domingo, 3 de fevereiro de 2013

FESTAS PARA DESVIAR A ATENÇÃO DOS REAIS PROBLEMAS DO POVO

Guimualdo Barbosa de FariasO AMIGO GUIMUALDO DIVULGOU EM SEU FACEBOOK UM INTERESSANTE ALERTA AO POVO.
 Na Roma antiga, a escravidão na zona rural fez com que vários camponeses perdessem o emprego e migrassem. O crescimento urbano acabou gerando problemas sociais e o imperador, com medo que a população se revoltasse com a falta de emprego e exigisse melhores condições de vida, acabou criando a política “panem et circenses”, a política do pão e circo. 
 Este método era muito simples: todos os dias havia lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu) e durante os eventos eram distribuídos alimentos (trigo, pão). O objetivo era alcançado, já que ao mesmo tempo em que a população se distraia e se alimentava também esquecia os problemas e não pensava em rebelar-se. Foram feitas tantas festas para manter a população sob controle, que o calendário romano chegou a ter 175 feriados por ano.
Alguns políticos daqui plagiaram esse método "cala povo", adicionando o jeitinho brasileiro, como tempero. O pior é que esse movimento vicia!
Neste sentido, não importa a situação (seca, chuva, crise financeira, etc.), alguns seguimentos da sociedade, principalmente a dos manés, reivindicam sempre a realização das festinhas “panem et circenses”!
BLOG RAFAELRAG COM GUIMUALDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário