segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Abertura da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia-SNCT em Alagoa Grande, aconteceu nesta segunda-feira, 23 de outubro. Veja 4 vídeos.

A Semana Nacional de Ciências e Tecnologia em Alagoa Grande, será realizada  de 23 a 28. A abertura aconteceu nesta segunda-feira, 23 de outubro, às 14h, na escola Quilombola Caiana dos Crioulos Escola Municipal de Ensino Fundamental Firmo Santino da Silva. O tema é Matemática está em tudo.

Após a fala da diretora Luciene Tavares, o escritor Guedes ministrou uma excelente palestra sobre os aspectos Históricos do Quilombola Caiana dos Crioulos. Em seguida o professor Rafael ministrou a palestra sobre os aspectos matemáticos nos experimentos de Física na Educação Básica.

Os estudantes Felipe e Maria Vitória explicaram os experimentos sobre aceleração experimental de um carro em movimento retilíneo e a transformação da energia elétrica e magnética em energia mecânica, respectivamente.. 

A diretora Luciene convidou todos para cantar a música o meu quilombo tá lindo como o que. Veja o vídeo, tendo também a fala do professor Rafael Rodrigues incentivando os jovens quilombolas para estudar com mais determinação. Ele explicou como medir o período de um sistema oscilatório,  fez uma síntese x 11 do trabalho de Galileu sobre a cinemática e o sistema solar, mostrou como se faz uma instalação elétrica, destacando como a importância da  matemática na Física. Mostrou como fazer a multiplicação de uma dezena por onze.

23 x 11= 2 (2+3)3=253,  42x11=4(4+2)2=462,
note que a soma é colocado no meio.


No vídeo abaixo vemos,  uma breve história do sistema solar e como fazer uma instalação elétrica na sua residência.

Programação completa, a quem interessar, clique em

Realização do Grupo de Estudo Multidisciplinar de Alagoa Grande-GEMAG

Veja o vídeo com a música, a fala do professor Rafael e o encerramento da participação do escritor Guedes.

                                              Vídeo com parte da fala do escritor Guedes




A cirandeira Dona Edite está trabalhando na cozinha da escola quilombola, em Caiana dos Crioulos.
 Veja mais fotos







                                                     Escritor Guede

Blog rafaelrag.

Nenhum comentário:

Postar um comentário