Polo universitário de Alagoa Grande- UFPB-UAB-MRS


Registramos a reunião do polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB) via UFPB, na casa legislativa, para discutir como trazer os cursos da UAB para Alagoa Grande. O polo MRS iniciou suas atividades em 1 de setembro de 2010 e já formou diversos graduados da UFPB.

Vídeo de divulgação.

https://youtu.be/U3W3przN_T8?si=9Cw9-nBcO03LIPWZ


O alagoagrandense engenheiro mecânico Roberto de Lima Rodrigues, filho de Manuel Rodrigues da Silva  (MRS), em memória, veio de Manaus, onde há 33 anos trabalha,  visitar o polo MRS do sistema de universidade aberta do Brasil (UAB), no CAIC, em Alagoa Grande, que leva o nome de seu pai.   A professora Roseana Palmeiras, coordenadora do polo MRS, falou para o professor Rafael Rodrigues, 1o. coordenador do polo MRS, que em 2016 este polo  teve pouco apoio da secretária de educação do município, que inclusive, para fazer a reposição de 15 lâmpadas passou mais de 5 meses, tendo ocorrido a formatura dos estudantes do polo MRS, quase no escuro.  

https://rafaelrag.blogspot.com/2024/01/polo-universitario-da-uab-de-alagoa.html

 Professor Rafael Rodrigues (primeiro coordencador do polo MRS-UAB), um dos responsáveis, incentivadores e divulgadores da UAB na Paraíba desde a sua primeira edição

A cidade de Alagoa Grande-PB, localizada a 115km de João Pessoa, ganhou, enfim, o seu polo universitário  em 1 de setembro de 2010,  com cursos gratuitos  e já contribuiu para a formação de diversos profissionais qualificados. O professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité) foi o primeiro coordenador, em 2011. N primeira avaliação eaa preciso ter um ar condicionado no laboratório de informátiva, ele e o escritor Guedes fizeram uma aquisição compartilhada no Aramzém Paraíba. A atual coordenadora é a professoara Roseane Palmeiras de Alagoa Nova.  

O polo MRS-UAB ainda está  fucnionando de frente a creche do CAIC,  tendo 12 cursos de graduação.

UFPB

 Licenciatura em Pedagogia, Ciências da computação, Matemática, Ciências Biológicas, Agrárias, Naturais, Letras Português, Espanhol, Libras  e Inglês.

IFPB
Bacharelado em Administração Pública.

UEPB

Licenciatura em Geografia.

Na época o prefeito era o deputado  Bosco Júnior. Ele fez uma homenagem ao pai do professor Rafael, colocando o nome polo universitário Manuel Rodrigues da Silva(MRS) do sistema universidade aberta do Brasil(UAB).

O primeio  ingresso no polo MRS foi através de um vestibular especial, agora  é através do ENEM e aceita transferência de outras universidades.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CALENDÁRIO ACADÊMICO 2024.1 ENSINO À DISTÂNCIA - EAD (PERÍODO REGULAR) 

Retrospectiva do polo MRS-UAB de Alagoa Grande. 

Professor Rafael Tirando Dúvidas de Física de Estudante de Caiana do Agreste em 2013.
O professor Rafael Rodrigues, primeiro coordenador do polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) do sistema universidade aberta do Brasil (UAB) e o estudante José Carlos de Caiana do Agreste,  estudando Física no polo  MRS de Alagoa Grande, em 2013. Zé Carlos, no momento, está casado e morando no Rio de Janeiro.  Ele poderia ter sido o primeiro bolsista quilombola de Alagoa Grande.

O polo MRS poderia ter tido 3 coordenadores, no entanto, até o momento tem somente dois. A professora Roseane Palmeiras ainda continua sendo a coordenadora do polo MRS-UAB, desde 2012, sendo a segunda e última, totalizando somente 2 coordenadores de polo em Alagoa Grande. A professora Gorett Menezes poderia ter sido a primeira coordenadora, escolhida pelo MEC, mas o prefeito Bôda desistiu da UAB em 2007, mesmo sabendo que o projeto elaborado pelo professor Rafael Rodrigues, professora Mônica Calvacante  e a professora Gorett tinha sido aprovado pelo MEC.  
 Na inauguração do polo universitário de Alagoa Grande, em 9 de agosto de 2010, o ex-prefeito Bosco Júnior entregou uma placa em homenagem ao professor Rafael Rodrigues, por sua dedicação no desenvolvimento da educação do município de Alagoa Grande e, em especial, pela sua colaboração para tornar um sonho uma realidade, a vinda de cursos de Licenciaturas da UFPB, do sistema de universidade aberta do Brasil. para o polo MRS-UAB.

Pioneiro no incentivo e apoio na vinda da UAB na Paraíba.

O professor Rafael Rodrigues foi pioneiro na divulgação da UAB na Paraíba e elaborou o primeiro curso de Licenciatura em Física da Paraíba. Mas, o reitor Thompson desistiu, alegando que em 2006 a UFPB ainda não estava com infraestrutura completa para oferecer cursos de graduação da UAB.


RESULTADO CONTENDO VAGAS PARA O POLO MRS DE ALAGOA GRANDE – PROCESSO SELETIVO – 2019.1- UFPB-UAB CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A Universidade Federal da Paraíba – UFPB, através da Pró-Reitoria de Graduação - PRG, torna público que o Processo Seletivo – 2019.1, para ingresso nos cursos de graduação da UFPB, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, modalidade de educação a distância, regulamentado pelas Resoluções Nº 09//2010, 54/2012 e 047/2013, todas do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, obedecerá às disposições presentes no Edital disponibilizado abaixo:

Link


NÃO HAVERÁ ENTRADA DE NOVOS ALUNOS NA UFPB VIRTUAL, NO PERÍODO 2018.1





De acordo com a divulgação  no portal de notícia da UFPB,  não haverá novas vagas para os cursos de graduação da modalidade semi-presencial, dentro sistema da universidade aberta do Brasil(UAB), correspondente ao período 2018.1, sendo, estendido para o polo Manuel Rodrigues da Silva(MRS) de Alagoa Grande. 

Vamos aguardar o edital para as vagas do processo seletivo da UFPB-EaD, para o período 2018.2, com vagas também para o polo MRS-UAB de Alagoa Grande.

Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPB, participa da aula inaugural do período Letivo 2017.2, no polo MRS-UAB de Alagoa Grande, nesta quinta, 17 de agosto

Dois estudantes alagoagrandenses Mário Rodrigues e André Lima estão concluindo suas dissertações de mestrado em Física na UFCG, campus Campina Grande e iniciando o curso de graduação em Licenciatura em matemática da UFPB-EaD, em Alagoa Grande-PB. Parabéns.
.
Professores Rafael e Assis.

O professor Assis, coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPB, juntamente com o professor de informática básica, participaram  da aula inaugural do período Letivo 2017.2, no polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) do sistema de universidade aberta do Brasil (UAB) de Alagoa Grande, nesta quinta, 17 de agosto, à tarde.

O professor Assis alertou aos nos feras do polo MRS que para aprender matemática é preciso ter acesso a informática, mas com a caneta e papel na mão para escrever as equações.
O professor Oswaldo ministrou uma aula introdutória a o recurso da internet e alertou, para a execução das tarefas para que não seja pratica o plágio. Ele registrou que o coordenador do Curso tem tolerância zero para quem entregar um trabalho como sendo uma cópia de algum colega.
No final foi entregue o primeiro livro do curso de matemática da UFPB, do período 2017.2, para cada estudante.

Estavam presentes no polo MRS, a funcionária Lourdenise, a secretária Marise e a coordenadora Roseane Palmeiras. 

Reunião no laboratória de matemática do polo MRS-UAB
O professor Rafael Rodrigues, primeiro coordenador do polo MRS-UFPB-UAB, participou de uma breve reunião, no  laboratória de matemática do polo MRS, com o coordenador do curso de matemática da UFPB e a coordenadora do polo MRS, professora Roseane Palmeiras, parabenizando pelo excelente trabalho de apoio aos estudantes e organização do curso. O professor Assis ficou muito satisfeito do prefeito ter disponibilizado  um bom espaço para o laboratório de matemática.

Na ocasião, o professor Rafael sugeriu uma .melhor interação da UFPB com as comunidades de discentes e docentes das escolas de Alagoa grande com o polo MRS. 

Lembrou que o polo ainda não tem bolsas do PIBID (Iniciação a docência) e do PIBIC(Projet de iniciação científica). Sugeriu também que sejam feitos projetos do PIVIC(Projeto voluntário de iniciação científica), em parceria com a prefeitura.

 O tema da semana nacional de ciência e tecnologia, edição 2017, é matemática está em tudo. A última vez que o polo participou foi em 2011, na gestão professor Rafael, como coordenador do polo.  

O espaço Físico no CAIC é muito bom, mas o polo MRS-UAB poderia ser em uma sede própria, por exemplo no elefante branco, o antigo centro de treinamento de Alagoa Grande. que poderia ser conseguido através de uma solicitação em uma audiência pública, com a presença do governado Ricardo Coutinho, tendo o apoio de todos os políticos de Alagoa Grande.

Link para ver a matéria completa




Como estava previsto no edital, a UFPB divulgou a 1a. chamada do processo seletivo 2017.2, nesta sexta, 30 de junho. . Para o polo MRS-UAB-UFPB de Alagoa Grande foram ofertadas 70 vagas para 4 curso de graduação: Matemática, Pedagogia, Letras Português e Letras Inglês.  


A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal da Paraíba torna público o Resultado dos candidatos selecionados na 1a Chamada dos Candidatos Classificados no Processo Seletivo para Cursos a Distância, de vagas disponibilizadas através do Edital PRG 017/2017.

Clique neste link para ver o resultado


MORADORA DA SERRA DE PAQUIVIRA SE INSCREVEU PARA O CURSO DE CIÊNCIAS AGRÁRIA DO POLO MRS-UFPB-UAB DE ALAGOA GRANDE

 Após se inscrever no processo de ingresso para a UFPB Virtual 2017.1, na segunda-feira, 16, nos estúdios do blog Ciências e Educação, na casa do professor Rafael Rodrigues, para o curso de Ciências Agrárias do polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) da UFPB Virtual, Edivânia de Oliveira da serra de Paquivira de Alagoa Grande, foi almoçar na Churrascaria Karla, acompanhada de Camille, filha do professor Rafael. 
Edivânia adquiriu o direito de se inscrever porque  fez o ENEM 2014. Ela pretendia fazer a inscrição para o curso de Pedagogia, mas a UFPB não ofertou vagas para este curso do polo MRS.  Ela ficou sabendo do período de inscrição, de 9 a 16 de janeiro, através da divulgação do blog Ciências e Educação e foi pedir ajuda ao professor Rafael. Este e o portal do Júlio fizeram as divulgações voluntárias do ingresso para o período 2017.1, no polo MRS. 



UFPB-UAB-PROCESSO SELETIVO – 2017.2 – CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. INSCRIÇÕES COM INÍCIO NO DIA 5

O Polo Manuel Rodrigues da Silva(MRS) da UFPB, em Alagoa Grande agora tem dez cursos de graduação da UFPB: Licenciatura em Ciências da Computação, Matemática, Pedagogia, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Naturais, Letras Português, Letras Libras, Letras Espanhol e o novo curso Letras Inglês. 

De acordo com o edital, há vagas também para os cursos de ciências da computação,  Agrárias, biológicas e Letras Libras em outros polos da UFPB-EaD.  

A UFPB mantém a  taxa de inscrição no valor de anos anteriores de R$ 30,00, sendo que alguns candidatos estarão isentos de pagar, veja no final desta postagem.
Leia mais


Alagoagrandense veio de Manaus visitar o polo MRS-UAB e parentes de Alagoa Grande

O alagoagrandense engenheiro mecânico Roberto de Lima Rodrigues, filho de Manuel Rodrigues da Silva  (MRS), em memória, veio de Manaus, onde há 27 anos trabalha,  visitar o polo MRS do sistema de universidade aberta do Brasil (UAB), no CAIC, em Alagoa Grande, que leva o nome de seu pai. Ele visitou os tios Chicó, Luiz e as tias Carminha e Lourdes. O curioso que ele pretendia registrar uma foto de lembrança ao lado da placa que tem o nome de seu pai e não foi possível porque estava tudo apagado.  A professora Roseana Palmeiras, coordenadora do polo MRS, falou para o professor Rafael Rodrigues, 1o. coordenador do polo MRS, que em 2016 este polo  teve pouco apoio da secretária de educação do município, que inclusive, para fazer a reposição de 15 lâmpadas passou mais de 5 meses, tendo ocorrido a formatura dos estudantes do polo MRS, quase no escuro.  

Neste espaço democrático, registramos as imagens da parede e da placa pintada como nome MRS, que estavam legíveis até o ano passado. A professora Môncia Cavalcante, secretaria de educação do município, falou que vai providenciar a restauração da placa e dará melhor infraestrutura ao polo MRS. Afirmou o professor Rafaeal.




O engenheiro agrônomo Martinho Ramalho, que atualmente está fazendo o curso de Letras 
português da UFPB, no polo da UAB, em João Pessoa,  participou neste domingo, 
29 de janeiro,  do programa informativo GEMAG, apresentado pelo professor 
Rafael Rodrigues direto da capital paraibana e falou da importância da conquista 
dos 9 cursos da UFPB e um do IFPB para a região. Ele registrou também o seu 
interesse em  colaborar no que for possível com o atual prefeito do município, 
Dr. Antônio Sobrinho, para transformar este embrião da UFPB em um campus universitário 
da UFPB. 

Lembrou  a justa homenagem do ex-prefeito Bosco Júnior em colocar o nome deste polo 
universitário de MRS, um homem honesto, dedicado à família e a educação de seus filhos. 
Além de ter conseguido ver os 4 filhos formados em curso da UFPB, campus João Pessoa,
 o Sr. Manuel  ajudou muitos moradores de Alagoa Grande com recursos próprios, quando 
na década de 70 se tornou o principal comerciante de Cisal (Agave), no brejo paraibano. 

O professor Rafael Rodrigues agradeceu as palavras de Martinho Ramalho e registrou 
que o período de inscrição aconteceu de 9 a 16 de janeiro e no dia primeiro de 
fevereiro, será divulgado a 1a. lista de classificados para o polo MRS, período 2071.1. 
Leia mais no link
https://rafaelrag.blogspot.com.br/2017/01/alagoagrandense-veio-de-manaus-visitar.html

Processo Seletivo dos Cursos a Distância para o polo MRS de Alagoa Grande e outros polos da UFPB, referente ao período 2017.1

Como havíamos divulgado previamente neste blog e no nosso programa informativo GEMAG, todos os domingos na rádio PiemonteFM, das 11:30h às 13h, a UFPB vai ofertar vagas para alguns cursos do polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Afirmou o professor Rafael Rodrigues.

Foi divulgado o quadro de vagas do Processo Seletivo dos cursos a distância da UFPB, referente ao período 2017.1, para os 21 polos da instituição, e, inclusive, tendo vagas também para o polo MRS de Alagoa Grande. O telefone do polo MRS é 32731299.


O edital com maiores informações será divulgado em breve. As inscrições acontecem a partir de Janeiro. 

O processo utilizará as notas do ENEM 2016.

Para conferir o quadro de vagas clique neste link a seguir



Estudantes do Quilombo Caiana dos Crioulos visitam o polo MRS-UAB de Alagoa Grande

As jovens quilombolas Gerlane, Rafaela e Lidiana,  estudantes da escola estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Hildo Bandeira (PHB) de Alagoa Grande visitaram o polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS), do sistema da universidade aberta do Brasil (UAB) na ultima sexta, 19.

Elas disseram que muitas colegas ainda não estão sabendo que existem cursos de graduação da UFPB e do IFPB em Alagoa Grande.

As estudantes moradoras do quilombo Caiana dos Crioulos  foram convidadas pelo professor Rafael Rodrigues e ficaram felizes em saber que vai ter o ingresso de novas turmas dos cursos da UFPB no polo MRS, através do ENEM 2016. A coordenadora do polo MRS,  professora Roseane Palmeiras informou que as vagas serão distribuídas nos períodos 2017.1 e 2017.2.

No momento, os 9 cursos de graduação da UFPB são os seguintes, Pedagogia,  Computação, matemática, ciências agrárias, ciências biológicas e ciências Naturais. Letras Libras,  Letras Espanhol e Letras Português.






 Veja mais imagens



Leia mais

Estudantes do 1o. ano do Ensino Médio do Colégio Estadual PHB Visitam o Polo MRS da UFPB e IFPB, no CAIC  
/
Tutora Patrícia (sentada), graduada em Pedagogia e Ciências biológicas.

Os estudantes do ensino médio da região estão na expectativa do edital 2016 da UFPB a distância, definindo as vagas para os 9 cursos de graduação em Alagoa Grande: Ciências da Computação, Naturais, Biológicas, Agrárias, Matemática, Pedagogia, Letras Libras, Português e Espanhol. O ingresso será através do ENEM 2016, com início no próximo ano.  Está em discussão a possibilidade de abrir vagas para quem fez também o ENEM 2015. 

  Registramos nesta terça-feira, 13 de setembro, a visita das estudantes do Quilombo Caiana dos Crioulos, Josilene, Sandra e Adriana ao Polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) do sistema da  Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Alagoa Grande, nesta terça-feira, 13 de setembro. A coordenadora do polo MRS, professora Roseana Palmeiras, informa que  o horário de funcionamento do polo MRS é o seguinte: pela manhã, das 8h às 11:30h; à tarde, das 13h às 15h e à noite, das 18h às 21h.  A estudante do 1o. ano do PHB Alessandra Sousa acompanhou também as estudantes quilombolas.

                                                              Coordenadora Roseana


                                       Professor Rafael acompanhou a visita ao Polo MRS
Leia mais

http://rafaelrag.blogspot.com.br/2016/09/estudantes-quilombolas-visitam-o-polo.html


COLAÇÃO DE GRAU DE 4 ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UFPB DO POLO MRS-UAB DE ALAGOA GRANDE, PERÍ0DO 2015.1

Registramos os parabéns, para mais uma turma de concluintes do Curso de Ciências Agrárias do polo Manuel Rodriguez da Silva (MRS) do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A colação de grau deste curso aconteceu na UFPB, campus Bananeiras-PB

Da turma de concluinte do curso de Ciências Agrárias deste período, se formaram 4 estudantes do Polo MRS-UAB de Alagoa Grande-PB.
Ailson de Araujo Ferreira
Danilo Rodrigues de Araujo
Joab de Araujo Pereira
Filipe Hipolito Rodrigues 
Tutores presenciais no polo MRS-UAB-UFPB
Natali Azevedo da Silva
Vistor Hugo Santos de Assis

Veja mais

http://rafaelrag.blogspot.com.br/2015/08/colacao-de-grau-de-4-estudantes-do.html


ELIS DUARTE FOI A ÚNICA CONCLUINTE DO POLO MRS-UAB DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS, PERÍODO 2015.1

Na turma da colação de grau do curso de Licenciatura de Ciências Naturais da UFPB, período 2015.1, realizada no último sábado, 1 de agosto, com estudantes de diversos polos a distância da UFPB, pertencentes ao sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), teve somente uma estudante do polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS), a alagoagrandense Elis Duarte. Ela desde o início do seu curso no polo MRS-UAB, em Alagoa Grande, demonstrou muita dedicação, conseguindo superar os obstáculos e obteve  êxito, que cominou com  a colação de grau.  
Parabéns.
Link, 

CLASSIFICADOS, NO PROCESSO SELETIVO 2014 DA UFPB VIRTUAL-2014

PARABÉNS PARA TODOS OS CANDIDATOS  CLASSIFICADOS, NO PROCESSO SELETIVO 2014 DA UFPB VIRTUAL, EM ESPECIAL, AOS CONTERRÂNEOS DE ALAGOA GRANDE, GARANTINDO SUAS VAGAS, NO POLO MANUEL RODRIGUES DA SILVA. POR ENQUANTO, VEMOS NA LISTA,  HILLKA BRAGANTE E LUCAS, FILHO DA PROFESSORA RENOLDA, APROVADOS PARA OS CURSOS DE PEDAGOGIA E COMPUTAÇÃO,  RESPECTIVAMENTE.

PROCESSO SELETIVO 2014 DA UFPB VIRTUAL

EAD 2014 - TERCEIRA RELAÇÃO DE CANDIDATOS CLASSIFICADOS

Inscrição Nome Curso/Turno Período

140417647 BRUNO VINICIUS DA SILVA MOURA CIENCIAS AGRARIAS DEMANDA SOCIAL-ALAGOA GRANDE/PB 2

140425676 EDIELE RODRIGUES CASSIMIRO CIENCIAS AGRARIAS DEMANDA SOCIAL-ALAGOA GRANDE/PB 2
Leia mais, 

POLO MRS-UAB-UFPB FOI INAUGURADO EM 9 DE AGOSTO DE 2010



Aniversário de 4 Anos do polo MRS-UAB-UFPB. Parabéns.
Resgatando a homenagem no portal da prefeitura Municipal de Alagoa Grande 

Universidade Aberta do Brasil (UAB)

A inauguração da UAB/UFPB (Universidade Aberta do Brasil com cursos de graduação da UFPB), em Alagoa Grande, foi realizada numa segunda-feira, dia 9 de agosto de 2010. O gestor João Bosco Carneiro Júnior resgatou este instrumento de educação.

Muitos conterrâneos prestigiaram o maior evento da educação de Alagoa Grande. Estiveram presentes alunos da UAB, o Prefeito Bosco Júnior, o Secretário de Educação Marcus Alves, O Coordenador Geral da UFPB – Professor Lucídio, o Coordenador Adjunto da UFPB – Professor Edson e a Tutora de Biologia Juliana, secretário de educação Marcus Alves, escritor Guedes, entre outros. O público presente foi diversificado, empresários, comerciantes, estudantes, professores e funcionários.
O Prefeito Bosco Júnior, disse que só foi possível esta realização porque o Professor Rafael Rodrigues prestou muitas informações importantes e que ele sempre insistiu no sonho.

O prefeito disse também, que só conseguiu a Universidade para Alagoa Grande, porque se comprometeu com o MEC e a UFPB em comprar todo equipamento e móveis, e, principalmente,  na manutenção do prédio.
Na ocasião, o Professor Rafael Rodrigues foi homenageado com uma placa de honra ao mérito.

Alagoa Grande ganhou, enfim, a sua universidade.

O polo da UAB fica localizado no Complexo do CAIC, no Conjunto CEHAP I, oferecendo vários cursos a população da região.

Desde 2012, com a aprovação do requerimento do vereador Fabiano Luz  e sancionado pelo gestor, o polo passou a ser denominado de Manuel Rodrigues da Silva (MRS), pai do professor Rafael. 
Veja mais
http://rafaelrag.blogspot.com.br/2015/08/polo-mrs-uab-ufpb-foi-inaugurado-em-9.html

DIRIGENTES DO DCE DA UFPB PARTICIPARAM DE UMA REUNIÃO NO POLO MRS-UAB DE ALAGOA GRANDE


Os alagoagrandenses representantes da diretoria do DCE-UFPB, Edvaldo Filho e Marcus Alves Júnior participaram de uma reunião com a professora Roseana Palmeiras, coordenadora do polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Estavam também no polo a auxiliar de serviço Suely, as tutoras Elaine e Fabiana.

Foi discutido também a suspensão do edital de ingresso para os  nove cursos de graduação da UFPB do polo MRS, para o período 2015.2. Estando em aberto o ingresso para o período 2016.1
Veja o vídeo 




O presidente Edvaldo Filho do DCE-UFPB, acompanhado de Marcus Alves Júnior,  filho do professor Marcus Alves, primeiro secretário de educação do polo MRS, participaram de uma reunião com a professora Roseana Palmeiras, coordenadora do polo MRS-UAB e o professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité), primeiro coordenador do polo MRS e um dos incentivadores do sistema UAB.

A professora Roseana respondeu satisfatoriamente a todas as perguntas e enfatizou a necessidade de mais investimentos da UFPB no polo MRS. O professor Rafael  fez a reivindicação de bolsas de estudos do PIBID e PIBIC da UFPB para os estudantes do polo MRS, registrou que já tinha comunicado a reitora Margareth, no ano passado,  quando ela estava sendo entrevistada na rádio correio, que reconheceu a importância dos cursos da UFPB a distância do sistema da UAB. A professora Maragreth disse que não gosta da denominação de UFPB Virtual, pois dá ideia de outra universidade, quando na verdade devemos tratar a instituição como sendo parte de um todo.
Link: http://rafaelrag.blogspot.com/2015/08/dirigentes-do-dce-da-ufpb-participam-de.html

HÁ 3 ANOS O COORDENADOR DA UAB-UFPB PROMETEU BOLSAS DE ESTUDOS PARA  O POLO MRS

O professor Jan,  atual coordenador geral dos cursos a distância da UFPB, em 2012, quando esteve neste polo como coordenador do do curso de letra, criticou os outros coordenadores  de cursos porque ainda não tinha uma bolsa de estudo para estudantes do polo MRS. Parece que ele esqueceu,  veja o link, a quem interessar,
http://rafaelrag.blogspot.com.br/2013/02/reitora-margareth-da-ufpb-indicou-o.html



A visita dos dirigentes do DCE ao polo MRS-UAB-UFPB, aconteceu na última quinta-feira, 30 de julho.

Veja matéria completa, clicando em

http://rafaelrag.blogspot.com.br/2015/08/dirigentes-do-dce-da-ufpb-participam-de.html


A Pró-Reitoria de Graduação da UFPB (PRG) divulgou na sexta-feira, 26 de junho, a relação de deferidos e indeferidos do Processo Seletivo para Ingresso de Graduados EAD 2015.2.
De acordo com o edital, os candidatos têm o prazo de dez dias para interpor recurso, devendo ser enviado exclusivamente para o endereço de e-mail: scpa.prg@gmail.com

ATENÇÃO!

Relação de Deferidos e Indeferidos – CLIQUE AQUI 

Conforme o Edital PRG 13/2015 os candidatos terão o prazo de 10 dias (até o dia 6 de julho de 2015) para interpor recurso, que deverá ser enviado, exclusivamente, para o e-mail scpa.prg@gmail.com

Leia mais

http://rafaelrag.blogspot.com.br/2015/06/divulgada-lista-de-candidatos-deferidos.html

COORDENADORA DO POLO MRS-UAB DE ALAGOA GRANDE E O PROF. RAFAEL FALAM SOBRE AS NOVAS VAGAS PARA INGRESSO DE NOVOS ESTUDANTES, NOS PERÍODOS 2015.2 E 2016.1


Blog do professor Rafael entrevista a professora Roseana Palmeiras, coordenadora do polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) da UAB, que está funcionando com nove cursos de graduação da UFPB e um do IFPB. Ela fala da estrutura do polo e do novo edital da UFPB Virtual, com vagas para o polo MRS. O professor Rafael sobre o terreno para construir o prédio próprio do polo MRS, da viagem do prefeito Bôda para Brasília, que permanecerá de hoje, 25 de maio, até a quarta-feira. Hoje e amanhã ele participará do movimento dos prefeitos em busca de mais apoio da presidente Dilma.

Processo seletivo UFPB Virtual 2015

Atendendo as várias perguntas de estudantes e professores das escolas de Alagoa Grande, o professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité), um dos incentivadores desta modalidade de ensino semi-presencial, esteve nesta segunda-feira, 25  de maio, na sede do polo MRS-UFPB Virtual, em Alagoa Grande, para conversar com a professora Roseana Palmeiras, coordenadora do polo MRS, as expectativas da divulgação no próximo final de semana do  edital desta instituição, com novas vagas, para quem fez o ENEM 2014.

 Os  tutores Fábio Marques e Fabiana estavam no polo MRS também. A professora Roseana informou que o edital será  publicado com as vagas para os períodos 2015.2 e 2016.1, para os cursos de graduação da UFPB Virtual. Foi uma conversa bastante esclarecedora e o polo estará de portas abertas para receber a sua visita. O polo MRS-UAB de Alagoa Grande fica em frente a creche do CAIC.
O professor Rafael estava acompanhado do alagoagrandense Marcus Rogério, fera do curso de matemática da UFCG, campus Cuité.

REFORÇO GEMAG  PARA  O ENEM 2015

Na ocasião, o professor Rafael anunciou também o Reforço GEMAG para o ENEM 2015, inciando com aulas de matemática e Física, com os professores José Naéliton, Kristoferson (Prof. Son) e  André, no próximo sábado, das 8h ás 10h, na escola estadual de ensino fundamental Apolônio Zenayde, em frente a prefeitura municipal de Alagoa Grande. Ligue para 96151111-tm ou procure a diretora Aysla Montenegro da EEEF Apolônio Zenayde,  procure Vitoria do 1o. ano C da Escola estadual PHB ou Maricelia do 3o. ano da escola Normal

Veja o vídeo

  

Veja mais imagens
http://rafaelrag.blogspot.com.br/2015/05/coordenadora-do-polo-mrs-uab-de-alagoa.html#more

UFPB VIRTUAL OFERECERÁ VAGAS PARA OS PERÍODOS 2015.2 E 2016.1. O POLO MRS DE ALAGOA GRANDE SERÁ CONTEMPLADO TAMBÉM.
Professor Rafael, o senhor sabe quando abre as inscrições para a UFPB Virtual de Alagoa Grande - PB?
Abraço! 
Vanderley Vanderk <vanderley_boy@hotmail.com>
17 de jan (Há 7 dias)

Olá, gostaria de saber qual a data para as inscrições da universidade em Alagoa Grande 2015 ?
Alô, bom dia.
Joyce Araújo <joycearaujo1@live.com>
18 de jan (Há 6 dias)

Atendendo estas e outras perguntas, o professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité), um dos incentivadores desta modalidade de ensino semi-presencial, esteve na sexta, 23 de janeiro, na sede da UFPB Virtual, para saber quando será divulgado o  edital desta instituição.
 Alguns professores estavam por lá e informaram que o edital será  publicado com as vagas para os períodos 2015.2 e 2016.1, para os cursos de graduação da UFPB Virtual. Na próxima semana os docentes e funcionários da UFPB Virtual voltaram do recesso e estarão fazendo notas esclarecedora e as coordenações dos polos estarão de portas abertas para receber a sua visita. O polo MRS-UAB de Alagoa Grande fica em frente a creche do CAIC.

Link,

INICIARAM AS MATRÍCULAS PARA OS ESTUDANTES DA UFPB VIRTUAL E VÃO ATÉ O DIA 8 DE FEVEREIRO

 
  Marcelo Félix, Marlene Brito, Bibiu do Jatobá e professor Rafael
visite o polo MRS-UFPB-UAB, no CAIC, em Alagoa Grande.


Calendário dos Cursos de Educação à Distância (EAD), período 2015.1, aprovado pelo CONSEPE DA UFPB Licenciatura em Letras/LIBRAS
 Calendário 2015.1 

As matrículas iniciaram no dia 2 e vão até o dia 8 de fevereiro. O período letivo 2015.1 inicia no dia 19 de fevereiro. Veja abaixo o calendário acadêmico de 2015.1.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
COODERNAÇÃO DE ESCOLARIDADE
CALENDÁRIO ACADÊMICO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-EAD
PERÍODO 2015.1
Aprovado pelo Consepe em 05/12/2014
Processo 23074.067430/2014-57
JANEIRO
02 a 09/01/2015 Inscrição para o Processo Seletivo de Ingresso de Graduados
2015.1
26 a 30/02/2015 Período de OFERTA DE DISCIPLINA pelas Coordenações de Curso
no SCA
27 a 30 /01/2015 Cadastramento dos candidatos classificados no Processo Seletivo de
Ingresso de Graduados
FEVEREIRO
02/02 a 08/02/2015 Matrícula on-line para os alunos veteranos
02 a10/02/2015 Período para solicitação de Reingresso em 2015.1
09/02/2015 Matrícula automática do Ingresso de Graduados
09/02 a 11/02/2015  Ajustamento de matrícula pelas Coordenações de Curso
12 e 13/02/2015 Procedimentos internos de registro dos alunos no Moodle
14/02 a 18/02/2015   Feriado-Carnaval
19/02/2015 Início do Período Letivo 2015.1
Link,
http://rafaelrag.blogspot.com.br/2015/02/iniciaram-as-maticulas-para-os.html

TUTORA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPB, DO POLO MRS-UAB DE ALAGOA GRANDE, MINISTRARÁ PALESTRA NA SNCT 2014



O professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité) esteve no dia do professor, 15 de outubro, no polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) da Universidade Aberta do Brasil (UAB), para cadastrar mais uma palestra na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2014, que iniciou na segunda, 13, e termina no próximo domingo, dia 19 de outubro. Ele está planejando, juntamente,  com a coordenadora do polo MRS, professora Roseana Palmeiras, novas atividades da SNCT. A palestra sob título: A água e Sustentabilidade,  será ministrada pela  tutora Kalina Gioconda Matos de Souto, professora efetiva do estado, na escola EEEF e Médio Major Veneziano Vital do Rêgo. 



Quem quiser participar, ainda pode cadastrar atividades em sua escola. O site da SNCT é 






 Link, para ver mais imagens

http://rafaelrag.blogspot.com.br/2014/10/tutora-do-curso-de-ciencias-biologicas.html

 

VEJA AS IMAGENS DA FESTA DE FORMATURA DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PEDAGOGIA DA UFPB DO POLO MRS-UFPB-UAB EM ALAGOA GRANDE

PARABÉNS PARA TODOS QUE COLABORARAM NA REALIZAÇÃO DESTE SONHO E, EM ESPECIAL, AOS 16 CONCLUINTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PEDAGOGIA. 

A FESTA DE FORMATURA DAS PRIMEIRAS TURMAS DE CONCLUINTE DA UFPB DO POLO MANUEL RODRIGUES DA SILVA (MRS) DO SISTEMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB), EM ALAGOA GRANDE, ACONTECEU NO SÁBADO, 13 DE SETEMBRO, À NOITE.


Além dos homenageados compareceram ao evento Silvana Filgueira, gestora do CNPq, prof. Dr. Hamilcar Filgueira do departamento de engenharia Civil da UFPB, ambos filhos do ex-prefeito Delis Filgueira (em memória) de Alagoa Grande, Roseana Palmeiras (coordenadora do polo MRS-UAB), prof. Dr. Rafael Rodrigues (primeiro coordenador do polo MRS-UAB),   ex-prefeito Bosco Júnior (autorizou o início das atividades do polo MRS, em sua gestão), acompanhado de sua esposa Raquel, historiador José Avelar, Serginho, professora Renolda e família. Compareceram também o professor Marcus Alves e família, Damásio de Alagoinha, professor Dedinha de Juarez Távora, Doda, José Soares Bezerra de Guarabira, Nal Barriga com esposa, os filhos Erico e Erica, Nascimento, entre outros.

Vimos muito entusiasmo dos concluintes  com torcidas organizadas vindas das cidades de Queimadas, Campina   Grande, Juarez Távora, Guarabira, Alagoinha, entre outras. Foi uma bela festa, depois de ser servido um jantar, cada concluinte cantou uma música no palco, com direito a torcida organizada.  

A coordenadora do polo MRS-UAB, professora Roseana Palmeiras falou da importância da UAB, proporcionando novos profissionais qualificados para o mercado de trabalho, agradeceu aos pioneiros e os atuais gestores e colaboradores para realização deste sonho. Fez uma bela homenagem aos concluintes e aos parentes deles por ter contribuídos também nesta longa jornada de muitos estudos.   


Os oradores dos cursos de Pedagogia, Maria Elaine, e Ciências Biológicas, professor Marcus Costa,  agradeceram a dedicação dos seus docentes, coordenadores  dos cursos, coordenadores do polo MRS, tutores e funcionários da UFPB e do polo MRS-UAB e a  todos presentes. 
Marcus Costa fez também um registro especial ao casal de irmãos Silvana Filgueira (CNPq) e Hamilcar Filgueira (UFPB).
                                   Marcus Costa
Maria Elaine
                                   Professor Marcus Alves   e  a esposa professora Mônica

 Veja mais imagens, clicando em

http://rafaelrag.blogspot.com.br/2014/09/veja-as-imagens-da-festa-de-formatura.html

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM PROL DO POLO MRS-UAB, EM ALAGOA GRANDE


No próximo dia 8 de agosto, teremos a 1a. audiência pública em prol da construção do edifício próprio do polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O deputado federal Luiz Couto confirmou sua presença para anunciar uma emenda de bancada, atendendo o requerimento do vereador Josildo Oliveira. O jornalista Antônio Balbino, assessor de Luiz Couto, conversou ontem, com Deda Ribeiro,  presidente da casa legislativa de Alagoa Grande, para definir a audiência pública para sexta-feira,8 de agosto, às 19:30h.

Parabéns, para todos os vereadores que aprovaram este requerimento. Pois, o sistema da UAB está consolidado no Brasil.

A questão principal, já que o ex-prefeito Bosco Júnior não doou o terreno para ser sede do polo MRS-UAB, por que o prefeito Bôda ainda não doou?
Há terreno pertencente ao estado, o que poderia ser uma opção também buscar apoio do governador Ricardo. Ou poderia ser uma doação particular. Registro neste espaço democrático, que o amigo Martinho Ramalho informou sobre uma doação de um terreno na vila São João, para construir o colégio estadual, mas naquela época, o padre Hildon Bandeira preferiu alugar o terreno onde foi construído o mesmo.

Deputado Luiz Couto sugeriu a audiência, em uma entrevista a Willian Santos, no programa espaço aberto, edição de domingo, na rádio cultura de Guarabira.

Veja mais informações, em   

http://rafaelrag.blogspot.com.br/2014/07/audiencia-publica-em-prol-do-polo-mrs.html

ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS DE DIVERSOS POLOS DA UAB ASSISTIRAM AULAS PRESENCIAIS NA UFPB, EM JOÃO PESSOA

Os alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, da UFPB, na modalidade a distância, agora vão ter duas aulas presencias por semestre. No dia 22 de fevereiro, estudantes de diversos polos  da UFPB, do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB) se deslocaram para a capital paraibana, para assistir aulas presenciais, pela manhã e à tarde.


Devido a solicitação do transporte ter chegado na secretária de educação da prefeitura de Alagoa Grande, com pouca antecedência, negaram o apoio aos estudantes do polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS). O professor Rafael Rodrigues, que está dando um reforço da parte prática da Física grátis, para os estudantes do curso de matemática, na sexta-feira, à tarde, ficou sabendo que os estudantes estavam sem o apoio da prefeitura e, imediatamente, foi falar com o secretário de transporte Adriano, que ficou de providenciar uma combe, para sair de frente a prefeitura. O estudante Ednaldo, no dia 22, às 7h, telefonou para o professor Rafael dizendo que ainda não tinha o transporte da prefeitura e dos nove alunos tinha somente 4, para viajar até João Pessoa. Neste caso, o professor Rafael decidiu levar e trazer  os 4 estudantes do curso de  Licenciatura em Ciências Naturais do polo MRS-UAB.


Deveria ter uma parceria de setores do comércio de Alagoa Grande, para colaborar com pequenas exigências da UFPB: papel, manutenção do espaço físico, transporte, etc.





Veja algumas imagens dos estudantes Sueldo Martins, Jacqueline Silva, Aparecida e Edvaldo, assistindo aulas na UFPB, em João Pessoa. As aulas foram ministradas no Centro de Educação.

                                             Sueldo, Jacqueline, Edvaldo e Aparecida.
                                           Momento da chega no campus I da UFPB.

                                                            Estudantes do Conde

 Veja mais imagens, clicando em
 

Inscrições para Educação a Distância da UFPB começam nesta quinta, 2 de dezembro


Processo Seletivo 2014 – UFPB Virtual



O polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Alagoa Grande, ganhou dois novos cursos: computação e Espanhol. Inscrições de 2 a 10 de janeiro de 2014. Ao ler esta matéria seja um multiplicador da informação. A professora Roseana Palmeira, coordenadora do polo MRS-UAB vai ficar no polo aguardando as pessoas interessadas em fazer uma visita.



Tutor Vitor de Ciências Biológicas, coordenadora Roseana, tutora Fabiana de Letras-Libras, na entrada do polo MRS-UAB, no CAIC.


A Coordenação de Escolaridade da UFPB, (Codesc), torna público o Processo Seletivo - 2014 para ingresso nos cursos de graduação no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, modalidade de educação a distância.


 


  A inscrição poderá ser efetuada das 9 horas do dia 2 até às 23 horas e 59 minutos do dia 10 de janeiro, exclusivamente através do sítio da Pró-Reitoria de Graduação (PRG). A taxa de inscrição é de 30 reais. O estudante matriculado, em 2013, em escola da rede pública de ensino poderá se inscrever com isenção da taxa de inscrição.


 


O candidato que pleitear a isenção da taxa de inscrição deve fazer a entrega da documentação comprobatória, até 10 de janeiro nos Polos de Apoio Presencial da UAB. O candidato que não dispuser de equipamento próprio para efetuar a sua inscrição pela Internet poderá utilizar os equipamentos disponibilizados nos Polos. A relação das cidades e seus respectivos Polos estão relacionados no edital. Ao inscrever-se, o candidato deverá optar por um único curso da oferta de vagas.

Para baixar o Edital acesse: www.ufpb.br/prg.

  Link para inscrição no vestibular da UFPB virtual 2014





O polo está funcionando com um curso de graduação  do IFPB,  9 cursos de graduação e um de pós-graduação da UFPB Virtual.  14 tutores, Fábio Marques e Vanlex de Matemática, Kilma, Edinalva e Isabel de  pedagogia,  Gustvo (Guto) Letras-Português, Fabiana de letras-libras, Eliane de Ciências Naturais, Vitor e Kalina de Ciências Biológicas, Natali e Rayani de Ciências Agrárias, Marcos Aurelio de Administração Pública e  Vamberto Luis (Vambertinho), sob a coordenação da professora Roseana Palmeira,  com uma auxiliar de biblioteca, Gorete, duas secretárias Camila e Patricia, uma auxiliar de serviço Lourdemise.
No ano passado, aconteceu uma oficina de reutilização de pneus, coordenada pela professora  Celena Rocha do IFPB, durante a 2a. jornada acadêmica do polo MRS, em agosto 2013, algumas pessoas da comunidade realizaram um trabalho que deixou mais bela a  entrada do polo MRS-UAB, em Alagoa  Grande. 



 Link,

 

Saiu o edital para o ingresso na UFPB Virtual, para 2014, será através do ENEM 2013

Ingresso nos cursos de graduação da UFPB Virtual será realizado através do Enem. O vestibular 2014 tem vagas também para o polo MRS-UAB, em Alagoa Grande.


A forma de ingresso na UFPB Virtual, a partir de 2014, ocorrerá exclusivamente através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2013.
Em dezembro, será lançado o edital com as vagas disponíveis e o candidato terá que se inscrever no curso e polo que desejar.
OBS: Outra forma é através do Ingresso de Graduados. Para isto, é preciso estar atento ao edital, sempre aberto a cada semestre.

Processo Seletivo 2014 – UFPB Virtual

A Universidade Federal da Paraíba – UFPB, através da Coordenação de Escolaridade CODESC, torna público o Processo Seletivo – 2014, para ingresso nos cursos de graduação da UFPB, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, modalidade de educação a distância, regulamentado pelas Resoluções Nº 001/2013 e Nº 047/2013, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Para conferir o edital completo
 


 Wellington Roberto promete apoiar o polo MRS-UAB de Alagoa Grande

Conversa esclarecedora aconteceu na churrascaria Karla de Alagoa Grande, com o deputado federal apoiando a reivindicação do professor Rafael em prol  da Universidade Aberta do Brasil, em Alagoa Grande

 O professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité)  participou de uma conversa com o deputado federal Wellington Roberto, no dia 12 de outubro, às 15h, na churrascaria Karla de Alagoa Grande.


 O prefeito Bôda estava acompanhado do vereador Deda Ribeito  e o deputado federal Wellington Roberto com sua comitiva.
Link para ver as perguntas e respostas.

PARA FAZER O VESTIBULAR DA UFPB VIRTUAL 2014 O CANDIDATO DEVE PRIMEIRO SE INCREVER NO ENEM ATÉ O DIA 27

AS PROVAS DO VESTIBULAR DA UFPB VIRTUAL SERÃO SUBSTITUÍDAS PELO ENEM


Em entrevista ao programa da TV Cabo Branco, bom dia Paraíba, na terça-feira, 21, o coordenador geral da UFPB Virtual, Jan  Edson, informou as recentes mudanças para o ingresso nos cursos de graduação da UFPB Vitual, dentro do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). No próximo vestibular da UFPB Virtual, em 2014, será considerado a nota do ENEM,  cujo edital deste vestibular está previsto para ser publicado em dezembro deste ano. Isto não significa que a UFPB Virtual aderiu ao SISU.



Os candidatos deverão se inscrever também no processo seletivo da UFPB Virtual e serão chamados de acordo com a sua classificação no ENEM. Este novo formato será semelhante ao  sistema de ingresso de alunos para os cursos de graduação da UFCG.




ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO



Nos vestibulares anteriores todos os alunos foram obrigados a pagar uma taxa de inscrição no valor de 30 reiais. Agora, com a mudança para o ENEM, vejo uma vantagem para os candidatos,  pois o ENEM garante  a isenção da taxa de inscrição para os alunos de escolas públicas, afirmou o professor Rafael Rodrigues,  primeiro coordenador do polo Manuel Rodrigues da Silva da UAB, em Alagoa Grande e um dos incentivadores da UAB no âmbito do estado da Paraíba

Link para esta postagem,

 

 Cursos de especialização a distância fazem processo seletivo

Adendo do blog rafaelrag. O polo MRS-UAB em Alagoa Grande oferece 50 vagas para o curso de pós-graduação da UFPB, campus I de Especialização em Gestão Pública Municipal.
l
Serão feitos  em parceria com a Coperve, constando de prova objetiva a ser aplicada em 16 de junho de 2013 e de prova de títulos; inscrições pela internet.

A Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve), órgão da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PRG/UFPB), está com inscrições abertas até segunda-feira (27) no sitewww.coperve.ufpb.br para os Processos Seletivos dos cursos de especialização, na modalidade de educação a distância.

O Curso de Especialização em Gestão Pública, do Edital Nº 01/2013 CEGESP, está sob a responsabilidade do Departamento de Administração do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da UFPB. São oferecidas 210 vagas, distribuídas pelos seguintes Polos/Cidades: Campina Grande (40), Conde (50), Cuité de Mamanguape (30), Duas Estradas (40), João Pessoa (50).

Já o Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal do Edital Nº 02/2013 CEGPM, está sob a responsabilidade do Departamento de Economia do CCSA/UFPB. São oferecidas 350 vagas, distribuídas pelos seguintes Polos/Cidades: Alagoa Grande (50), Cabaceiras (50), Campina Grande (70), Coremas (50), João Pessoa (80), São Bento (50).

Os Processos Seletivos, responsabilidade das respectivas Comissões de Seleção, serão executados em parceria com a Coperve, constando de prova objetiva a ser aplicada em 16 de junho de 2013 e de prova de títulos.

Link desta postagem,

POLOS PARAIBANOS DA UAB SERÃO AVALIADOS PELO MEC NESTA TERÇA



CONSULTOR DA DED/CAPES VISITa O POLO MANUEL RODRIGUES EM ALAGOA GRANDE, nesta terça-FEIRA, 21 DE MAIO




O polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Alagoa Grande será avaliado hoje no final da manhã. A coordenadora do polo, Roseana Palmeiras e a secretária de educação do município, professora Mônica, estarão presentes para responder algumas perguntas do consultor da  DED/CAPES, Carlos Sedraz.


Amanhã será a vez do polo da UAB em Araruna, informou a professora Lúcia de Brito Araújo, coordenadora daquele polo, por telefone, ao professor Rafael Rodrigues, primeiro coordenador do polo MRS-UAB e um dos incentivadores da UAB no âmbito do estado da Paraíba. Este polo vem funcionando provisoriamente em parte de uma escola municipal de Alagoa Grande e a população vive na expectativa da construção de um edifício próprio, cujo terreno foi doado na gestão do ex-prefeito Bosco Júnior. Mas, há quem diga de que esta informação não procede porque o atual gestor do município, prefeito Bôda, não recebeu um documento sobre esta doação, o que existe são doações de terreno para algumas pessoas de Alagoa Grande, afirmou o prefeito Bôda.



O polo MRS da UAB em Alagoa Grande ficou de fora do vestibular da UFPB 2013 por causa de pequenas pendências previamente anunciadas pelo professor Rafael Rodrigues desde 21 de novembro de 2012, resultado de uma reunião com representantes da UFPB Virtual com o professor Marcelo, coordenador acadêmico da UAB, na UFCG
Os polos de Itabaiana e Araruna também  ficaram sem vagas para ambos períodos 2013.1 e 2003.2. Foram 14 polos paraibanos  com conceitos  aptos para o período 2013.1 e 12 polos para 2013.2. O vestibular da UFPB Virtual 2013 foi dia 3 de março. No caso de Araruna , um dos fatores que resultou na punição do MEC foi a falta de acessibilidade a cadeirantes.


 Fica a pergunta por que os poderes públicos de Alagoa Grande não cumpriram com as exigências do MEC para o polo MRS-UAB tornar-se apto ao vestibular 2013?

Link para esta postagem completa,

 

 

 

AS AULAS PRESENCIAIS DO CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS DO POLO MRS-UAB, NESTE SÁBADO, 4 SERÃO EM MARI

A PREFEITURA DE ALAGOA GRANDE
DISPONIBILIZARÁ UM  TRANSPORTE  

No dia 2 de maio de 2012, à noite, a professora Roseana Palmeiras dos Santos, coordenadora do polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Alagoa Grande, recebeu um comunicado para ser repassado a alguns alunos do curso de Licenciatura em  Ciências Naturais da UFPB, dizendo que as aulas presenciais serão no polo de Mari, pela manhã e tarde deste sábado, 4. Ela aparece na foto abaixo cumprimentando o professor kristoferson por ter concluído o seu curso pela UAB, polo Campina Grande e  por ter sido nomeado professor da rede estadual de ensino, aprovado em um recente concurso público.

O professor Kristoferson Ferreira Araújo do colégio estadual PHB de Alagoa Grande, esteve visitando o polo MRS-UAB acompanhado de sua esposa Ana Lucia Martins, aluna do curso de Licenciatura em  Ciências Naturais. 

A professora Mônica, secretária de educação do município, informou para o professor Rafael Rodrigues,  por telefone  que um ônibus ou Van sairá neste sábado, 4,  de frente a prefeitura de Alagoa Grande, às 7h, para transportar os alunos do curso de Ciência Naturais até o polo da UAB em Mari-PB.



                                 Professor Rafael, Ana Lúcia, Kristoferson e filha do casal.


Link:

http://rafaelrag.blogspot.com.br/2013/05/as-aulas-presenciais-do-curso-de.html

Professora Mônica visitará o polo MRS da UAB em Alagoa Grande, nesta quarta-feira, 6 de março de 2013





A professora Mônica, secretária de educação do município, reconhece a importância do parlamento cidadão do GEMAG-Grupo de Estudos Multidisciplinar de Alagoa Grande, que visitou o polo no último sábado e fez várias observações. Ela falou que nesta quarta-feira, 6, às 15h, fará uma reunião com o professor Rafael Rodrigues e a professora Roseana Palmeiras, coordenadora do polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Alagoa Grande, para saber tudo sobre as reais condições da infraestrutura do polo.  Adiantou que o prefeito Bôda vem cobrando dela para resolver o mais rápido possível as pequenas pendências do polo MRS deixadas pela gestão anterior.



No último sábado, 2, pela manhã, estavam no polo MRS a nova secretária Patricia Araújo




 e o novo tutor presencial do curso de ciências naturais, Danilo





 Veja mais fotos da visita de alguns membros do parlamento cidadão do GEMAG.


                                    Marcelo Félix, Marlene Brito, Bibiu do Jatobá e professor Rafael

http://rafaelrag.blogspot.com.br/2013/03/professora-monica-visitara-o-polo-mrs.html

Reitora Margareth da UFPB indicou o novo Coordenador Geral de Ensino à Distância da UFPB, fevereiro de 2013

Novo Coordenador da UFPB-UAB
O professor Jan Edson Rodrigues, coordenador do Curso de Licenciatura em Letras-português da UFPB Virtual,  aceitou o convite da Reitora Margareth da UFPB para ser o novo Coordenador Geral de Ensino à Distância da UFPB do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A ex-coordenadora da UFPB Virtual, professora Renata Patrícia continuará  trabalhando na equipe. O primeiro coodenador da UFPB Virtual foi o professor Lucídio dos Anjos.




No dia da primeira aula presencial do Curso de Letras no polo MRS-UAB, em Alagoa Grande, em 20 de março de 2012 o professor  Rafael Rodrigues (UFCG, Campus Cuité), um dos incentivadores da UAB na Paraíba, foi convidado para fazer a apresentação da equipe do curso de Letras e, inclusive, da coordenadora do polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS), professora Roseana Palmeiras.



Esteve presente também naquela aula inaugural a coordenadora de tutores, Greiziane Frazão, os tutores presencial e à distância do curso de Letras, Gustavo Alexandre (conhecido por Guto) e Benhu, respectivamente. Entre os alunos destacamos a amiga Gildênia de Alagoa Grande, o professor Dedinha, (ex-candidato a prefeito de Juarez Távora nas eleições 2012),  blogueiro Cristiano Alves (Alagoinha)  e o soldado da polícia militar, Genildo de Alagoa Grande. Naquele dia o laboratório de informática do polo ficou  lotado.


 

 

 

 

O VESTIBULAR DA UFPB VIRTUAL SERÁ REALIZADO PELA TERCEIRA VEZ SEM ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO


AGORA É DEFINITIVO ALAGOA GRANDE FICOU DE FORA DO VESTIBULAR DA UFPB VIRTUAL 2013.

Finalmente a coperve divulgou o edital do vestibular da UFPB Virtual 2013  do sistema UAB, que estava previsto sair desde o dia 21 de janeiro. Atenção o candidato pode se inscrever até o dia 28 de janeiro e pagar a taxa de inscrição de trinta reais até o dia 4 de fevereiro. Esta mais uma vez não terá isenção, o que é lamentável, pois a maioria dos candidatos que querem fazer um dos cursos de graduação  da UFPB Virtual é de baixa renda.
Os estudantes deviam fazer  um movimento para reclamar a falta de isenção da taxa de inscrição do vestibular da UFPB Virtual.
O candidato que não dispuser de equipamento próprio para efetuar a sua inscrição pela Internet poderá utilizar os equipamentos disponibilizados nos Polos de Apoio Presencial da UAB. Apesar de não ter vagas para  Alagoa Grande o polo Manuel Rodrigues da Silva continua funcionando no CAIC em dois horários: de dia e à noite, 

Os estudantes já aprovados e estão estudando em um dos sete cursos de graduação da UFPB Virtual do polo MRS-UAB terão o apoio da prefeitura de Alagoa Grande quando for necessário, por exemplo, com o ônibus disponível para as aulas presenciais. Afirmou o prefeito Bôda que reivindicará a isenção da taxa de inscrição no próximo vestibular da UFPB Virtual.

Veja estas e outras informações no edital clicando em
http://www.coperve.ufpb.br/Uab/PSUAB2013/Edital002_2013_UAB.pdf

Para ver o cartaz clique em PROCESSO SELETIVO 2013 DA UFPB VIRTUAL 

Para o candidato fazer sua inscrição do vestibular da UFPB Virtual 2013 deve acessar o endereço eletrônico da COPERVE – www.coperve.ufpb.br

Link desta postagem



Processo Seletivo 2013 da UFPB Virtual abre inscrições nesta segunda-feira, 21 de janeiro



Adendo do blog rafaelrag. Até o momento o polo da UAB em Alagoa Grande está de fora do vestibular da UFPB 2013 por causa de pequenas pendências previamente anunciadas pelo professor Rafael Rodrigues desde 21 de novembro de 2012. Os polos de Itabaiana e Araruna também  ficaram sem vagas para ambos períodos 2013.1 e 2003.2. São 14 polos com conceitos  aptos para o período 2013.1 e 12 polos para 2013.2. O vestibular da UFPB Virtual 2013 será dia 3 de março. Fica a pergunta por que os poderes públicos de Alagoa Grande ainda não cumpriram com as exigências do MEC para o polo MRS-UAB torna-se apto ao vestibular 2013?
As inscrições para o PROCESSO SELETIVO 2013 DA UFPBVIRTUAL estarão abertas no período de 21 de janeiro a 03 de fevereiro de 2013 no endereço eletrônico da COPERVE – www.coperve.ufpb.br
Estão sendo oferecidas 1.955 vagas em cursos na modalidade a distância: Licenciatura em Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Computação, Letras, Letras/LIBRAS, Matemática e Pedagogia, bem como Bacharelado em Administração Pública. (ver quadro de vagas)

Link com a postagem completa,

Polo da UFPB Virtual em Taperoá, ofertará cinco cursos de graduação para 2013

O Polo Municipal de Apoio Presencial "Monsenhor Manoel Vieira", do programa Universidade Aberta do Brasil UAB, da cidade de Taperoá, ofertará cinco cursos de graduação pela UFPB Virtual para 2013, após reunião para oferta de vagas aprovada pela CAPES para os dois períodos letivos. Apenas os Polos com conceito AA, no total de 17 unidades, foram agraciados com a oferta. 
Adendo do blog rafaelrag.
Se sair o edital hoje, 3, Alagoa Grande ficará de fora porque ainda não artendeu a exigência da CAPES paraclimatizar o polo. Para ver a postagem completa favor clique em

VEM AÍ O VESTIBULAR 2013 DA UFPB VIRTUAL

Foto da entrada do polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Alagoa Grande, em frente a Creche do CAIC, registrada pelo professor Rafael.
Apesar da UFPB Virtual está funcionando com sete cursos superiores no vestibular 2013 não terá vagas para o curso de Letras Libras. Há polos que serão punidos se não atenderem as exigências da CAPES, às vezes, são pequenos detalhes que podem prejudicar muitos alunos da região que ficarão sem ter mais uma chance em tentar ser aprovado no vestibular da UFPB Virtual, o que não queremos que aconteça  em Alagoa Grande. Afirmou o futuro prefeito Bôda, que está aguardando um relatório a ser apresentado pela professora Roseana, coordenadora do polo, prometido na semana passada em uma visita à residência de Bôda.

O POLO MRS-UAB DE ALAGOA GRANDE ESTÁ TEMPORARIAMENTE NA CATEGORIA NÃO APTO

Não confundir a avaliação do Curso com a avaliação do polo. No momento o polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) da UAB em Alagoa Grande está com o conceito AP, o que significa se não passar para o conceito AA da Capes, não será considerado apto ao vestibular 2013 para os cursos da UFPB Virtual que será divulgado logo em breve. Desde o dia 21 de novembro que o professor Rafael e Guedes(autor do livro que faz referência também da importância da UAB e colaboradou voluntário, juntamente com o professor Rafael, com a doação do primeiro aparelho de ar-condicionado para o polo MRS-UAB) participaram de uma reunião sobre a UAB com representantes da UFPB e do MEC e ficaram sabendo desta pendência.

 Clique no link abaixo  para ver a matéria completa

Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da UFPB obteve o conceito 4,0 pelo MEC

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da  UFPB, dentro do programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi avaliado pelo Ministério da Educação – MEC, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Tendo sido consideradas categorias como organização pedagógica, corpo docente e instalação física, recebendo o conceito 4, numa escala que vai de zero  até 5.
Parabéns, pela atuação da equipe da UAB, no âmbito da UFPB, coordenada pela professora Renata Patrícia Lima Gerônimo Moreira Pinto, que tem tido muita dedicação dando continuidade ao excelente trabalho do professor Lucídio dos Anjos, primeiro coordenador da UFPB Virtual. Parabéns também para o professor Rafael Guerra, coordenador deste curso. Fico muito feliz em saber do resultado, sendo que o mais importante é ver que todos contribuíram para consolidar o curso de Ciências Biológicas da UFPB Virtual, afirma o Professor Rafael de Lima Rodrigues (primeiro coordenador da UAB no polo MRS).



Foto das equipes do polo MRS-UAB e do curso  Licenciatura em Ciências Biológicas com o coordenador deste curso Rafael Guerra da UFPB. Da esquerda para direita, tutoras presenciais Juliana e Jacinta, técnico de informárica Martin e o professor Rafael Guerra. A professora Roseana, coordenadora do polo MRS da UAB  é a primeira da direita para a esquerda. Nesta foto está faltando as secretarias do polo Paula, Vânia e Sandra da gestão Bosco Júnior, que viveram o dia a dia do polo. A única funcionária do polo MRS-UAB concursada é Maria Lourdernise, que é responsável pela limpesa. No vestibular da UFPB Virtual 2012, ela foi aprovada para o curso de Matemática da UFPB Vitual.
 
                                             Maria Lourdernise trabalha no polo MRS-UAB

 Secretárias Sandra (trabalha à noite) e Paula (trabalha à tarde) fazendo os cadastros dos feras do polo MRS da  UAB-UFPB.

Link desta postagem, em 7 de dezembro de 2012,

VAGAS PARA O VESTIBULAR 2013 DA UFPB DO SISTEMA DA UAB, COM DUAS ENTRADAS, 1 DE FEVEREIRO


O CANDIDATO TEM ATÉ O DIA 4 PARA PAGAR A TAXA DE INSCRIÇÃO DA UFPB VIRTUAL







Professor Zeca e o professor Rafael unidos por mais apoio para educação.


A UFPB NÃO FOI RESPONSÁVEL POR NÃO TER OFERECIDO VAGA PARA O POLO MANUEL RODRIGUES DA SILVA (MRS) DO SISTEMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB), POIS, FOI O MEC QUE FEZ A AVALIAÇÃO E PEDIU PARA O LABORATÕRIO DE BIOLOGIA SER CLIMATIZADO E OUTRAS PEQUENAS PENDÊNCIAS NÃO CUMPRIDAS PELA GESTÃO ANTERIOR.

NESTE CASO O MEC NÃO AUTORIZOU A UFPB  OFERECER VAGAS PARA O POLO MRS-UAB DE ALAGOA GRANDE. FICA A PERGUNTA POR QUE OS RESPONSÁVEIS PELA A MANUTENÇÃO DO POLO MRS NÃO FOI A RÁDIO LOCAL PIEMEONTE FM FAZER O REGISTRO?



O PROFESSOR RAFAEL ALERTOU A TODOS E, INCLUSIVE, A COORDENADORA DO POLO ROSEANA E A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO MÔNICA, ANTES DELA VIAJAR PARA O PARAGUAI. 

Link, para ver esta postagem completa,

Seleção Simplificada para Tutor em Ciências Biológicas a Distância, as inscrições se encerram na sexta, 7 de dezembro de 2012

 As vagas serão para Aulas práticas Presenciais do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância


Os tutores selecionados apoiarão os docentes da UFPB nos dias de aulas práticas. A Coordenação Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da UFPB, torna público que, até  07 de dezembro de 2012, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado com vistas à seleção de 05 (cinco) Tutores para aulas práticas presenciais para o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB / UFPB Virtual. A função será desenvolvida em regime de vinte horas semanais de trabalho pelo qual receberão uma bolsa da CAPES/MEC (FNDE), no valor de R$ 765,00 mensais.

O polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) da UAB, em Alagoa Grande tem duas tutoras presenciais Jacinta e Juliana do curso de Ciências Biológicas.
Tutoras Jacinta e Juliana no polo MRS-UAB.
A tutora Juliana foi a primeira a ser nomeada para o polo MRS e esteve na homenagem do prefeito Bosco Júnior ao professor Rafael Rodrigues, com uma placa de honra ao mérito, pelo seu esforço em tornar esse sonho uma realidade, no dia da inauguração do polo em 9 de agosto de 2010.

Para acessar o edital completo para tutor a distância, CLIQUE AQUI


Blog rafaelrag

A UFPB VIRTUAL TEM 7 CURSOS DE GRADUAÇÃO NO PROGRAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) NO POLO MANUEL RODRIGUES DA SILVA(MRS), EM ALAGOA GRANDE.




Professor Rafael Rodrigues (primeiro coordencador do polo MRS-UAB), um dos responsáveis, incentivadores e divulgadores da UAB na Paraíba desde a sua primeira edição.

Outras infomações no Portal da UFPB com os Cursos da UAB, favor clique emUFPB Virtual - Universidade Federal da Paraíba Virtual ...
http://portal.virtual.ufpb.br/wordpress/
UFPB Virtual - Universidade Federal da Paraíba Virtual : Universidade Aberta do Brasil 

CONSULTOR FREDERICO TERMINOU NESTA SEXTA-FEIRA, 2 DE DEZEMBRO DE 2011, A VISITA AOS POLOS DA UAB-UFPB E RETORNARÁ À BRASÍLIA PARA FAZER O SEU RELATÓRIO.

UAB: consultor Frederico da DED/CAPES visitou o Polo Manuel Rodrigues em Alagoa Grande, 28 de nov de 2011 



A Coordenação Geral da Universidade Aberta do Brasil - UAB, e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, através do consultor Frederico Batista Nepomuceno realizou uma vistoria na sede do Polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS), que iniciou às 14:40h e terminou às 17:20h com o objetivo de verificar as condições de infraestrutura física, de recursos humanos e, principalmente, vistoriar o andamento das instalações deste polo da UAB de Alagoa Grande-PB.
Na visita foi realizada uma reunião com o primeiro coordenador do polo, Prof. Dr. Rafael Rodrigues, onde contou com a participação do técnico de informática, Martin Guimarães e o secretário de Educação do Município, Prof. Marcus Alves Pedrosa. Estavam presentes também as três secretárias deste polo, Vânia (manhã), Paula (tarde) e Sandra (noite). 
O Prof. Rafael Rodrigues fez a divulgação ante e depois da vistoria nas Rádios Cultura e Rural de Guarabira e na Rádio Comunitária de Alagoa Grande, PIEMONTE FM.
Ao iniciar o preenchimento do formulário o consultor Frederico fez várias perguntas, o polo está ativo ou inativo? Respondemos está ativo, pois um CAPES havia sido informada antes. Ele perguntou quais são os cursos autorizados pela CAPES/UAB/MEC, qual o tamanho em metros quadrados de cada espaço Físico, laboratório de informática, biblioteca, sala de aula presencial, quantos microcomputadores tem nenhum laboratório de informática, o Prof. Marcus Alves respondeu tem 50, etc. Ao perguntar se o edifício sede do pólo é próprio veio uma dúvida respondemos não é próprio, ele é parte da Escola Municipal HADS. O Prof. Frederico fez uma correção dizendo neste caso o edifício é próprio.
O termo de compromisso
Em uma correspondência enviada pela CAPES para o Prof. Rafael, no início do mês de novembro foi solicitado o termo de compromisso assinado pelo prefeito João Bosco Carneiro Júnior, o mantenedor do polo UAB-MRS,  pois ainda não tinha chegado Brasília. Ao ser questionado por telefone pela Coordenação de Infraestrutura de polo da UAB, o Prof. Rafael respondeu dizendo talvez devido a greve dos correios ainda não tenha chegado na DED, em Brasília. O secretário de educação não quis entregar para o Prof. Rafael, dizendo que ele iria enviar. Na semana anterior a visita do consultor Frederico o Prof. Rafael solicitou o termo de compromisso assinado também ao secretário de educação, ele falou não que se preocupasse porque ele já tinha enviado.
No dia 28, na reunião com o consultor da CAPES, o Prof. Marcus Alves entregou o termo de compromisso, em mãos com data retroativa a 30 de agosto, para garantir o vestibular da UFPB Virtual 2012 no polo UAB-MRS, para os seguintes cursos de licenciaturas: pedagogia, matemática, letras libras, letras portugês, ciências biológicas, naturais e agrarias.
Na reunião ficou acordado que a questão da substituição do coordenador será feita entre o prefeito João Bosco Carneiro Júnior e a UFPB. O Prof. Rafael lembrou que a indicação dos nomes para coordenador é feita pelo prefeito e não tem nenhum problema se o Prof. Marcus Alves não concordou com os seus procedimentos e resolveu mudar o coordenador do polo MRS, pois ele pode colocar quem quiser na lista tríplice, os candidatos serão avaliados e o novo coordenador será aquele que  a comissão de seleção da  UFPB Virtual escolher. O Prof. Rafael irá parabenizar o novo coordenador e continuar colaborando voluntariamente, como sempre fez antes, durante e depois de ser o coordenador do polo. O que não pode é o polo ficar sem coordenador, como foi no ano passado, quando o Professor Rafael ficou como voluntário e esteve também juntamente com o Professor Marcus Alves participando de uma reunião com coordenadores e sercretários de educação dos polos da UFPB Virtual, inclusive, com representantes de outros polos.
O consultor Frederico da CAPES lembrou que ele veio com outros objetivos previamente definidos e fez uma vistoria das instalações polo,  laboratório de Biologia da Escola Estadual de ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira, sob a condição de em agosto de 2012, o mantenedor do polo construir o laboratório de Biologia no espaço físico do Polo.

Registramos aqui a gentileza da recém reeleita diretora Diana do PHB por ter doado vários livros de ciências exatas e da natureza para o polo UAB-MRS e por autorizar o uso laboratório de Biologia do PHB pelos universitários da UAB-MRS, em uma declaração entregue ao Professor Rafael Rodrigues, no dia 8 de agosto deste.

A SELEÇÃO DE  TUTOR PARA  O POLO UAB-MRS REFERENTE AO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFPB FOI REALIZADA NO ANO PASSADO, QUEBRANDO O PRECONCEITO.

O Professor Rafael informa também que a seleção para tutor do curso de Licenciatura em Pedagogia, que iniciou suas atividades em agosto de 2010, estava sem ser realizada porque o Professor Marcus Alves, secretário de educação, dizia receber informações da Reitoria da UFPB proibindo por ser um ano eleitoral. Mesmo sem ser coordenador oficial, o Professor Rafael foi a Reitoria da UFPB, em João Pessoa e recebeu a informação de que seria possível realizar esta seleção, após combinar com a coordenação do curso de licenciatura em Pedagogia e o prefeito João Bosco Carneiro Júnior, fez uma divulgação e conseguiu quebrar a barreira do preconceito com a UAB, após divulgar na rádio comunitária PIEMONTE (http://www.piemontefm.com.br/), conseguiu mais professoras para fazer do que o número de vagas ofertadas. Se inscreveram 12 candidatos e foram selecionados 6, sendo duas contratações imediatas, as professoras Kilma e Roseana.

Com a contratação de Eliane para o Curso de Ciências Naturais Renolda ficou na vez para ser chamada no início do próximo ano para o curso de Pedagogia. Eliane havia ficado em terceira colocada e Renolda em quarta, na lista de espera para o curso de Pedagogia. Se classificaram também Mariângela e Janiele. Esta seleção foi realiizada no polo da UAB-MRS, em 2 de novembro de 2010, por duas professoras da UFPB: Jayza Shelly de Morais Santos e França Marlene Helena de Oliveira.

O Professor Marcus Alves pagou o almoço para a banca examinadora desta seleção  de tutor, emprestou 4 ventiladores grandes. Estiveram presentes também o coordenador do polo, Professor Rafael Rodrigues, dois funcionários da UAB-MRS Vânia e Martin.

RESULTADO FINAL POR ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO

Kilma Barbosa de Araújo Costa
Roseana Palmeiras dos Santos
Eliane Conceição Lima de Andrade
Carla Renolda de Morais Pereira Montenegro
Mariângela Gomes de Assis
Janiele de Alcantra Bronseado Silva

 NOVAS CONQUISTAS PARA O POLO

Por outro lado, o prefeito João Bosco Carneiro Júnior e o secretário Marcus Alves melhoraram as condições de trabalho no polo da UAB-MRS, uma semana antes do consultor  Frederico da CAPES chegar a Alagoa Grande, colocando mais um ar-condicionado na sala de aula presencial. O primeiro aparelho de ar-condicionado (18.000 BTU) foi doado por José Guedes (colunista do portal de notícia http://www.portalag1.com/) e o Professor Rafael Rodrigues. Três aparelhos dos mesmos foram colocados na sala de laboratório de informática, conseguindo também dentro do CAIC mais um espaço Físico, onde funcionará o laboratório de matemática, cujos materiais pleiteados e transportados pelo Professor Rafael, desde o dia 11 de abril de 2011, estavam na central de depósito da prefeitura. O que fez o Professor Rafael lembrar sempre ao secretário de educação na chegada do Consultor da CAPES o polo poderia ser punido se não fosse providenciado a instalação do laboratório de matemática.

NOVOS CURSOS

A vinda dos Cursos de Letras da UFPB foi mais uma reivindicação do Professor Rafael, registrada em vídeo no dia da aula inaugural. O Professor Marcus Alves dizia que esse ano viria o curso de Letras do IFPB (antiga escola técnica), após ele e o prefeito Júnior ter mantido contato com o IFPB.

No início deste ano encaminhamos juntamente com o prefeito Júnior uma solicitação a coordenadora geral da UAB-UFRN, com fotos da quadra do CAIC, para implementar o curso de Educação Física neste polo, foi aprovado no âmbito da instituição, informou a professora Carmem, coordenadora geral da UAB-UFRN.
O momento é de união de todos Alagoa-grandenses para conseguimos consolidar os 7 cursos de licenciaturas da UFPB que já existe no polo UAB-MRS e se possível a vinda de novos cursos superiores.




MAIS APOIO PARA A UAB-MRS EM ALAGOA GRANDE

A atual coordenadora geral da UAB no âmbito da UFPB é a professora Renata Patrícia Lima  G. M.  Pinto (renata@de.ufpb.br), que esteve em Brasília no mês de Julho para cobrar pela terceira vez uma senha SISUAB para o coordenador do polo, Professor Rafael Rodrigues, e só foi possível em 3 de agosto.

Gostaria de dizer que esse programa da UAB para ser consolidado precisa de apoio dos políticos para obter mais recursos do governo Federal, principalmente, prefeito, deputados federais e senadores da República.

 Como coordenador, algumas vezes, fiquei trabalhando na minha casa, no centro da cidade de Alagoa Grande, próximo ao polo UAB-MRS porque a sala da coordenação do polo além de ser muito pequena não era climatizada e todas as semanas, quando era necessário, colaborava, comprando o garrafão de água mineral de 20 litros, material de limpeza e papel para impressão, levando e trazendo todos os documentos do polo para a UFPB, em João Pessoa, viajando em seu carro toda semana com recursos próprios. Inclusive, já tinha dito se o prefeito não conseguir outra sala do CAIC para funcionar o laboratório de matemática, eu já tinha reservado um espaço no Térreo da minha residência para este laboratório e ficaria morando no primeiro andar. (Afirmou o professor Rafael Rodrigues).


Consultor Frderico e o Prof. Rafael, 28/11/2011

  • Frederico, Rafael, Marcus Alves e Martin, 28/11/2011


                                           Vereador Fabiano Luz acompanhou a vistoria do
                                               consultor Frederico, 20/11/2011

Tutoras Roseana e Mariany e o tutor Vanlex (em pé).
A professora Roseana é atual coordenadora do polo.
Vista nos fundos da Creche do CAIC, onde poderá
ser a nova sede do polo UAB-MRS, 28/11/2011.

LISTA DE ESPERA DO VESTIBULAR DA UAB-UFPB SAIU NO DIA 5 DE MARÇO DE 2012, E A SELEÇÃO PARA TUTOR DE LETRAS-LIBRAS


PROFESSOR RAFAEL ALERTA AOS CANDIDATOS NA LISTA DE ESPERA DO VESTIBULAR DA UAB-UFPB VIRTUAL 2012 PARA NÃO TEREM FALSAS EXPECTATIVAS

Vestibular

Universidade Aberta do Brasil

A professora Roseana Palmeiras, atual coordenadora do polo Manuel Rodrigues da Silva(MRS) da Universidade Aberta do Brasil (UAB), informa que no dia cinco de março sairá a 2ª. Lista de classificados do vestibular da UAB-UFPB Virtual 2012, cujos candidatos estão na lista de não eliminados,

 O professor Rafael Rodrigues, da UFCG Campus Cuité-PB, alerta aos candidatos da lista de espera do Vestibular da UAB-UFPB para não se iludirem com falsas expectativas. Os alunos não eliminados que terão chances são aqueles que estão no máximo na posição 26, pois supondo que tenha sobrado as 13 vagas no primeiro cadastro, o que não aconteceu. Dos 13 candidatos classificados poucos poderão ter desistido  por algum motivo. Por exemplo, Fabiana de Lima Sales Bento, classificada em 19º para o curso de Pedagogia  será chamada somente se 6 candidatos dos 13 classificados nas vagas de demanda social desistirem ou poderá ter também desistência dos candidatos classificados para as vagas do PAR. Seria bom também se acontecesse a seguinte hipótese  para o não cadastro de candidatos:  4 candidatos da demanda social mais 2 candidatos do PAR, totalizando 6 e, por sua vez, Fabiana seria classificada na lista do dia 5.
Esperamos que tenha sido esclarecido as dúvidas de quem poderá ser chamado para fazer o cadastro  como fera da UAB. Para outras informações, favor ligar para o polo MRS-UAB que a coordenadora atenderá ou fazer uma visita para conhecer as instalações e as 3 secretárias, pela manhã, Vânia, à tarde Paula e a noite Sandra. Ainda poderá conversar com Martin,  técnico de informática do polo MRS e aluno do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias no polo da UAB, em Itabaiana-PB, com bastante conhecimento sobre o funcionamento deste programa da UAB que está dando certo em Alagoa Grande.
Segue algumas fotos de candidatos classificados fazendo o cadastro no polo MRS-UAB. Parabéns para todos!
Para ver o resultado do vestibular da UAB-UFPB Virtual, favor clique em

Professor Rafael cumprimentando os feras de Alagoinhas-PB, aprovados no vestibular UAB 2012.
 A coordenadora do polo MRS-UAB e a secretária Vânia recebendo na sala da coordenação o primeiro lugar em matemática, ALDALECIO VITAL PEREIRA, média 582,6, natural de Alagoinha-PB. Parabéns.

 Secretárias Sandra (trabalha à noite) e Paula (trabalha à tarde) fazendo os cadastros dos feras do polo MRS da  UAB-UFPB.
Secretária Paula e Mariany, tutora do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias.

                      A tutora Kilma de Pedagogia e o técnico Martin no laboratório de informática.
Tutores Lenivaldo (C. Naturais), Vanlex (matemática) e o professor Rafael.
                       A funcionária do polo MRS_UAB Maria Lourdernise foi aprovada para o curso de Matemática.
Gildênia Cabral de Alagoa Grande aprovada para Licenciatura em Matemática, acompnahada de seu esposo Guimualdo.
Filha do professor Josildo de Guarabira foi aprovada para o curso de Licenciatura em matemática.
Tatiana Santana da Silva da Rua José Araújo, Alagoa Grande,  com sua irmã conferindo o resultado do vestibular no PC do professor Rafael Rodrigues. Ela foi aprovada para matemática, participou das aulas de revisão em janeiro e fevereiro na Escola Estadual Apolônio Zenayde, promovida pelo GEMAG sob a coordenação do professor Rafael. Este ministrou aulas grátis de Física dos 3 anos do ensino médio, Kristoferson com matemática e Ricardo com Química.
 GEMAG-GRUPO DE ESTUDO MULTIDISCIPLINAR DE ALAGOA GRANDE
Coordenadora Roseana Palmeiras  com o professor Rafael. Ela também está de Parabéns por ter sido aprovada para o curso de Pedagogia, polo Campina Grande. 





 Renan, filho do professor Rafael, observando os homens limpando o mato ao lado da creche do CAIC, em frente ao espaço físico do polo MRS-UAB.
 
FALTOU CANDIDATO DE ALAGOA GRANDE PARA A SELEÇÃO DE TUTOR DO CURSO DE LETRAS-LIBRAS 


Lamento informar que a Coordenadora Roseana não recebeu nenhuma inscrição de candidato de Alagoa Grande para a vaga de Tutora de Letras Libras.  Faltou divulgação na Rádio Cominitária? O professor Rafael voluntariamente divulgou nas rádios da região: PIEMONTE FM, Jornal de Verdade da Rádio Cidade de Esperança, Campina Grande FM e 2 vezes na rádio Cultura e Rural  de Guarabira. Por que Marcus Alves, secretário de Educação do município, não solicitou para o  secretário de comunicação do município de Alagoa Grande, Robson Filho, divulgar  esta e outras notícias do polo da MRS-UAB para os conterrâneos? Ou os professores graduados em Letras com Habilitação em Libras de Alagoa Grande não tem interesse?  Esta será mais uma seleção de tutor que participarão somente candidatos de fora, o que não é recomendável pelo MEC. Indaga professor Rafael. Quando eu era o coordenador deste polo comuniquei ao prefeito Bosco Júnior a pouca divulgação dos sete cursos de graduação da UFPB em Alagoa Grande através da secretaria de divulgação do município e, inclusive, certa vez na presença de Robson Filho e a falta de divulagação  continua. Por que nem o prefeito nem os seus secretários não mencionam o nome do polo MRS-UAB e o nome da atual coordenadora em suas raras vezes quando se referem a este programa da UAB nas rádios da região?

UMA ALTERNATIVA PROVÁVEL

A professora Jacinta de Alagoa Grande, esposa do engenheiro agrônomo Gilberto Rodrigues,  recentemente selecionada para ser tutora do curso de Ciências Biológicas possui também  habilitação em Libras. Se não for aprovado nenhum candidato ela poderá ser removida para ser tutora de Letras Libras e deixando uma vaga em aberto para o curso de Ciências Biológicas, que tem candidato interessado em Alagoa Grande. 
       



Professoras Jacinta e Juliana, tutoras do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Polo MRS-UAB-UFPB Virtual
Rua Francisco Carlos da Silva, S/N – Conj. Cehap I-CAIC
CEP: 58.388-000
Telefone: (83) 3273.1299
E-mail: polouabalagoagrande@gmail.com
Coordenadora: Roseana Palmeira dos Santos
Celular do Polo: (83) 9908.0076
Link para esta postagem,


Inauguração da Universidade Aberta do Brasil no Polo MRS de Alagoa Grande, aconteceu em 2010

Um Sonho Tornou-se Realidade

No dia 09 de agosto de 2010 foi realizada a Aula Inaugural da Universidade Aberta do Brasil (UAB)- Polo de Alagoa Grande, no auditório do CAIC superlotado. João Bosco Carneiro Júnior era o prefeito, o Reitor da UFPB era Rômulo Soares Polari, Lucídio dos Anjos Formiga Cabral era o Coordenador da UFPB Virtual e Marcos Alves Pedrosa era o Secretário Municipal de Educação. Foi a primeira Instituição Pública de Ensino Superior instalada no município. Iniciou suas atividades ministrando vários cursos, 76 jovens já concluíram a sua formação, graduando-se em diversas áreas do conhecimento científico e pedagógico. 

Dez Cursos de Graduação no polo MRS-UAB

Uma parte do CAIC, no Conjunto CEHAP I,  foi adaptada para ser instalado o polo MRS com 5 cursos da UFPB, que em 2014 aumentou para 9 cursos de graduação da UFPB  e o curso de graduação de Bacharelado em Administração do IFPB. Este divulgará um edital para o processo seletivo ainda esta semana, com vagas para o polo MRS.

Os 9 cursos de graduação da UFPB são todos na modalidade de Licenciatura: Pedagogia,  Computação, matemática, ciências agrárias, ciências biológicas e ciências Naturais. Letras Libras,  Letras Espanhol e Letras Português. No o processo seletivo da UFPB Virtual, foram oferecidos vagas, para o período 2017.1, somente para 5 cursos da UFPB: Computação, ciências agrárias, ciências biológicas, Letras Libras e  Letras Espanhol. O resultado previsto para ser divulgado no dia 1 de fevereiro, foi adiado e estamos aguardando a decisão da UFPB.

Homenagem Póstuma

O polo foi denominado de Manuel Rodrigues da Silva (MRS), que faleceu aos 84 anos, em 27 de junho de 2010, pai do professor Rafael Rodrigues, uma justa homenagem, alagoagrandense respeitado, pai de família exemplar, que dedicou grande parte de sua vida na formação de seus filhos e conseguiu ver os seus 4 filhos (Rafael-Bacharelado em Física, Rivaldo-engenharia mecânica e bachalerado em Física, Roberto-engenharia mecânica e Gorett-ciências da computação) formatos em cursos de graduação da UFPB. O Sr. Manuel teve a felicidade de ver também o seu filho Rafael fazer o mestrado na UFPB, doutorado na UFRJ (1992) e pós-doutorado no CBPF (2002).

 O ex-prefeito Bosco Júnior entregou uma placa em homenagem ao professor Rafael Rodrigues, por sua dedicação no desenvolvimento da educação do município de Alagoa Grande. 






                                      Professor Edson do curso de Matemática da UFPB
                        Professor Lucídio do curso de Ciência da Computação da UFPB
Leia mais

https://rafaelrag.blogspot.com.br/2017/02/inauguracao-da-universidade-aberta-do.html

Celular do professor Rafael, 99553930-tim e 991838699-claro


 

2 comentários: