segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Vaga para alunos em projeto de pesquisas Físicas na UFCG

Projeto de Pesquisa: Efeito Hall no Grafeno 

A Física do Efeito Hall é uma área bastante ativa em Matéria Condensada e leva a muitas aplicações em eletrônica. Esta área de pesquisa tem recebido mais atenção ainda desde a descoberta do efeito Hall Quântico ''relativístico'' no grafeno, o qual é uma camada de grafite da espessura de um átomo.
 
Estamos convidando estudantes que não possuem orientador a desenvolver um projeto teórico nesta área.
Professores Cleverson e Diego da UAF-UFCG, campus Campina Grande.

Contato através do email:  diegocogollo@df.ufcg.edu.br
 Professor Colombiano Diego em seu ambiente, na UAF-UFCG, cuidando de sua gatinha preta, que está em cima da mesa.
 
Blog rafaelrag

UFCG. SEMINÁRIO SOBRE COMPLEXIDADE E EMERGÊNCIA EM UM CHIP, NA TERÇA, 27



UAF-UFCG-Campus Campina Grande
Seminário da Física

Os professores Colombiano Diego e Adriano Batista da Unidade Acadêmica  de Física (UAF) da UFCG, campus Campina Grande, informam que o próximo Seminário da Física, a ser realizado na terça-feira(27), às 17h, na Sala de seminários da UAF, sob título Complexidade e Emergência em um Chip. Este seminário será ministrado por Hugo L. D. de Souza Cavalcante do Departamento de Física – UFPB, Grupo de Física Atômica e Lasers, Laboratório de Dinâmica Não-Linear e Caos.



RESUMO



Ao estudarmos a dinâmica de sistema complexos, formados por múltiplos elementos interagentes, podemos encontrar fenômenos tais como a criticalidade auto-organizada e a emergência de propriedades especiais que não são facilmente deduzidas analisando-se apenas os elementos individuais que constituem o sistema. Estas características têm atraído a atenção de muitos cientistas nas últimas décadas. Mas a complexidade intrínseca a tais sistemas também faz com que a manipulação, controle e aplicação destes fenômenos, ou mesmo sua clara observação e explicação teórica, sejam raros. Mostraremos como implementar fisicamente sistemas-modelo, cuja dinâmica é análoga a de sistemas complexos, com dois exemplos particulares envolvendo circuitos eletrônicos designados especificamente para este fim: 1) mostraremos como a dinâmica de circuitos eletrônicos analógicos pode reproduzir a estatística de eventos extremos e raros que ocorrem em sistemas complexos; e 2) como podemos implementar redes de sistemas excitáveis com grande número de elementos usando um chip lógico reprogramável (FPGA), nos quais a complexidade, sob a forma de caos determinístico, emerge com o aumento do número de elementos na rede. Em ambos os exemplos a ocorrência de caos é fundamental para caracterizar uma "complexidade simples", tratável por modelos determinísticos e com
evolução não-trivial.

Blog rafaelrag
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário