quarta-feira, 7 de março de 2018

Quilombola Isaias Assiste sua primeira Aula na UFCG. Física Térmica na disciplina de Física II, no campus Cuité

Ontem, terça-feira, 5 de março, o  professor Rafael Rodrigues, convidou o quilombola de Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande, Isaias do Nascimento, para participar de uma aula de Física Térmica, com os estudantes da disciplina de Física II, na UFCG,  no campus Cuité.  Após a aula eles visitaram a biblioteca, ambientes dos docentes, etc.
Veja o vídeo. 


                                  Isaias e o proprietário do restaurante Golvinda, Marramana

Á tarde, após almoçar no restaurante Govinda, Isaias foi cancelar sua matrícula na reitoria da UEPB, em Bodocongó, Campina Grande,  dando preferência a chama da lista de espera da UFCG, aprovado para o curo de ciência da computação.

Os tópicos de  Física Térmica foram os seguintes: escala Termométrica. Calorimetria. Dilatação Térmica e Primeira lei da termodinâmica.




 Calorimetria

Calor. É a modalidade da energia que se transfere de um corpo para o outro. Ou se transforma de uma energia para a outra. O símbolo é Q. A unidade de calor é a cal. Um cal  é a quantidade de calor necessária para aquecer de 1 grau célsius, 1 g da molécula de água, sob a pressão normal.
A capacidade térmica, C, não significa que o corpo absorve uma quantidade de calor. C é a variação de energia interna de um corpo para aumentar a temperatura em um grau do corpo.

C=∆Q/∆T

∆Q⇾Variação de calor sensível ocorre a volume constante ou a pressão constante, sob uma 
variação da temperatura ∆T.

∆T⇾variação de temperatura, isto é, ∆T= temperatura final menos a temperatura inicial.

O calor específico, c,  é capacidade térmica por unidade de massa m, ou seja, c=C/m. Portanto, o calor sensível torna-se:

∆Q=mc∆T.

Na mudança de fase (estado) o corpo (sistema termodinâmico) permanece a temperatura constante. Neste caso, o calor é denominado de calor latente,  Q=mL.

Vamos considerar um exemplo em que o sistema termodinâmico recebe  o calor  latente de fusão(mudança de estado sólido para liquido) e o  calor  latente de vaporização(mudança de estado liquido para vapor).
 A relação entre a unidade calor no sistema de unidade internacional de medida, 1cal =4,18 J.
Exemplo. Quanto calor é necessário para transformar 1,5kg de gelo, a temperatura de -20 graus celsius e 1atm para vapor? 

Solução.

Devemos ceder uma quantidade de calor sensível, Q1=mc∆T, para elevar a temperatura a zero graus celsius, em seguida ocorre uma mudança de fase do esta sólido em líquido e o calor agora cedido é o calor latente de fusão, Q2=mL. Continuando a ceder calor sensível, Q3=mc∆T,  até a temperatura chegar a 100  graus celsius. Por último, ocorre a mudança de fase do estado líquido para o estado de vapor, Q4=mL.

Resposta desta questão será Q=Q1+Q2+Q3+Q4= 4,6 MJ. Note que, usamos a relação 1M=1000K.


 Veja mais imagens




























Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário