domingo, 18 de novembro de 2012

Governo lança ações para promoção da igualdade racial e cidadania

Adendo do blog rafaelrag. Por que Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande ficou de fora da programação do governo do estado da Paraíba? Cida presidente da associação deste quilombola não soube responder esta questão. Ela informou por telefone  hoje, 18, que neste domingo vai participar com o seu grupo de Cirandeiras no quilombola de Pedra D´água e no próximo domingo em Matias. No próximo domingo, 25, vai ter um evento em Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande organizado por Dona Edite.
Professor Rafael, Cida, repentista Soledade e Luciana (cantora, filha de Cida está escrita nas cotas dos vestibulares da UFPB, UFCG e UEPB), em uma festa na associação quilombola Caiana dos Crioulos de Alogoa Grande.
    Cida organizou esta homenagem ao dia da mulher, 8 de março de 2012. Amanhã faremos uma postagem com mais fotos deste evento.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) e da Gerência Executiva da Equidade Racial, apresenta nesta segunda-feira (19), as ações para promoção da igualdade racial e da cidadania da população negra. O ato, alusivo ao Mês da Consciência Negra, acontece às 9h, no Centro Cultural São Francisco, Centro.  Também participam do evento as secretarias de Educação, Segurança e Defesa Social, Desenvolvimento Humano, Juventude Esporte e Lazer, Cultura e Saúde.
A programação inclui a assinatura do decreto pelo governador Ricardo Coutinho para inclusão do quesito cor/raça nas fichas de atendimento e prontuários das secretarias e órgãos do Governo. Haverá apresentação dos programas A Cor da Cultura, Olhos Coloridos, Prima, Disque Denúncia Racismo, Programa Brasil Quilombola e formação para os profissionais dos Centros Sociais Urbanos.
Na avaliação da secretária executiva da Semdh, Gilberta Soares, a questão do quesito raça/cor é fundamental para visibilizar a realidade das pessoas negras no Estado e possibilitar o recorte racial na implementação de políticas públicas. “É um começo tardio na história das políticas públicas estaduais, porém se faz necessário e provocará impacto”, afirmou.
ProgramaçãoO ato solene contará com a palestra do professor Waldeci F. Chagas, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que falará sobre a “Implementação da Lei número 10.639 – Pela Igualdade Racial”, além da apresentação cultural do Grupo Raízes.
Durante todo o mês de novembro, a Semdh, através da Gerência Executiva da Equidade Racial, vem apoiando a realização de ações afirmativas promovidas por organizações negras e por comunidades quilombolas. Entre os dias 9 e 10 foi realizado o VIII Congresso de Mulheres Capoeiristas no Centro Cultural Piolim, no bairro do Roger.
A programação do Mês da Consciência Negra da sociedade civil acontecerá nos municípios de Pombal, Sapé, Gurigi, Ipiranga, Mituaçu e João Pessoa. Estão confirmados encontros de comunidades quilombolas do Sertão, rodas temáticas e seminários com a participação da Gerência de Igualdade Racial.
O governo também apoiará as atividades de comunidades de terreiros da Paraíba, como a Caminhada pela Diversidade Religiosa e a Festa de Iemanjá. A Sudema e a Semdh, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman/JP), realizarão a campanha “Lixo não tem Axé”, dirigidas às comunidades tradicionais de terreiros, além de oficinas de cultivo de plantas medicinais.
Cepir/PB – O Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir/PB) vai reealizar na quinta-feira (22) a mesa temática sobre “Desafios e Perspectivas para a implementação de Políticas de Igualdade Racial: uma análise sobre o Cepir.” O evento acontece das 8h30 às12h, no auditório da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), na Avenida Epitácio Pessoa, bairro dos Estados.
A Gerência Executiva da Equidade Racial realizou uma formação, na quarta-feira (14), com os operadores do Disque 197, responsáveis pelo sistema de denúncias das polícias militar e civil. “O objetivo foi sensibilizar sobre os crimes raciais, já que o disque 197 atende demandas da população, com informações que dão suporte às ações da Secretaria de Segurança, da Mulher e Diversidade Humana e Administração Penitenciária”, informou Roberto da Silva, Gerente Executivo da Equidade Racial, da Semdh.
Dia Nacional da Consciência NegraNo dia 20 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. O dia é marcado pela luta contra o preconceito racial, para firmar os direitos e a cidadania da população negra e de valorização da cultura afro descendente na formação do povo brasileiro.
Políticas públicasA Semdh conta com a Gerência Executiva da Equidade Racial, que tem o objetivo de desenvolver, orientar, apoiar, acompanhar e executar programas e ações voltadas à implementação de políticas e diretrizes para a promoção da igualdade etnicorracial, enfrentando a discriminação e todas as formas de racismo e intolerância, que afetam a população negra, quilombolas, povos de terreiros, indígenas e ciganos no Estado.
Confira a programação das entidades, associações, comunidades tradicionais e do governo para o Mês da Consciência Negra:
17/11 – Pombal
II Encontro de Comunidades Quilombolas do Sertão – Perspectivas e Desafios das Comunidades do Sertão e III Seminário Educação não tem Cor, sobre a implementação da Lei – Nº 10.639
Realização: Centro de Educação Integral Margarida Pereira da Silva, de Pombal
19 e 20/11 – Gurugi
Semana da Consciência Negra (oficinas de penteados, ciranda e teatro)
Realização: Associação Comunitária do Gurugi
19/11 – João Pessoa
Lançamento de ações e medidas de promoção da equidade racial e da cidadania da população negra
Abertura do Curso sobre a Lei N. 10.639 – Centro Cultural São Francisco
Realização: Semdh/SEE/Goiesc
20/11 – Pombal
Roda Temática “A África está em nós”
Realização: Universidade Federal da Paraíba (Campus Pombal)
21/11 – Brasília (DF)
Assinatura de Termo de Cooperação Técnica do Programa Brasil Quilombola
Realização: Semdh
22/11 – João Pessoa
Mesa Temática: Desafios e Perspectivas para implementação de Políticas de Igualdade Racial: uma análise sobre o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir/PB) – Auditório da Aesa
Realização: Semdh/Cepir-PB
24/11 – Ipiranga
Dia Nacional da Consciência Negra, na Comunidade de Ipiranga
Realização: Associação dos Moradores da Comunidade Negra de Ipiranga
24/11 – Mituaçu
Ato Comemorativo ao dia 20 de Novembro (Dia da Consciência Negra)
Realização: Comunidade Quilombola de Mituaçu
24/11 – João Pessoa
Lançamento da Campanha “Lixo não tem Axé” (Jardim Botânico Benjamim Maranhão)
Realização: Sudema/Semdh/Semam/Federação de Cultos Africanos da Paraíba
26/11 – João Pessoa
Roda de Diálogo: Afirmando a negritude na Paraíba e abrindo caminhos para a Igualdade
Realização: Correios (PB)
Palestra sobre Consciência Negra – Escola Municipal João Medeiros, Bairro dos Novaes
Realização: Semdh
26 a 30/11 – João Pessoa
Oficina de Cultivo de Plantas Medicinais – Parque Arruda Câmara
Realização: Sudema/Semdh/Semam/Federação de Cultos Africanos da Paraíba
02/12 – João Pessoa
III Caminhada pela Diversidade Religiosa na Paraíba
Realização: Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira (Intecab/PB)
08/12 – João Pessoa
Ação sócio-educativa de preservação do meio ambiente e Festa de Iemanjá
SECOMPB

                                   Cida, esposo, genro, duas netas gêmeas e uma das filhas,
                                   em Caiana dos Crioulos,  um pequeno percurso pavimentado.
                            Cida com sua filha Adriana e a neta Maria Maiara em Caiana dos Crioulos.

Na foto abaixo Cida com seu esposo Sérgio e a outra neta gêmea  Maria Maisa, retornando para sua residência.
Adriana, filha de Cida,  e seu esposo Emanuel  com uma das filhas gêmea a caminho de casa.

TEM APENAS ALGUNS METROS DE PAVIMENTAÇÃO EM CALÇAMENTO


                             Professor Rafael conversando com Paulinho da banda de pífano
                             de Caiana dos Crioulos.


Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário