sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Campus de Pombal da UFCG celebra dez anos de criação

Abertas nessa quarta-feira, dia 24, as comemorações dos dez anos de criação do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), campus de Pombal, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). No início da manhã, foi realizada a I Olimpíada de Sustentabilidade de Pombal e, à noite, a cerimônia solene com as presenças do reitor Edilson Amorim e da prefeita Pollyanna Dutra.

Após apresentação de um vídeo institucional narrando a história da criação e o desenvolvimento do centro nesses dez anos, o diretor do CCTA, Roberto Queiroga, agradeceu a comunidade de Pombal, registrou a interação universidade/município - estabelecida desde as primeiras lutas para se conquistar o campus - e homenageou a comunidade universitária, especialmente os professores e técnicos pioneiros.

"Crescer cada dia e crescer com qualidade", pontuou, Roberto Clayton, ao falar sobre o progresso constante do CCTA.

Emocionada, a prefeita municipal relembrou o movimento popular e a união política na região para a conquista da expansão do ensino superior - com mais um campus no Sertão paraibano. Lembrou momentos e nomes que marcaram, fazendo uma homenagem ao ex-prefeito Jairo Feitosa - que faleceu antes de ver aquele sonho realizado - e registrou a importância do ex-presidente Lula da Silva.

"A história de Pombal foi demarcada, antes e depois da UFCG", ressaltou, Pollyanna Dutra, ao falar que um público mais exigente movimentou a economia e transformou a cidade.

Edilson Amorim fez um relato histórico sobre três ciclos nacionais de expansão universitária, demarcados nos aspectos apoio e autonomia. Afirmando que, no primeiro momento (período militar) a razão foi Apoio/Sem Autonomia; invertida no segundo ciclo (período FHC) com Autonomia/Sem Apoio; e que, atualmente, as universidades não têm apoio e nem autonomia.

"Vem sendo despertada a conscientização de luta e resistência no interior da universidade", afirmou o reitor, considerando o momento como de manifestação em defesa do país.
Leia mais
A solenidade foi encerrada com uma palestra do professor Daniel Duarte, num traçado histórico sobre o Nordeste, Semiárido e Pombal mapeando acontecimentos políticos, sociais e culturais até a criação do CCTA.

Nessa sexta-feira, encerrando as comemorações dos dez anos do CCTA, será inaugurada a Fazenda Experimental - campo de experimentos e laboratórios para os cursos de Agronomia e das engenharias Ambiental e de Alimentos - localizada no município de São Domingos, com 30 hectares e a 30 km do campus de Pombal.

Blog rafaelrag com Marinilson Braga - Ascom/UFCG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário