinos e ovinos e confecção de blocos nutricionais para alimentação animal.


Na Paraíba, são 39 comunidades quilombolas, beneficiando mais de duas mil famílias nas regiões do Litoral, Brejo, Agreste, Curimataú e Cariri. Desse total, 37 já possuem certidão da Fundação Cultural Palmares e duas estão em processo de reconhecimento.







Blog rafaelrag com o site gestaounificada.pb.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário