quarta-feira, 28 de agosto de 2013

“MITOS COSMOGÔNICOS”: DIAS 29 E 30 DE AGOSTO NO CBPF

A ORIGEM DO UNIVERSO SOB A ÓTICA 
DA CIÊNCIA, FILOSOFIA, MITOLOGIA, 
LITERATURA, ANTROPOLOGIA E PSICOLOGIA
Uma das mais estranhas novidades que a ciência produziu no século XX foi a esperança de instituir uma história completa do universo, envolvendo principalmente sua etapa mais formidável  - a sua origem -, dentro de um programa que deveria estabelecer como se constituiu a criação do universo.
Durante o ano de 1957, antropólogos, historiadores e mitólogos se encontraram em Paris para uma reunião de trabalho cujo objetivo consistia em comparar conhecimentos e trocar experiências no exame dos diversos projetos religiosos de povos da antiguidade referente ao que se costumou chamar a criação do mundo. Neste momento, decidiram por não prosseguir em nenhuma tentativa de identificar ou apontar semelhanças ou estruturas comuns daquelas diferentes visões sobre a origem do mundo.
Entretanto, depois de mais meio século daquele encontro, não seria indesejável nem inútil procurar entender as semelhanças presentes nesses mitos em suas diversas versões.
Pensando em criar um ambiente onde essas questões possam ser examinadas e debatidas, a revista Cosmos e Contexto promove o encontro Mitos Cosmogônicos sob a ótica da ciência, filosofia, mitologia, literatura, antropologia e psicologia, que ocorrerá no Rio de Janeiro nos dias 29 e 30 de Agosto de 2013, das 9h30 às 16h30, na sede do Instituto de Cosmologia Relatividade e Astrofísica/Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, na Rua Dr. Xavier Sigaud, nº 150 - Urca.
 Evento gratuito.
A entrada será garantida de acordo com a ordem de chegada dos participantes. Não haverá inscrições.
Blog rafaelrag com Núcleo de Comunicação Social - NCS/CBPF

Nenhum comentário:

Postar um comentário